Os benefícios dos plásticos no dia a dia das pessoas e a reciclagem serão temas destacados pela Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC do Projeto Recicla Plástico Brasil


A relação das pessoas com os plásticos, tanto no uso, quanto no descarte, será tema da participação da Plastivida e Instituto Brasileiro do PVC na feira Plástico Brasil 2017

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Com o objetivo de reforçar a importância dos plásticos na vida das pessoas e da boa relação entre consumo responsável e descarte adequado, a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC levarão à feira Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha o projeto, denominado Recicla Plástico Brasil. Nele, serão exibidas as diversas aplicações do produto em diferentes ambientes, além de uma área destinada à reutilização e reciclagem dos mais variados tipos de plásticos e a realização de workshops.
Em parceria com a ABIMAQ e ABIQUIM, e com apoio institucional da Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo, a Plastivida e o Instituto Brasileiro do PVC ocuparão um estande de 300 m2, com as diversas aplicações dos plásticos em ambientes como cozinha, lavanderia, home office, playground, área de esportes, área médica, entre outros.

Além de conhecer de que tipo de plástico é feito cada produto, os visitantes poderão fazer uma visita guiada e conhecer as possibilidades de reutilização e o processo de reciclagem dos plásticos. O Recicla Plástico Brasil irá incentivar os participantes do evento a coletarem seus resíduos plásticos, desde tampinhas de garrafas, cartões que não tenham mais função (débito, crédito, seguro-saúde, fidelidade, cartões-presentes, credenciais, cartões telefônicos, bilhete único e outros), até as credenciais da própria feira, após a visita.

Trata-se de programas que a Plastivida vem trabalhado em todo o Brasil para a promoção da reciclagem de diferentes plásticos.

· Programa Reciclagem de Cartões: máquinas coletoras de cartões (as chamadas Papa Cartão®) trituram os cartões de plástico com total segurança, mesmo aqueles que contém chip, preparando-os para serem transformados em novos produtos. Na Plástico Brasil, essas máquinas estarão localizadas na saída do pavilhão e no estande do Recicla Plástico Brasil.

· Reciclagem de EPS: A disseminação da informação de que o EPS (conhecido como Isopor®, marca registrada da empresa Knaupf Isopor) é um plástico e que é 100% reciclado, é parte do cotidiano da Plastivida, por meio do seu Comitê de EPS da entidade. Haverá no estande um espaço dedicado exclusivamente ao produto, no qual será demonstrado como uma degasadora retira o ar do material reduzindo seu volume, tornando sua logística reversa viável. Haverá também uma exposição de produtos fabricados a partir de EPS reciclado.

· Projeto Tampinha Legal®: lançado no 2º Congresso Brasileiro do Plástico em 2016, o projeto foi idealizado pela Plastivida em parceria com o Sinplast, Simplás e Simplav e tem como objetivo incentivar coleta de tampas plásticas de garrafas para que sejam reutilizadas e recicladas. Ao final da Plástico Brasil, o material coletado será recolhido por uma recicladora a fim de gerar recursos que viabilizem a produção de mobiliários adaptados para crianças com disfunção neuromotora.

Em complemento à exposição, será promovido um workshop com o tema Sustentabilidade, no qual serão abordadas as questões do lixo nos mares e a iniciativa da cadeia produtiva dos plásticos “Fórum Setorial dos Plásticos – Por um Mar Limpo”, estudo de ecoeficiência de janelas, programa de melhoria continuada da indústria química ”Atuação Responsável”, reciclagem de EPS e sistemas completos de reciclagem de material pós-consumo.
Também será ministrado um workshop específico sobre mobiliários adaptados em PVC, no qual os participantes vão aprender a usar produtos de PVC na confecção de equipamentos como cadeiras, mesas, andadores, entre outros para crianças com disfunção neuromotora.
Segundo Miguel Bahiense, presidente da Plastivida e do Instituto Brasileiro do PVC, a relação dos plásticos com a sociedade vem se tornando mais harmônica a partir do ponto em que a informação correta e científica sobre as características, vantagens e aplicações dos plásticos são disseminadas. “Educação ambiental é a chave para que a sociedade moderna possa usufruir dos benefícios que os plásticos oferecem ao desenvolvimento, de forma responsável, buscando na reutilização e na reciclagem não apenas uma fonte de emprego e de renda, mas também uma forma de preservar o Planeta”, afirma o executivo.


SERVIÇO - PLÁSTICO BRASIL – Feira Internacional do Plástico e da Borracha
Data: 20 a 24 de março de 2017
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Realização: ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e ABIQUIM - Associação Brasileira da Indústria Química.
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Mais informações, acesse:
www.plasticobrasil.com.brwww.plasticobrasil.com.br
 

Sobre a Plástico Brasil - Uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e da ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, com organização e promoção da Informa Exhibitions, a Plástico Brasil será palco dos últimos avanços tecnológicos e tendências globais dos diversos segmentos que compõem a cadeia produtiva do plástico: instrumentação, controle e automação, máquinas, equipamentos e acessórios, moldes e ferramentas, produtos básicos e matérias-primas, reciclagem, resinas sintéticas, serviços e projetos técnicos e outros. Para negociar com esses players, o evento vai receber uma visitação altamente qualificada de transformadores e profissionais de setores consumidores, como como construção civil, automóveis e autopeças, agricultura, móveis, eletrônicos, instrumentos médicos, vestuário e calçados, eletrodomésticos e químico.

Sobre a Plastivida – A Plastivida é o instituto socioambiental dos plásticos e atua de maneira colaborativa, por meio da educação ambiental, para disseminar informações precisas e científicas sobre os plásticos - suas propriedades, aplicações, reciclabilidade, além do uso responsável e descarte adequado - a fim de contribuir com o desenvolvimento social e ambiental. Para mais informações: www.plastivida.org.br 

Sobre o Instituto Brasileiro do PVC – O Instituto Brasileiro do PVC é uma associação de classe que existe para reunir e promover conhecimento técnico-científico sobre o PVC, com a crença de que através da sua versatilidade podemos oferecer soluções sustentáveis para a saúde, habitação e bem-estar da sociedade. Desta forma buscamos disseminar a correta percepção da sustentabilidade do PVC na sociedade. Para mais informações: www.pvc.org.brwww.pvc.org.br
 

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário