Sugestões TV Brasil para sexta (28)

DO TEXTO:

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

Na sexta (28), às 22h, programa “Entre o Céu e a Terra” analisa o conceito de liberdade à luz de diferentes religiões e correntes filosóficas.

De acordo com a escritora Cecília Meireles, liberdade é “essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.”

“Entre o Céu e a Terra” conversa com representantes de diversas crenças e áreas do saber sobre as possíveis liberdades e prisões humanas. Entre os especialistas entrevistados estão o Pastor Elienai Junior, representante da Igreja Betesda no Ceará, o Rabino Moysés Elmescany, no Pará, o Emintente Raimundo Hermes Barbosa, representante da Maçonaria em São Paulo, o sociólogo Muniz Sodré, do Rio de Janeiro, e o designer Rafael Morgan, representante do ateísmo em Minas Gerais.


Para Muniz Sodré, "liberdade é a possibilidade que você tem de ser autônomo por inteiro. Não é um ponto de partida. É um lema anarquista, de Bakunin: a liberdade é um ponto de chegada, é uma coisa que você conquista, portanto essa autonomia é conquistada. Estamos a vida inteira na luta por essa autonomia, nas vicissitudes, nas dificuldades, nos percalços, para obtenção dessa autonomia que nós chamamos de 'liberdade'."

Um dos aspectos abordados no programa é a liberdade do corpo. Sigmund Freud dizia que a biologia é destino, ou seja, que ninguém escapa ao menos de ser homem ou mulher. No entanto, novos gêneros e a possibilidade de se viver de forma diferente do destino biológico é cada vez mais comum. A própria saúde pública tem dialogado com esse tema: desde 2008, o Sistema Único de Saúde realiza cirurgias de mudança de sexo.


Karl Marx afirmava que a liberdade humana é uma prática dos indivíduos e está diretamente ligada aos bens materiais. Será que o aumento do poder de compra dos brasileiros os torna mais livres para escolher – entre tantas opções de consumo – ou só aumenta a ilusão de escolha entre produtos pré-determinados pela publicidade ou pela disposição dos objetos nas gôndolas dos supermercados?


“Entre o Céu e a Terra” combina documentário, na forma de entrevistas, e ficção, com a trama que envolve o personagem Alberto (Clayton Mariano). Em cada episódio, o biólogo Alberto se questiona sobre a origem do mundo, o sentido da existência, organização familiar, entre outras reflexões universais. Por meio da interação com outros personagens, o protagonista levanta algumas das questões analisadas no programa.

SERVIÇO:

Entre o Céu e a Terra – Liberdade
Sexta-feira, 28 de julho, às 22h, na TV Bra
sil.

À meia-noite de sexta (28), trio Os Camelos leva seu som exótico – que vai do baião ao jazz – ao programa Reverbera


Os Camelos são a atração do programa Reverbera, que a TV Brasil exibe à meia-noite de sexta (28). Composto por Fabióla (saxofone tenor), Glauber Airola (djembê) e Leonardo Contreiras (contrabaixo acústico), o trio carioca mistura música árabe, jazz e ritmos nordestinos. O grupo, em atividade desde 2014, leva música a palcos, ruas, vagões de trem e metrô do Rio de Janeiro.

O repertório que Os Camelos apresentam no programa inclui as composições próprias "Bregárabe" e "Mandigantiga."

"Cada um gosta de um som", define Airola. "Eu gosto de música regional, de música brasileira, música indiana e coisas mais exóticas. Fabióla já é do jazz, gosta de rock'n'roll. O Leozinho (Contreiras) também gosta de jazz e estuda umas coisas mais modernas. Acaba virando uma coisa nossa, uma coisa única, mas com cada um exercendo sua influência."
 

De acordo com Fabióla, a ideia inicial do projeto era levar leveza ao quotidiano das pessoas nas ruas, trens e metrô. "Com o tempo, a gente começou a tocar em galerias de arte, shows noturnos, e sentiu a necessidade de ter uma pegada mais dançante. É a mistura de tudo: tocar na rua diariamente, nos vagões, é interessante porque estamos todo dia praticando uma sonoridade que também estamos descobrindo", revela.


Toda sexta-feira, o Reverbera apresenta artistas independentes e com repertório próprio, independente do gênero musical. Com duração de 26 minutos, cada edição traz a performance musical e um breve depoimento do artista ou banda. O programa é exibido primeiro no site da TV,  às 14h de sexta (tvbrasil.ebc.com.br/reverbera), em seguida às 21h, pela Rádio MEC AM (800 kHz) e à meia-noite na Rádio MEC FM (99,3 MHz) e na TV Brasil.

SERVIÇO::

Reverbera recebe Os Camelos
Sexta-feira, 28 de julho, à 0h, na TV Brasil.





POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários