Escritor açoriano – Álamo Oliveira será homenageado pela CCBP




Por: Carlos Alberto Alves
jornalistaalves@bol.com.br
Facebook
https://www.facebook.com/carlosalberto.alvessilva.9

Na sequência das suas reuniões mensais, e com agulhas viradas para poetas e escritores açorianos, a nossa Confraria Cultural Brasil – Portugal vai homenagear, no próximo dia 8 de março no seu 83º. Sarau, o poeta-escritor da ilha Terceira, José Henrique Álamo de Oliveira. O Sarau será subordinado ao tema A sensibilidade poética, impressionismo da exposição na obra do Açoriano Álamo de Oliveira “Já não gosto de chocolates“, e a emigração açoriana espalhada no mundo.

Amigo de longa data, companheiro em jornais regionais por onde passei, Álamo Oliveira, uma grande referência da cultura açoriana, terá assim, nesta iniciativa da CCBP, mais uma justa homenagem a juntar a tantas outras de que tem sido alvo, nomeadamente na Diáspora onde se desloca com frequência. De resto, também regista várias deslocações ao Brasil e, numa delas, em Belo Horizonte, contou com a presença da presidente da CCBP, Drª. Maria de Fátima Batista Quadros. Em Belo Horizonte, Álamo de Oliveira participou na Feira do Livro, tendo, de seguida, rumado para Porto Alegre onde, para além de marcar presença na Feita do Livro da capital do Rio Grande do Sul, falou sobre a sua escrita na universidade local a convite do professor António Manuel Assis Brasil que, nos últimos anos, tem contribuído muito para a divulgação da sua obra no Brasil.
Acresce que, na sequência das referida deslocações a BH e RGS o distinto poeta-escritor participou em encontros literários com estudantes universitários no Brasil, a convite da professora Maria Helena Martins Ribeiro.
Álamo de Oliveira tem cerca de três dezenas de livros de poesia, romance, conto, teatro e ensaio publicados ao longo das últimas quatro décadas.
Finalmente, referir que Álamo Oliveira é uma das mais destacadas figuras da literatura açoriana.
Marcha Sanjoaninas 1991 - Álamo Oliveira - Carlos Alberto Moniz
Carlos Alberto Alves

Sobre o autor

Carlos Alberto Alves - Jornalista há mais de 50 anos com crónicas e reportagens na comunicação social desportiva e generalista. Redator do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Colabora semanalmente no programa Rádio Face, da Rádio Ratel, dos Açores. Leia Mais sobre o autor...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário