Brasileiro conquista medalha de bronze na 48ª Olimpíada Internacional de Física, na Indonésia



                                                                                                                                 
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Nicolas Meira Sinott Lopes, 18 anos, nascido em Salvador (BA), conquistou lugar de destaque e uma medalha de bronze em uma das competições mais importantes do mundo: a 48ª Olimpíada Internacional de Física (IPhO), que aconteceu na Indonésia. O grupo em que Nicolas atuou conseguiu o melhor resultado brasileiro em olimpíadas internacionais científicas, ficando em 8º lugar geral.

Atualmente, o estudante, que já possui outras olimpíadas internacionais no currículo, mora em Fortaleza (CE) com os pais e estuda em média dez horas por dia. Durante sua rotina, ele intercala o tempo entre Física e Matemática e as demais disciplinas abordadas nos exames, além de seguir cursando a 3ª série do Ensino Médio no Colégio Ari de Sá Cavalcante, na capital cearense. “No início, o meu interesse era somente pela competição, mas com o tempo comecei a ir pela troca de conhecimentos e experiências entre competidores de todo o mundo”, comenta Nicolas.

A competição é realizada há alguns anos, mas neste em especial alcançou a marca de cerca de 400 participantes de Ensino Médio de mais de 90 países, entre eles Romênia, Egito, Portugal e México. Com o tema ‘’Eu sou Física’’, a Olimpíada Internacional sugere que, mais do que aprender para competir, o mais importante é usar a Física para trazer benefícios para os seres humanos. Seguindo este mesmo pretexto, vencedor da medalha de bronze, Nicolas, ainda se prepara para prestar vestibular para cursos de Física de importantes faculdades nacionais e internacionais. “Meu sonho é estudar algum curso na área de exatas. Por isso, percebo o quanto é importante planejar a rotina de estudos desde cedo para estar mais bem preparado para os vestibulares e até mesmo para grandes competições como a que participei”, conclui o estudante.
alda jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário