Cais de Agosto em São Roque do Pico

DO TEXTO:

Presença de The Bryan Adams Experience




Por: Carlos Alberto Alves


Dentro do programa de festas populares nos Açores, São Roque do Pico mantém-se com o Festival Cais de Agosto, sempre muito concorrido por visitantes das ilhas mais próximas, nomeadamente Faial, São Jorge, Terceira e Graciosa. Assim, São Roque do Pico realiza, de 27 a 31 deste mês, mais uma edição do Cais Agosto. Pelo palco principal do festival vão passar as bandas nacionais Expensive Soul e Jim Dungo. No cartaz das festas surge também The Bryan Adams Experience, uma banda de tributo ao cantor canadiano que vai recordar os seus êxitos.


Este ano,  e pela primeira vez, faz parte do programa das festas o Festival de Bandas Filarmónicas que a Associação Cultural de São Roque do Pico e uma empresa organizam desde 2005, com a colaboração do município. O evento tem como objetivo "concentrar o maior número possível de bandas filarmónicas numa marcha conjunta, tocando a uma só regência a 'Filarmonia no Pico'". Segundo os promotores do evento, "trata-se de um momento sempre muito apreciado pelo público, que concentra, na maioria das vezes, acima de 500 tocadores".

Assim, no primeiro dia do Cais Agosto, será interpretada a marcha conjunta do VI Festival de Bandas Filarmónicas. Seguem-se, mais tarde, atuações no Coreto do Jardim Municipal e no palco do Cais Velho. Pelo primeiro vão passar as Sociedades Filarmónicas Lira Madalense, União Musical da Piedade, Recreio Santamarense e União Artista de São Roque, assim como as Filarmónicas Recreio dos Pastores e Liberdade Cais do Pico. Ao palco do Cais Velho sobem as Sociedades Filarmónicas de Educação e Recreio e Beneficência União Ribeirense, União e Progresso Madalense, Recreio Ribeirense, Liberdade Lajense, Lira Fraternal Calhetense e Recreio União Prainhense. Depois de todas as atuações, está prevista animação pelo DJ Rui Z na Praceta dos Baleeiros.

As filarmónicas vão também dominar a noite do dia 28. No palco do Cais Velho atuam a Sociedade Filarmónica Recreio Santamarense, a Sociedade Recreio União Prainhense, a Filarmónica Liberdade Cais do Pico e a Filarmónica do Centro Cultural Azambujence. Posteriormente, a banda Bat N´Avó e Jim Dungo animam a Praceta dos Baleeiros, onde atua ainda o DJ Oten. Neste dia será ainda lançado o livro "Romance Inacabado", de José Sabino Luís, estando a apresentação a cargo de Manuel Costa.

No dia 29, no Jardim Municipal, o Grupo de Teatro Mensagem apresenta "Alfaces em crescimento". No Cais Velho atuam a Sociedade Filarmónica Artista de São Roque e a Filarmónica Lira Nossa Senhora da Oliveira, de S. Miguel, bem como o grupo Conexão Hip Hop. A Praceta dos Baleeiros recebe Os Tunídeos - Tuna Masculina da Universidade dos Açores, o grupo Virá Lomba e a banda Expensive Soul, havendo ainda animação pela noite dentro com os DJs André N e Diego Miranda.

O programa do dia 30 integra uma visita guiada à Rota do Vinho - Núcleo de Santa Luzia e um passeio de viaturas clássicas pelo concelho de São Roque. À noite há folclore e marchas. No Cais Velho atuam o Grupo Folclórico de Santa Luzia e o Rancho Folclórico "As Trancinhas do Antuã", de Salreu, Estarreja, seguindo-se um desfile de marchas desde a GNR até à entrada da Praceta dos Baleeiros, que acolhe espetáculos musicais com Arké e The Bryan Adams Experience Tribute, para além das atuações dos DJ André N e Rui Z.

No dia 31 deste mês, durante a tarde, é realizado um passeio turístico de motociclos pelo concelho. À noite há desfiles de motociclos e de carros alegóricos, bem como as atuações de grupos vencedores do Festival Juveroque e da Banda a Gosto. As festividades encerram com um espetáculo de fogo-de-artifício no porto do Cais Velho.

Este festival conta igualmente com uma feira do livro, exposições e viagens em botes baleeiros,estando ainda prevista animação de rua com o grupo de arte circense Fungismagictruxis, Os Tunídeos e exibições de hip hop.
Enviar um comentário

Comentários