Legado para ornitologia brasileira

DO TEXTO:

Obra de docente da Unesp é publicada na Alemanha

Dr. Edwin O. Willis, o Prof. Willis, como era conhecido no Câmpus da Unesp de Rio Claro, foi ornitólogo e professor no Departamento de Zoologia. Era um ávido estudante de aves desde sua infância, e direcionou sua carreira profissional para o estudo das aves.

Percorria a fazenda de seu pai, observando as aves, procurando seus ninhos, e tentando conhecer as colorações de sua plumagem para aprender a reconhecê-las na natureza pelo seu nome popular e científico. Aos 14 anos já estava publicando seus achados.

Encantou-se com a mata luxuriante e a beleza das aves que nela se escondia. Especializou-se em aves seguidoras de formigas de correição, e fez do assunto sua tese de doutorado, em Berkeley, na Universidade de Califórnia, EUA.

Peito Ruivo
Foto: A. Guimarães

Em 1967, foi convidado para orientar uma aluna que iniciava os estudos sobre esse mesmo tópico: aves seguidoras de correição em Belém, no Pará.  Com essa visita para ajudar a aluna, conheceu aquela que se tornaria sua esposa em 1970. Essa convivência e contínuo trabalho nas matas tropicais, os tornaram mais conhecidos por serem os únicos pesquisadores a estudar a fundo as aves seguidoras de correição.

Tendo sua saúde comprometida pela artrite que o incomodava desde cedo em sua vida, caminhava com dificuldade, mas era persistente e aplicado em seus estudos. Nos anos 2010, depois de 2 quedas em 2 anos consecutivos, ficou impossibilitado de andar, mas continuou suas observações de sua cadeira e auxiliado por sua esposa, Yoshika.

Com as complicações decorrentes desta condição, veio a falecer em abril de 2015.

Presentemente, Yoshika Oniki-Willis , sua esposa e companheira de pesquisa por quase 45 anos, em sua homenagem, esta tentando terminar e tornar público os manuscritos e os rascunhos deixados  por ele. Desde 2015 ela publicou 7 de seus trabalhos (um deles de co-autoria com ela) e um livro na Alemanha com uma coleção de 6 trabalhos dele, mais duas traduções para o inglês (ambos de co-autoria com ela).

O livro publicado na Alemanha  em 2017, está em inglês, é denominado “Collection of Papers by Edwin O. Willis and Yoshika Oniki-Willis”.

Para saber mais, clique aqui.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários