Sugestões TV Brasil para domingo (11/06).

DO TEXTO:

Animação "Garoto Cósmico" é atração da TV Brasil na tarde de domingo (11), às 16h30.

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 
O longa “Garoto Cósmico” é uma colorida aventura musical em que três crianças do futuro descobrem os segredos de um circo perdido no espaço.

No filme, o ator Raul Cortez  fez seu último trabalho ao dublar o personagem Giramundos. O artista faleceu em julho de 2006. Além de Raul Cortez, participam da animação vários atores e cantores brasileiros, como Arnaldo Antunes, Vanessa da Mata, Wellington Nogueira e Belchior, ao interpretar as vozes dos personagens.

Indicado ao Oscar de Melhor Animação em 2016 pelo bem-sucedido "O Menino e o Mundo" (2013), o cineasta Alê Abreu estreou na realização de longas-metragens com "Garoto Cósmico" (2007). Antes, ele dirigiu os curtas "Sírius" (1993) e "Espantalho" (1998), premiado em diversos festivais e reconhecido como o melhor filme no Anima Mundi no ano de seu lançamento.

Fã de filmes de ficção científica, Alê criou um universo com diversas referências, entre as quais Metrópolis, de Fritz Lang, aliados ao visual "clean" de THX 1138, de George Lucas, que trata de um tema semelhante: a busca da liberdade em meio ao mundo condicionado. Apesar das referências, o filme é voltado ao público infantil.

Sinopse

Cósmico, Luna e Maninho são crianças de um mundo futurista em que as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perdem-se no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo.

Depois de muita brincadeira e de tantas novas experiências, o mundo da programação envia um representante especial para resgatá-los. A partir daí, é hora dos personagens escolherem seus próprios caminhos.

Ano: 2007. Gênero: animação infantil. Direção: Alê Abreu. Roteiro: Alê Abreu, Sabina Anzuategui, Daniel Chaia e Gustavo Kurlat. Elenco: Aleph Naldi (Cósmico); Bianca Rayen (Luna); Mateus Duarte (Maninho); Raul Cortez (Giramundos); Wellington Nogueira (Já-Já); Márcio Seixas (Capitão Programação); Vanessa da Mata (Bailarina); Belchior (Záz-Tráz); Melina Anthis (Bola); Gustavo Kurlat (Perna); Vera Villela (Apresentadora Space TV); e Marcelo Autuori (Bicho). Duração: 75 min. Classificação Indicativa: Livre. Reprise.

SERVIÇO:
"Garoto Cósmico" 
Domingo, 11 de junho, às 16h30, na TV Brasil.

-------------------------------------

Piano e Viola interpretam músicas de compositores nacionais no Partituras de domingo, 11, às 12h.


O Duo Burajiru é composto pela pianista japonesa Yuka Shimizu e o violista brasileiro Fernando Thebaldi. De culturas diferentes, os dois músicos têm em comum a trajetória dedicada à pesquisa e divulgação da música brasileira de concerto. Curiosamente, “Burajiru” é o modo como os japoneses pronunciam “Brasil” em sua língua materna.

O Duo é conhecido não apenas pelas interpretações das peças brasileiras, mas pelo trabalho de resgate de algumas delas. A partir de registros históricos, Fernando Thebaldi por vezes se depara com a menção de alguma peça perdida ou esquecida. A partir daí, começa uma "peregrinação" em busca do manuscrito. Muitas vezes, o estado de conservação das obras é crítico.


"Muito do material tem traças, marca de xícara de café... O trabalho é tirar dali e fazer quase como uma edição própria: digitalizar, conferir... Mas eu adoro fazer isso", relata Thebaldi. "É um trabalho muito minucioso. Muitas vezes, uma obra já está digitalizada, mas mesmo assim eu vou primeiro ao manuscrito (...) Magicamente, é como se nesses manuscritos estivesse o "pulo do gato", a herança, que diz como tocar aquilo ali."


No programa, o duo apresenta obras de compositores brasileiros que são símbolo da nossa música de concerto. No repertório estão “Valsa Lenta”, de Francisco Mignone, “Apassionato, Cantilena e Toccata”, de Osvaldo Lacerda, entre outras músicas brasileiras compostas para a formação camerística piano e viola.

Inédito. 60 min. Apresentação: Sofia Ceccato. Direção artística: Henrique Lima. Direção musical: Priscila Bomfim.

SERVIÇO: 
Partituras com Duo Burajiru 
Domingo, 11 de junho, ao meio-dia, na TV Brasil.
Reapresentação na noite de domingo (11) para segunda (12), às 3h, e sábado (18), às 21h30.






POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários