Segundo dados, Portugal é o segundo maior fornecedor de vinhos para o Brasil

DO TEXTO:

Com um aumento de 84,5% nos três primeiros meses de 2017, em comparação aos três primeiros meses de 2016, o crescimento da exportação do vinho português segue aumentando no Brasil.

O maior aumento no país foi em relação aos vinhos tranquilos, que são os vinhos tinto, branco, rosé e aqueles para sobremesa. Esse aumento foi de 93,5%, valor maior do que o vinho do Porto, que teve uma porcentagem de 25,3% de crescimento.

Segundo Jorge Monteiro, presidente da associação interprofissional ViniPortugal, que é responsável pela marca Wines of Portugal, essa posição de 2º lugar não é à toa: é resultado de muito trabalho em relação a promoções e divulgações.

Ele ainda cita que os esforços deste trabalho são graças às regiões Alentejo, Dão e Setúbal, bem como os institutos dos Vinhos do Douro e também do vinho do Porto.

Como é o mercado brasileiro para Portugal?

Para Portugal o mercado brasileiro significa 4,9% da exportação do vinho português. Com um valor de mais ou menos 30 milhões de euros conquistados através do mercado brasileiro, essa porcentagem e o valor das vendas tende a crescer.

Portugal conseguiu passar na frente de grandes países em relação aos vinhos, como Argentina, França e Itália, no mercado de vinhos no Brasil. Isso porque, segundo Jorge Lucki, crítico de vinhos, Portugal oferece uma proposta diferente da bebida e também muitas opções.

O país só não se tornou o primeiro da lista porque os países do Mercosul, como o Chile, não pagam taxas aduaneiras. O brasileiro Dirceu Vianna Junior, que é Master of Wine de Londres, acredita que se Portugal conseguir diminuir essa taxa, pegará o primeiro lugar dos países dos quais o Brasil mais compra a bebida.



Apresentações do vinho português no Brasil
 
Dirceu fez o evento Vinhos de Portugal no Rio de Janeiro e também em São Paulo. Por isso, ele comenta que tem um contato muito forte tanto com Portugal como com o Brasil e, por isso, é uma honra ficar à frente de um evento tão importante. Ele fala isso com propriedade e sabe que o vinho português é o melhor para o Brasil, já que é um conhecedor da bebida.

O evento Vinho de Portugal teve 66 produtores, e todos tiveram a oportunidade de participar do Mercado de Vinhos, onde houveram 9 sessões de degustação e mais de 400 opções da bebida.

Os produtores da região onde se faz o vinho do Porto se sentiram empolgados com a recepção que tiveram no Brasil, especialmente na cidade de São Paulo, onde muitos brasileiros compraram o produto.

O consumo de vinho no Brasil

 
Ainda nos dias de hoje, o consumo de vinhos no Brasil é muito pouco comparado com outros países. Esse consumo é de mais ou menos 2 litros de vinho por habitante. Por isso, eles acreditam que, com a vasta opção de vinhos no país, esse consumo irá aumentar.

É importante que os brasileiros façam cada vez mais pesquisas a respeito do vinho português, de modo a aprender mais sobre essa tradicional bebida. Na internet é possível encontrar muitas informações sobre o vinho de Portugal, como no blog da Eno Gourmet Premium, que é especializado no assunto.

In
terra.com.br/noticias/dino/
---------------------------------------
O Douro e a sua magnitude... O vinho do Porto e a sua excelência cantada por, Carlos Paião e Candida Branca Flor
 
 
Cândida Branca Flor & Carlos Paião - "Vinho Do Porto (Vinho De Portugal)"

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários