Alexandre Rodrigues, aos 6 anos de idade já era um artista

Alexandre Rodrigues-Divulgação 

Inspirado pelo pai, pintor, e pela avó, artesã, Alexandre Rodrigues, aos 6 anos de idade já era um artista 

Nascido em 26 de abril de 1966, em Sorocaba (SP), Alexandre Rodrigues veio à Curitiba ainda pequeno: “Eu passei dois anos em Curitiba com minha família. Ali ganhei meu primeiro prêmio em um concurso realizado por um programa de TV local e isso foi muito bacana’’, conta o artista plástico e empreendedor. ‘‘Aos oito anos de idade, de volta a minha cidade natal, Sorocaba, onde vivi até os meus 14 anos, eu aprendi a fazer pandorgas (papagaios) e vendia muito para os meus amigos no bairro onde morava, e aí peguei gosto em produzir e vender’’, relata Alexandre.

Traçando, nos caminhos de sua vida, uma carreira com prêmios e reconhecimentos, Alexandre consegue renovar e inspirar, a cada dia, sua obra, agradecendo suas emoções: “Na verdade, a inspiração é um processo. Eu posso me preparar para iniciar alguns trabalhos como encomendas, mas a verdadeira inspiração acontece por motivos diretamente ligados a minhas emoções, situações que, em vez de brigar, me irritar, apenas busco através da pintura, da música, entender o que está acontecendo e qual é o recado que preciso compreender. A série ‘Lagrimas da alma’ foi criada após eu ter uma discussão com minha única filha. Para não brigar, passei quatro dias pintando em sofrência pelo ocorrido”.

A rotina de Alexandre, para o contrário de muitos pensamentos, é normal – como qualquer outra -, mas importante para o artista: “Acordo às 7 horas, tomo meu café, vou responder meus e-mails e resolver meus assuntos particulares e referentes aos meus projetos. À tarde, se estiver tudo tranquilo, vou para o atelier pintar, este fica em uma área rural, em uma chácara, no Recanto do Artista, e aí é a vez do artista se manifestar’’, conta Rodrigues.

As aulas também fazem parte de seu cronograma semanal:  ‘‘Todas as quartas-feiras (às 20 horas) dou aula pela internet em uma página no Facebook, Prosperidade com Arte, hoje, com mais de 12 mil seguidores, na qual falamos sobre a vida e a arte. Acabo a aula pintando, criando sempre uma obra, às vezes passo dias direto em meu atelier, desde que eu esteja com tudo correndo bem’’, afirma.

Em meio a rotina, às aulas e aos seus projetos artísticos, Alexandre precisa, além de paciência, dedicação e inspiração, de muito mais: ‘‘Meu estilo é impressionista, trabalho com acrílico e óleo sobre tela, em algumas fases utilizei muita textura, tanto no abstracionismo como em alguns figurativos ou até paisagens, por ser autodidata adoro desafios, gosto de trabalhar a arte de uma forma livre e verdadeira, trabalho muito meus gestos e cores com muita vida, aprecio cores fortes e de muito contraste, e procuro jogar sempre muita emoção em meu trabalho’’, destaca o artista.

Alexandre demonstra o amor pela arte ao relatar que “toda obra tem alma e elas falam com você. A minha arte é livre, comprometida apenas com minha alma. Ela fala por si através de gestos fortes, seguros e verdadeiras pinceladas em momentos que retratam, algumas vezes a natureza, outras meu interior, minhas emoções, mas livre de explicações intelectuais, apenas amo e acredito na arte que traz paz, tenho felicidade na arte que ensina o ser humano a se reconectar com sua essência e entender que a arte de viver é a mais importante’’.

Além de técnica, Alexandre demonstra em seu trabalho a delicadeza do olhar artístico: um olhar único e delicado sobre se ser e se fazer vida.

SERVIÇO: 
Alexandre Rodrigues
Artista Plástico 
alexandrerodrigues.com.br/vendendoarte (link exclusivo para lojista)
Fone: (41) 99644-7161
sac@alexandrerodrigues.com.br
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário