Cuide de suas taças

DO TEXTO:

Você sabe a maneira certa de limpar uma taça de vinho? Damos 11 dicas para você deixar suas taças sem manchas ou odores que podem atrapalhar sua degustação



Muita gente vai dizer que é coisa de enochato, mas não se deixe levar por isso. Quem gosta de vinhos sabe da importância de uma boa taça. E quem sabe quanto custa uma boa taça, vai entender a necessidade de cuidar bem dela. Sendo assim, seguem aqui dicas para que suas taças estejam sempre em bom estado, prontas para seus momentos de prazer e apreciação.


Para lavar suas taças, evite usar detergente. Apenas enxágue com bastante água morna para retirar os resíduos e seque logo em seguida para evitar manchas


1- Não seja preguiçoso e lave você mesmo suas taças. Nas mãos de outras pessoas, você pode até ter a quem culpar por uma quebra, mas o prejuízo ainda será só seu.

2- Se não tiver disposição para lavá-las logo após o uso, ao menos coloque um pouco de água dentro de cada uma delas, assim o resíduo de vinho tinto não manchará o fundo.

3- Se o fundo da taça já estiver manchado, coloque uma pitada de bicarbonato de sódio dentro dela e também um pouco de água. Deixe até o dia seguinte.

4- Para lavar, menos é mais. Só use água e, se possível, morna para retirar o resíduo da gordura dos dedos e dos lábios. Se houver manchas de batom, retire primeiro com um guardanapo macio, depois lave.

5- Uma esponja pode ser utilizada, com delicadeza e sem a palha de aço, desde que seu propósito seja somente esse - lavar copos. E nada de colocar detergentes perfumados. Se não houver outro jeito, coloque uma gota mínima de detergente neutro e enxágue.

6- Não utilize limpadores de mamadeiras ou outros objetos com cerdas firmes que possam riscar a parede das taças.

7- Uma vez lavadas, elas devem ser colocadas em um suporte com a boca para baixo. Se não tiver esse suporte, utilize um pano de prato limpo e sem perfume algum (isso é muito importante) para apoiar as taças. Aliás, o ideal é comprar panos de prato brancos e lavá-los em separado, sem amaciantes, sem aqueles líquidos que ajudam a passar. Esses panos estarão à sua disposição somente para esse fim, mantidos limpos e sem perfume, somente para seus copos. Não compre tecidos atoalhados, que deixam fiapos nas taças por muito tempo enquanto são novos.

8- As taças não devem ficar sem ser secas por muito tempo. A quantidade de minerais presentes na água da torneira pode deixar manchas que são difíceis de remover. Portanto, lave e seque em seguida.

9- Não tenha medo de secar suas taças. Com a ponta do pano em uma mão, segure o pé da taça, com a outra mão envolva a taça com o pano e seque por fora. Com leveza, coloque a ponta do pano dentro da taça e vá girando devagar, assim você vai secar completamente.

10- Antes de guardá-las, verifique se não ficou umidade, pois, dentro de um armário de madeira, elas poderão desenvolver um aroma desagradável.

11- No momento de utilizar, verifique cada taça contra a luz. Apesar de limpas, elas podem ter alguma mancha ou odor. Para isso, utilize um pano com um pouco de água e um pouco de álcool para limpá-las e higienizá-las. Se tiver um borrifador, use-o. A lista parece grande e complicada, mas, depois de fazer isso duas ou três vezes, suas taças ficarão mais fáceis de serem limpas. Para alegria de todo apreciador de vinhos, taças precisam de uso. Aproveite.



Os resultados são taças limpas e prontas para serem usadas



http://revistaadega.uol.com.br/
Por Sílvia Mascella Rosa

POSTS RELACIONADOS:
6 Comentários

Comentários

  1. Olà Guta!com esta historia das taças deste-me uma vontade de abrir uma garrafa daquelas de qualidade que nao imaginas.Olha, e vai ser sem tardar muito porque com a companhia de meu pai tambem me anima mais a beber um copinho, e esta noite vai ser à tu saude em especial.Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ó Manel não sei se é por a Isabelita estar fora por uns dias, mas quer-me parecer que tu estás a aproveitar bem a sua ausência para dares asas à tua imaginação e não só pois até te está a dar vontade de abrires uma garrafa daquelas de qualidade, imagino que uma Murganheira bebida predilecta do nosso Roberto.

    Caramba, pá! Se eu pudesse estava aí contigo e com o teu pai para vos ajudar no trabalhinho. Sabes que eu sou um gajo que gosto de ajudar mesmo que o trabalho seja duro como é esse de abrir uma garrafa à maneira.

    Olha, vou já preparar um vídeo para dedicar a ti e ao teu papá, tá?

    Espero que gostes!

    :)

    Abração

    ResponderEliminar
  3. É! Eu tb gosto de uma tacinha de um bom vinho tinto alentejano, mas só uma taça mesmo, viu? Senão já não respondo por mim!!!!

    eheheheheheheheh

    ResponderEliminar
  4. Este artigo vem mesmo a jeito, para esta época festiva! Até dá vontade de dar mais uso ás taças!Mas com moderação, claro!;)
    Até me lembrei daquela frase muito antiga que vinha escrita em peças de artesanato regional, dizia o seguinte:" Beba á vontade sem medo se ficar de grão na asa, nós o levaremos a casa! "rsrrssr:))

    ResponderEliminar
  5. Afinal a frase não estava completa, era assim: "Beba á vontade sem medo, se ficar de grão na asa nós guardaremos segredo e iremos levá-lo a casa"

    ResponderEliminar
  6. Olha a Miriam!!!!!!!!

    Agora que o patrãozinho estava a pensar em despi-la, digo, despedi-la, ela VOLTOU!!!

    Nem estou em mim, carago!

    Miriam:

    Essa frase foi bem recordada e serve pro nosso Manel que gosta de beber à grande e à francesa. Digo à francesa porque como sabes o gajo está a viver em França há 500 anos.

    Antigamente as tascas portuguesas costumavam ter bem à vista dos fregueses um cartaz dizendo:

    "Beba à vontade e sem medo. Se ficar de grão na asa, a gente guarda segredo e vamos levá-lo a casa".

    Éra no tempo em que os tintóis (vinho) saiam directamente das pipas pros copos.

    É caso para dizermos, é do barril, digo, do baril.

    :)

    Abraços

    Ah! Esperamos ver-te por aqui mais vezes. Já não pedimos todos os dias mas pelo menos dia-sim-dia-sim.

    ResponderEliminar