Sarau do Escritório reúne poesia, música e artes visuais em tributo à ‘geração mimeógrafo’


 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Contra a censura, a resistência artística. Foi assim que os anos 70 viram nascer um movimento de poetas, professores e intelectuais que buscavam meios alternativos de difusão de obras barradas pela ditadura militar. Hoje conhecido como “geração mimeógrafo” - uma referência à técnica de reprodução mais acessível à época -, esse fenômeno cultural será protagonista do Sarau do Escritório, evento que reúne música e poesia nesta quinta-feira (20/07), na Lapa, a partir das 19h, com entrada gratuita.

Mais de 40 anos após a publicação de “26 Poetas Hoje”, obra que marcou época revelando os então novos nomes da poesia marginal brasileira (entre eles Ana Cristina César, Waly Salomão, Chacal e Torquato Neto), o tradicional Sarau do Escritório lança uma edição especial: a Geração Mimeógrafo Remix. Nesta noite, poetas, músicos, artistas plásticos, performers e outros profissionais mostram seus trabalhos, que têm em comum meios alternativos de difusão. 


É o caso do cantor e compositor Matheus Torreão, que apresenta seu “Compacto” e canções como o single “Adeus meu rock n’ roll” e “Frevo da aposentadoria”, trazendo como característica marcante um lirismo bem-humorado, transformando suas composições em verdadeiras crônicas urbanas e modernas. No palco, Matheus (voz e guitarra) será acompanhado de Iuri Brito (baixo e guitarra) e Pedro Fonte (bateria). Como convidado especial, o apresentador e músico Guilherme Guedes no baixo, quando Iuri assume a guitarra.

Completam a noite as projeções da VJ Pri Bittencourt e o BarZar, com drinks, camisas Poeme-se, adesivos, empadinhas e brigadeiros. O espaço fica na Praça Luana Muniz, na Lapa. Artistas que quiserem se apresentar podem garantir sua vaga no palco aberto.

SERVIÇO:
Sarau do Escritório
Data: 20/07/2017 (quinta-feira)
Horário: das 19h às 23h
Local: Escritório
Endereço: Praça Luana Muniz (antiga João Pessoa), s/nº - Lapa - Rio de Janeiro/RJ
Entrada: Grátis
Formas de pagamento: dinheiro e cartão de crédito

Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário