Cante alentejano homenageado em festa na vila medieval de Monsaraz

DO TEXTO:


O cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai ser homenageado na edição deste ano da Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, que começa no sábado, na vila medieval de Monsaraz, no distrito de Évora.

 Monsaraz, Évora, 13 jul - O cante alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade, vai ser homenageado na edição deste ano da Festa do Cante nas Terras do Grande Lago, que começa no sábado, na vila medieval de Monsaraz, no distrito de Évora.

  A realizar no sábado e nos dia 24 e 25 deste mês, em Monsaraz, no concelho de Reguengos de Monsaraz, a festa também vai homenagear um antigo autarca local e incluir atuações de grupos corais e uma gala e uma conferência dedicadas ao cante alentejano, segundo o programa divulgado hoje pelo município.

 A homenagem ao cante alentejano, classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), vai ser promovida pelo município, no domingo, com a inauguração de um monumento alusivo ao cantar típico do Alentejo e que irá incluir a atuação de cinco grupos corais do concelho.

 Após a inauguração do monumento, os cinco grupos corais irão atuar, na Casa do Cante, numa homenagem ao anterior presidente do Grupo Cultural e Desportivo da Freguesia de Monsaraz e autarca durante quase duas décadas, Joaquim Cardoso, que morreu no início deste ano e dedicou a sua vida à dinamização cultural da sua terra e à valorização e promoção do cante alentejano.

 Segue-se, no dia 24, às 22:00, no Largo D. Nuno Alvares Pereira, também em Monsaraz, o espetáculo musical "Pedro Mestre - Campaniça a despique", que irá juntar Janita Salomé, Pedro Mestre, o Rancho de Cantadores da Aldeia Nova de São Bento e o Grupo 4 ao Sul.

 No dia 25, também às 22:00, no Largo D. Nuno Alvares Pereira, irá decorrer a Gala do Cante, intitulada "O Cante... uma história de vida", que contará com atuações de quatro grupos corais alentejanos e poesia na voz de Manuel Sérgio acompanhado à viola por José Farinha.

 Nos dias 24 e 25, vai decorrer, na Casa do Cante, a conferência sobre cante alentejano e património, intitulada "Práticas Musicais no Alentejo: a terra, as memórias e o património".

 A Festa do Cante nas Terras do Grande Lago deste ano está integrada na programação Reguengos de Monsaraz - Cidade Europeia do Vinho 2015.

in-http://www.noticiasaominuto.com
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários