Centro histórico do Porto comemora 20 anos de Património Cultural da Humanidade


“Centro histórico do Porto” a História de uma cidade fiel a si mesma

O Centro Histórico do Porto comeora vinte anos de reconhecimento como Património Cultural da Humnanidade, com um livro, um concerto, um debate e uma visita guiada a seis instalações no espaço público.

O Centro Histórico do Porto é a área mais antiga da cidade do Porto, classificado como Património Cultural da Humanidade desde 1996.
Trata-se de uma área que corresponde ao tecido urbano marcado pelas origens medievais da cidade incluindo espaços situados nas freguesias da Sé, de São Nicolau, da Vitória e de Miragaia.

Apesar de toda a evolução e mutações que ao longo dos tempos se deram no Centro Histórico do Porto, ainda hoje a observação do conjunto urbano que se apoia no velho casco medieval proporciona uma imagem de coerência e de homogeneidade. Sugere imutabilidade e permanência no tempo, constituindo assim um exemplar único de uma paisagem urbana dotada de identidade, forte carácter e qualidade estética.

A área classificada pela UNESCO como Património Cultural da Humanidade inclui a parte da cidade interior ao traçado da antiga Muralha Fernandina, do século XIV e algumas áreas adjacentes de características idênticas ou valorizadas por realizações posteriores num total de cerca de 49 hectares.
Um livro, um concerto, um debate e uma visita guiada a seis instalações no espaço público assinalam os 20 anos da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial.
A partir desta segunda-feira, 05 de Dezembro, pode ainda ser feito um percurso nocturno inserido no programa comemorativo ALUMIA.

O Porto recebe cerca de cinco mil turistas por mês o que confirma o reconhecimento da sua importância a nível nacional e internacional.

in-http://www.hardmusica.pt
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário