81.º Sarau da Confraria Cultural Brasil-Portugal – Como foi a homenagem a Armindo Guimarães

DO TEXTO: Como redatora do Portal Splish Splash, e em especial como amiga do homenageado, não poderia deixar de participar desse evento.
No passado dia 9 de Novembro de 2016, na Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, Minas Gerais, decorreu o 81.º Sarau da Confraria Cultural Brasil-Portugal, com o objetivo de homenagear Armindo Isolino Gonçalves Guimarães pelo livro “Roberto Carlos-Eduardo Lages – Conversas com a minha imaginação”.
Foto-composição Portal Splish Splash

Por: Alba Bittencourt
https://www.facebook.com/albamaria.fragabittencourt


No passado dia 9 de Novembro de 2016, na Biblioteca Municipal Ataliba Lago, em Divinópolis, Minas Gerais, decorreu o 81.º Sarau da Confraria Cultural Brasil-Portugal, com o objetivo de homenagear Armindo Guimarães pelo livro “Roberto Carlos-Eduardo Lages – Conversas com a minha imaginação”.

Como redatora do Portal Splish Splash, e em especial como amiga do homenageado, não poderia deixar de participar desse evento.

O Sarau foi presidido pela presidente Drª. Maria de Fátima Batista Quadros, uma pessoa fantástica, que depois de me fazer conhecer um pouco mais das atividades e objetivos da Confraria, iniciou a apresentação do homenageado Armindo Guimarães, salientando seus feitos em prol da divulgação da Confraria e pela autoria do Livro “Roberto Carlos-Eduardo Lages - Conversas com a minha imaginação”, tendo a participação de membros efetivos da CCBP, os quais tenho a honra de chamá-los de "Amigos" e aos quais não poderia deixar de agradecer a acolhida calorosa, o carinho, a atenção que a mim dispensaram, com apresentações dedicadas em especial ao homenageado Armindo Guimarães e aos visitantes.

O padre Casimiro da Silva emocionou a plateia ao ler com seu sotaque de Portugal a mensagem de agradecimento enviada pelo homenageado pelo fato de não poder estar presente. De seguida, o padre Casimiro cantou dois fados, o primeiro intitulado “Fado da Despedida", da autoria de Adelaide Vilar e que ficou célebre na voz de Frei Hermano da Câmara; o segundo “Uma Casa Portuguesa”, com letra de Reinaldo Ferreira e música de Matos Sequeira e Artur Fonseca, eternizado na voz da Rainha do Fado, Amália Rodrigues. De salientar que este fado foi acompanhado por todos os presentes, à boa maneira típica das casas de fado de Portugal.

A seguir, foi a vez da atriz Cidah Viana declamar com muito sentimento a belíssima poesia “Portugal cartão postal do mundo – Cá um “bocadinho” de saudade”, da autoria da poetisa e presidente da CCBP, Dra. Fátima Quadros.

A fechar com chave de ouro, tivemos a poetisa Maria Aparecida Camargos Freitas que nos dedicou dois maravilhosos poemas de sua autoria, após o que todos, em uníssono cantaram “Como é grande o meu amor por você” do Rei Roberto Carlos.

De destacar ainda a escritora Marlene Gandra e seu esposo Alexandre Gandra que fizeram questão de guardar para a posteridade em forma de imagem e de vídeo, tão solene e comovente evento, imagens e vídeo que serão enviados ao homenageado Armindo Guimarães, que, não estando presente fisicamente, esteve, com toda a certeza, com a sua alma e com o seu coração de português mais brasileiro que conheço.

A terminar este pequeno apontamento do tanto que foi o 81.º Sarau da Confraria Cultural Brasil-Portugal, gostaria de expressar o mais vivo agradecimento aos amigos Maria de Fátima Batista Quadros, padre Casimiro da Silva, Marlene Gandra e seu esposo Alexandre Gandra, Cidah Viana,  Maria Aparecida Camargos Freitas, Sérgio Rezende Costa, Maria das Graças Martins, Eunice Marques e seu esposo Manuel Pedro (também português) e a Regina Bento.


Breves Apontamentos sobre o 81.º Sarau da CCBP
1 Comentários

Comentários

  1. Como amigo do Armindo e membro efetivo da CCBP, os meus parabéns por este trabalho apresentado. Mais um reconhecimento para juntar a outros anteriores.

    ResponderEliminar