SescTV estreia show com o grupo inglês Cymande, que mescla funk, jazz e ritmos carbenhos em sua sonoridade

Foto: Marina Pires.

Show inédito com o grupo inglês Cymande apresenta fusão de funk, jazz e ritmos caribenhos, no SescTV

Com estreia agendada para o dia 21/3, quarta-feira, às 22h, o espetáculo foi um dos destaques internacionais do Nublu Jazz Festival 2017

Criada em 1971, em Londres, pelo baixista Steve Scipio e pelo guitarrista Patrick Patterson, nascidos na Guiana, na América do Sul, a banda Cymande deu uma pausa em seus trabalhos em 1975, retornando quarenta anos depois. Em 2017, durante sua primeira visita ao Brasil, o conjunto tocou no Nublu Jazz Festival, realizado no Sesc São José dos Campos, interior de São Paulo.  O show foi gravado e será exibido no SescTV, pela primeira vez, no dia 21/3, quarta-feira, às 22h. No repertório, composições do início da carreira do grupo e atuais, com sonoridades que transitam pelo funk, jazz e ritmos caribenhos. O espetáculo tem direção para TV de Daniel Pereira e pode ser assistido também em sesctv.org.br/aovivo.



Steve conta que a Cymande recebeu influência da black music e de movimentos como o Black Power e o de Direitos Civis - principalmente os que aconteciam nos Estados Unidos no início da década de 1970. Segundo ele, quando a banda despontou no mercado musical, havia restrição a músicos negros no Reino Unido, e foi graças ao produtor musical John Schroeder (1935 – 2017), que o grupo foi lançado para o público. O guitarrista Patrick afirma que John acreditou e entendeu o trabalho da banda, mantendo a sua identidade.

Os artistas recordam a transição do grupo, naquela época, para os Estados Unidos, onde se apresentaram no Apollo Theather, uma das salas de música mais famosa de Nova Iorque. Também lembram das participações da Cymande em turnês de nomes norte-americamos como Al Green, cantor de gospel e soul music, e Kool And The Gang, conjunto de jazz, soul, funk e R&B.  “Foi um período em que realmente estávamos voando e fazendo uma música que considerávamos revolucionária”, expõe Patrick.

Quanto ao se reunirem novamente após quatro décadas, Steve argumenta que sempre sentiram que algo estava inacabado. “Quando tiramos a banda da estrada, ainda tínhamos muito material que não havia sido gravado profissionalmente”, revela o guitarrista. Ele explica que utilizaram esse material para completar um projeto que resultou no álbum A Simple Act of Faith, lançado pela Cymande em 2015. Além desse disco, o grupo possui mais três álbuns gravados na primeira fase de sua carreira: o Cymande, de 1972; o Second Time Round, de 1973; e o Promissed Heights, de 1974.



No show exibido pelo SescTV, a banda toca canções garimpadas em seus quatro discos, que misturam elementos do funk e do jazz com música da Guiana e da Jamaica, países onde os artistas nasceram. São elas: Dove,  BRA,  Crazy Game e The Message, de Patrick Patterson e Steve Scipio;  Brothers on the Slide, compostas por Basil Swabe e Julian Chapman; além de  Get Up Stand Up, de Bob Marley e Peter Tosh.

Formação da Cymande:
Patrick Patterson, na guitarra e voz; Steve Scipio, no baixo e voz; Ray Simpson, na voz; Sam Kelly, na bateria; Pablo Gonsales, na percussão e voz; Derrick Gibbs, no saxofone alto; Ray Carless, no saxofone tenor; Adrian Reid, nos teclados; e Kevin Davy, no trompete.

Sobre o SescTV:

O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Nublu Jazz Festival
Cymade

Estreia: 21/3, quarta-feira, às 22h.
Reapresentações: 22/3, quinta, às 2h; 24/3, sábado, às 19h; e 25/3, domingo, às 3h, às 7h e às 24h.
Classificação indicativa: Livre
Produção: Fuego Digital
Direção para TV: Daniel Pereira

Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora
Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv


Show - Cymande
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário