Com banda afiada e repertório clássico, Roberto Carlos emociona fãs em show "intimista"

DO TEXTO:
 – Vai começar só com a banda. O Roberto entra, canta Emoções e conversa um pouco. Aí ele diz que o que sabe fazer, mesmo, é cantar. E começa de vez o show.

Sentada na primeira fila do Auditório Araújo Vianna na noite de quinta-feira, Dinara Xavier Fernandez sabe de cor como começa um show do Rei. Calçando uma bota ortopédica para proteger o pé quebrado no sábado passado e carregando mais de 150 apresentações de Roberto Carlos na bagagem, ela resume a principal característica dos fãs do cantor: é fiel a seu ídolo como um súdito a seu soberano. A estatística de 64 anos já havia ido, na noite anterior, ao Teatro Feevale, em Novo Hamburgo, quando foi convidada a entrar no camarim para conversar rapidamente e tirar fotos com o cantor. 

Na outra ponta da idolatria que marcou a noite de quinta está a secretária Rosi Tonelli. Aos 45 anos, a moradora de Canoas assistiu pela primeira vez o Rei de perto:

– Desde que me conheço por gente, conheço Roberto Carlos. Todo especial de fim de ano é uma emoção. Agora, vai ser ao vivo. 

Com certeza, Rose, Dinara e as três mil pessoas que praticamente lotaram a casa de espetáculos – a maioria acima de 50 anos, mas com bom número de jovens – se emocionaram com uma saraivada de clássicos como Além do Horizonte, Detalhes, Como Vai Você e Outra Vez. Mas, mesmo com repertório inevitável e previsível, o show da noite de quinta reservou boas surpresas em relação a outros realizados na Capital recentemente – como os da Arena do Grêmio e do Beira-Rio, por exemplo.

Apresentar-se em um ambiente menor do que um estádio de futebol revelou-se um grande acerto. Era possível ouvir todos os instrumentos da banda e a voz de Roberto com perfeição (ainda que um chiado irritante tenha incomodado em alguns momentos). Outra "surpresa" foi que, apesar do clima mais "intimista", a RC9 sentou a mão. Com uma energia inesperada e arranjos renovados puxando para a pegada soul que marcou a melhor fase musical de Roberto (e também na boa versão "reggae" de Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo, do álbum Primeira Fila, gravado ao vivo no estúdio Abbey Road e lançado no ano passado ), o naipe de metais foi destaque da noite em canções como Ilegal, Imoral ou Engorda, O Calhambeque e Negro Gato. 

Como de costume, Roberto aproveitou o intervalo das músicas para falar de amor e fazer piadas ou gracejos que vêm sendo repetidos à exaustão há anos. 

Como quando fala de suas preferências:

– As três coisas que eu mais gosto na vida são: sexo, em segundo lugar; sexo com amor, em primeiro lugar; e, em terceiro, sorvete. Essa sequência...

Ou quando faz o tipo cafajeste-feminista:

– A coisa não é como a gente quer (referindo-se aos homens). A coisa é como ELAS querem.

Ou no já clássico elogio à beleza da mulher gaúcha:

– Aqui é "AeroPorto Alegre". O que tem de avião.

Mas o Rei até improvisou ao parabenizar a Capital pelo recente aniversário de 244 anos, brincando com a própria idade:

– 244 anos? Cara, um pouquinho mais do que eu.

E nenhum fã parece dar bola para o roteiro conhecido de cor. Dinara, a personagem do início dessa reportagem, que sabia exatamente como começaria o show, explicou a sintonia catártica entre o Rei e seus súditos, que acabaram a noite cantando Como É Grande o Meu Amor Por Você e Jesus Cristo junto ao palco. 

– Não é sempre igual. Cada um é diferente. Ele muda, a gente muda. É uma energia maravilhosa. Nunca vai existir outro cantor que nem Roberto – contou ela, que voltaria para casa (de novo) carregando rosas beijadas pelo ídolo.

É provável que a apresentação do próximo sábado no Araújo seja muito parecida com a de quinta. E Dinara estará sentada na primeira fila, assim como muitos dos fãs que estavam lá e que já viram dezenas de shows de Roberto Carlos.

Veja o setlist do Rei na apresentação desta quinta-feira em Porto Alegre

Emoções
Como Vai Você
Além do Horizonte
Ilegal, Imoral ou Engorda
Detalhes
Desabafo
Outra Vez
Lady Laura
Nossa Senhora
O Calhambeque
Eu Te Amo, Te Amo, Te Amo
Mulher Pequena
Negro Gato
Canzone Per Te
Proposta
Cavalgada
Se Você Pensa
Esse Cara Sou Eu
Como É Grande o Meu Amor Por Você
Jesus Cristo

Próximo show

Sábado, às 21h.
Auditório Araújo Vianna (Osvaldo Aranha, 685), em Porto Alegre.
Ingressos: R$ 580 (plateia alta central) e R$ 790 (plateia baixa lateral e plateia baixa central).  

Pontos de venda 

Sem taxa de conveniência
Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo e feriado, das 14h às 20h) 
No local: somente na data da apresentação, a partir das 14h.   

Sujeito a taxa de conveniência
Rua Coberta, Câmpus II, Universidade Feevale: em Novo Hamburgo (de segunda a sexta, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 14h). Mais informações pelo telefone 3271-1208. 
Bourbon Shopping Novo Hamburgo: Av. Nações Unidas, 2001 – 2º Piso / Centro de Novo Hamburgo (de segunda a sábado, das 13h às 21h).   
Agência Brocker Turismo: Av. das Hortênsias, 1845 – Gramado (de segunda a sábado, das 9h às 18h30min, e feriados das 10h às 15h)
Pelo site www.ingressorapido.com.br
Pelo telefone 4003-1212 (de segunda a sábado, das 9h às 21h, e domingos, das 12h às 18h) 

Desconto: 10% de desconto para clientes Oi. Válido na compra de um ingresso, apenas para titular da conta, mediante apresentação do CPF do titular e última fatura paga de qualquer um dos serviços – Oi Fixo, Oi Tv, Oi Conta Total, Oi Velox, Oi Velox 3G ou Oi Móvel, adquirido somente na bilheteria do Teatro do Bourbon Country (limitado a 1000 ingressos).

Meia-entrada
Idosos (com idade igual ou superior a 60 anos): mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto;
Estudantes: mediante apresentação da Carteira de Identificação Estudantil (CIE) nacionalmente padronizada, em modelo único, emitida pela ANPG, UNE, UBES, entidades estaduais e municipais, Diretórios Centrais dos Estudantes, Centros e Diretórios Acadêmicos;
Pessoas com deficiência e acompanhantes: mediante apresentação do cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da Pessoa com Deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que ateste a aposentadoria de acordo com os critérios estabelecidos na Lei Complementar nº 142, de 8 de maio de 2013;
Jovens pertencentes a famílias de baixa renda (com idades entre 15 e 29 anos): mediante apresentação da Carteira de Identidade Jovem que será emitida pela Secretaria Nacional de Juventude a partir de 31 de março de 2016, acompanhada de documento de identidade oficial com foto;
Jovens com até 15 anos: mediante apresentação de documento de identidade oficial com foto;
Aposentados ou pensionistas do INSS (que recebem até três salários mínimos): mediante apresentação de documento fornecido pela Federação dos Aposentados e Pensionistas do RS ou outras Associações de Classe devidamente registradas ou filiadas. Válido somente para espetáculos no Teatro do Bourbon Country e Auditório Araújo Vianna;
Doadores regulares de sangue: mediante apresentação de documento oficial válido, expedido pelos hemocentros e bancos de sangue. São considerados doadores regulares a mulher que se submete à coleta pelo menos duas vezes ao ano, e o homem que se submete à coleta três vezes ao ano.




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários