Roberto Carlos, o futebol e as emoções

DO TEXTO: Desde muito cedo, até mesmo antes de se mudar para o Rio de Janeiro em busca de tentar a carreira de cantor, o rei se identificou com o Vasco da Gama.
O Brasil sempre foi apaixonado por futebol, muito principalmente em época de Copa do Mundo. E Roberto Carlos, o maior artista do país, ao longo de sua carreira, também demonstrou gostar muito do esporte. Por vezes o rei convidou artistas para seus programas e chegou até a compor música ufanista, embalado pela “onda” verde e amarela.

O Brasil sempre foi apaixonado por futebol, muito principalmente em época de Copa do Mundo. E Roberto Carlos, o maior artista do país, ao longo de sua carreira, também demonstrou gostar muito do esporte. Por vezes o rei convidou artistas para seus programas e chegou até a compor música ufanista, embalado pela “onda” verde e amarela.

Desde muito cedo, até mesmo antes de se mudar para o Rio de Janeiro em busca de tentar a carreira de cantor, o rei se identificou com o Vasco da Gama, na época do famoso “expresso da vitória” cruzmaltino. Como se sabe, Roberto é vascaíno assumido e, junto com o tremendão Erasmo Carlos, chegou até a compor uma canção em homenagem ao centenário do clube, chamada “Nosso Vasco campeão”, em 1998.

Já em São Paulo, nos anos 60, o cantor tornou-se torcedor do Palmeiras, influenciado por sua então esposa, Cleonice Rossi, descendente de italianos. Juntos, Palmeiras e Vasco, cada qual em seu estado, fazem a alegria do coração do rei.

Mas engana-se que a relação de Roberto Carlos e o futebol para aí. Em 1977, já na expectativa pelo tetracampeonato na copa seguinte, Roberto convidou para seu programa especial de fim de ano três super craques do passado e presente: Garrincha, principal jogador brasileiro do título da Copa de 62, Pelé, o rei dos títulos das Copas de 1958, 1962 e 1970 e Rivelino, tricampeão em 70 e que participaria do Mundial de 78, na Argentina. O trio bateu um papo bem interessante, falando sobre vários assuntos, além da torcida pela conquista do título. Roberto e Pelé, inclusive, cantaram ao violão O mundo é uma bola.

Em 1985, véspera da Copa do México, o torcedor brasileiro ainda sentia o trauma da eliminação de 82, e Roberto lançava o hit Verde e Amarelo, uma maravilhosa homenagem ao país. A canção foi sucesso total, sendo, inclusive, recorde de execuções nas rádios no dia do lançamento. Apesar disso, não seria daquela vez que a seleção canarinho comemoraria um título ao som da belíssima homenagem, e sim oito anos depois, quando acabaria com um jejum de 24 anos ao conquistar o tetra em 94. No programa Criança Esperança do mesmo ano, o artista participou cantando a referida composição, enquanto Romário e companhia, também no palco, mostravam ao público o troféu do histórico título.

Mas a paixão e a reverência de Roberto pelo futebol é recíproca. Jogadores, torcedores e até dirigentes várias vezes demonstraram carinho pelo rei. 

Em 2008, na campanha para voltar à série A, a torcida do Corinthians se inspirou no sucesso Amigo, para cantar “Não para, não para, não para, vai pra cima timão...”. Quando a torcida alvinegra se inflamava, no ritmo da canção do rei, não dava pra não se emocionar. E a paródia deu sorte: o time subiu com uma ótima campanha e o título de campeão. Na festa do retorno à elite, os jogadores foram recebidos ao som de “Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é meu lugar...”, refrão do clássico O portão. Aliás, a principal atração no evento de comemoração ao centenário do Corinthians, em 2010, no Anhembi, foi exatamente o palmeirense Roberto Carlos. Na ocasião, diplomático, o cantor teceu vários elogios à torcida e ao clube.

Maior torcida do Brasil, os flamenguistas também já parodiaram música do rei, cantando, em 2009, “Flamengo é grande o meu amor por você”. O show das arquibancadas refletiu positivamente na campanha do time, que conquistou naquele ano o campeonato estadual e o Brasileirão. Além de flamenguistas e corintianos, os torcedores do Vasco, time do coração do rei, também já se inspiraram em um clássico do cantor: Além do horizonte se transformou em “Nós viemos pra te apoiar”.

Já em 1991, o meia “Maestro” Júnior, capitão do Flamengo, recém-campeão carioca, participou do programa Viva Luz e presenteou o cantor, ao vivo, com a camisa do time rubronegro da final, jogada dias antes contra o Fluminense. Roberto recebeu e, com o presente na mão, comentou em seguida: De repente dá até vontade de vestir, né?”, mostrando gratidão e simpatia pelo presente.

Dez anos depois, em 2001, Roberto participou e foi a principal atração do Domingão do Faustão, e entre muitas homenagens de artistas e familiares, recebeu do então lateral esquerdo da seleção brasileira, Roberto Carlos da Silva, uma camisa do Real Madrid. O nome do jogador, inclusive, é também uma homenagem ao cantor.

E em 2011 o maior ídolo da história do Vasco e então presidente do clube, Roberto Dinamite, fez questão de ir ao camarim do cantor depois de um show no Rio de Janeiro para presenteá-lo com o título de Sócio Proprietário Benfeitor do Vasco, uma honra para qualquer torcedor. 

Vale lembrar também que em dezembro de 1999, um dia depois do falecimento da esposa do cantor, a saudosa Maria Rita, jogaram Palmeiras e Flamengo pela segunda partida da final da Copa Mercosul. Paulo Nunes, atleta alviverde, na comemoração de um gol, mostrou uma camisa homenageando o cantor com a frase: “Solidariedade e muita força para o rei Roberto Carlos”. 

O Brasil está respirando futebol, então nada melhor que lembrar que o maior artista brasileiro também é antenado no que acontece dentro e fora das quatro linhas. Roberto, sempre otimista, é um dos muitos milhões de torcedores que estão na expectativa pelo hexacampeonato da Seleção Brasileira, este ano na Rússia. Enquanto o título não vem, é fato lembrar que, assim como o futebol, o cantor traz emoções e alegrias a todos os brasileiros, e com um detalhe: é sempre campeão!

RC recebe do chará pentacampeão uma camisa da Seleção
(Foto: Site Oficial Roberto Carlos)
Roberto Dinamite entrega título de sócio do Vasco a Roberto Carlos 
(Foto: Site Oficial do Vasco da Gama)
Roberto Carlos recebendo de Júnior a camisa do Flamengo (Foto: acervo Derbson Frota)
RC no show de comemoração do centenário do Corinthians 
(Foto: Globo Esporte.com / Marcos Ribolli)

Nota da Redação do Portal Splish Splash: clique e se emocione com as torcidas do Flamengo e Vasco cantando, respectivamente, "Flamengo é grande o meu amor por você" e "Nós viemos pra te apoiar", inspiradas em canções do rei:





POSTS RELACIONADOS:
7 Comentários

Comentários

  1. Nobre colega Derbson,

    Grande jogada! Complementando ilustraria com um fato que merece ser acrescentado em sua narrativa. A senhora Vera Lúcia Gomes por ser grande fã da música “O Divã”, resolveu homenagear Roberto Carlo, dando o nome do seu filho de Odvan, que no futuro seria zagueiro do Vasco da Gama.

    Um forte abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grande Marley!

      Obrigado pela tabelinha. Realmente a referida homenagem é muito interessante. Segundo o próprio Odvan, ele virou fã do rei ainda muito cedo, assim que soube a origem de seu nome.

      Abraço, bicho!

      Eliminar
    2. Amigo Carlos Marley, o cara a narcar, digo, a publicar, até parece o Cristiano Ronaldo. Quando tal vai ser contratado por outra equipa pois segundo consta o patrãozinho do Portal já disse que tinha que ir roubar para pagar os altos honorários que os redatores recebem. Isto é que vai uma crise!!! Abraço.

      Eliminar
    3. Grande Armindo!

      Obrigado pela referência, pá! Ser igual ao Cristiano Ronaldo não é pra qualquer Neymar. rsr
      Em relação aos honorários, não precisa se incomodar. Mês passado já tive o dobro de aumento em relação ao que eu já ganhava. rs

      Abraço, bicho!

      Eliminar
    4. Amigo Derbson Frota, é melhores falares baixinho, senão os outros ouvem e também querem. Abraço.

      Eliminar
    5. É verdade, pá! Vou falar baixinho. Mas no próximo mês quero um aumento maior que o que recebi este mês. rs :-)

      Eliminar