Com a presença de especialistas, jovens discutem melhorias para o trânsito


Conscientização e infraestrutura foram temas debatidos no último dia do 3º Fórum da Juventude Arteris

Após desenvolverem projetos que buscam mudar o cenário da segurança em municípios dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina, os estudantes que integram o 3º Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito foram protagonistas, no último dia do evento, de um debate que envolveu especialistas da área e autoridades. Conduzido pela jornalista Jacqueline Lafloufa, o bate-papo foi transmitido ao vivo pela internet e apresentou o resultado da intensa troca de ideias e soluções para tornar os sistemas viários mais humanos e seguros.

O professor David Duarte, especialista em trânsito e docente na Universidade de Brasília (UnB), incentivou os jovens a buscarem melhorias estruturais junto a prefeituras e órgãos competentes. “Nossos políticos precisam acompanhar a evolução tecnológica que afeta diretamente crianças, jovens e idosos – e isso tem influência direta, também, no trânsito. A mensagem precisa chegar a todos, não apenas a motoristas, já que nas ruas e avenidas somos todos pedestres”, afirmou. Outro pilar responsável pela mudança sugerida, a conscientização foi o foco dos projetos desenvolvidos.

“Os jovens têm as ferramentas para essa transformação. Com a informação e a orientação corretas, como a aplicação transversal da educação para o trânsito nas disciplinas curriculares, teremos cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades. A mudança que desejamos precisa começar por nós e o Fórum foi o ponto de partida para apoiarmos órgãos públicos e envolvermos a comunidade”
, disse Kemilly Oliveira de Paula, de 14 anos, estudante da Escola Municipal “Rafael Barizan”, de Betim (MG).

Assista ao bate papo em www.forumdajuventude.com.br

O Fórum da Juventude Arteris pela Segurança no Trânsito é uma iniciativa promovida pelo Grupo Arteris que reúne estudantes de escolas públicas e Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAEs), participantes do Projeto Escola Arteris. O 1º Fórum reuniu, em 2016, 50 jovens estudantes de escolas do interior paulista como parte das comemorações aos 15 anos do Projeto Escola, programa da Arteris com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. O evento rendeu bons frutos e o engajamento dos alunos na atividade foi fator decisivo para a expansão do projeto que, em 2017, passou a envolver escolas das áreas de atuação das concessionárias Estaduais e Federais, proporcionando aos alunos trocar experiências e soluções sobre segurança no trânsito, e capacitando-os como embaixadores da causa

Sobre a Arteris – A Arteris S.A. é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil em quilômetros administrados, com mais de 3.700 km em operação. Por meio de suas dez concessionárias, a Arteris administra rodovias localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná, importante eixo econômico e industrial do País. A companhia é responsável pela operação de cinco concessionárias federais: Fernão Dias, Régis Bittencourt, Litoral Sul, Planalto Sul e Fluminense. Também detém as concessionárias estaduais Autovias, Centrovias, Intervias, Vianorte e ViaPaulista, que atuam no interior de São Paulo. A Arteris é controlada pela espanhola Abertis e pela canadense Brookfield e mantém programas permanentes de conscientização. Em 2016, recebeu o Prêmio DENATRAN de Educação no Trânsito, com o Projeto Escola Arteris, programa com foco na humanização do trânsito por meio da cidadania, ética e convívio social. Saiba mais:
www.arteris.com.br.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário