Evento internacional de música de câmara acontece na Cidade das Artes


Festival resiste à crise celebrando jovens músicos brasileiros e a música de câmara contemporânea

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


A música clássica resiste aos tempos de crise e retorna para a VI Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro. A programação faz residência na Cidade das Artes, na Barra da Tijuca, entre os dias 21 e 26 de junho. O evento criado pela pianista Simone Leitão promove uma série de concertos, masterclasses e workshops, com ingressos entre 15 e 30 reais.

A Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro, também conhecida como Rio Music Week, traz os jovens músicos de destaque no século XXI. Entre eles, o pianista Cristian Budu, primeiro brasileiro a vencer o Prêmio Clara Haskil, o mais importante do mundo no instrumento; a violoncelista sérvia Maja Bogdanovic; o violinista israelense, radicado nos EUA, Giora Schmidt; e o violista mexicano Alexander Buck.
 
 
Quem também marca presença são os novíssimos talentos brasileiros, como Thierry Lucas, violoncelista goiano, de 21 anos, que inicia estudos na Manhattan School of Music em agosto; Joice Coutinho, violista mineira, de 20 anos; e Bruno David, violoncelista potiguar, de 18 anos, são alguns nomes que participarão do festival.

 
A ideia de dar destaque aos jovens músicos brasileiros veio da criadora, Simone Leitão: “Esses jovens vêm resistindo a todas as crises, a tantos problemas, fechamento de orquestras, e mesmo com as dificuldades, continuam acreditando na profissão e desempenhando essa arte da melhor forma possível. Eles trazem  a força para continuarmos”, afirma a pianista, que também assina a direção artística e se apresenta no concerto de pré-abertura e nos dias 21, 22, 23, 24 e 27 de junho.

No programa, destaque para a homenagem ao compositor e violoncelista brasileiro Alceu Bocchino por seu centenário, entre outras peças. As obras de câmara do século XXI serão apresentadas pelo grupo carioca Abstrai, especializado em música nova. Os brasileiros Roberto Vittorio e o Grego Phivos-Angelos Kollias são destaques.
 
 
Em sua 6ª edição, a Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro tem patrocínio do Itaú e da CCR através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e a apoio institucional da Cidade das Artes. Conheça a programação completa no site: http://www.riomusicweek.com/iv-semana-internacional-de-musica-de-camara-do-rio-de-janeiro

SERVIÇO:
IV Semana Internacional de Música de Câmara do Rio de Janeiro
Data: 21 a 26 de junho
Horário:  21 a 23 de junho - 21h l 24 de junho - 18h e 20h l 25 de junho - 20h l 26 de junho - 10h
Local: Teatro de Câmara da Cidade das Artes
Endereço: Av. das Américas, nº 5.300 - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro/RJ
Ingressos: R$30 (inteira) l R$15 (meia)
Compra online: www.ingresso.com
Capacidade: 450 lugares

Programação

QUARTA-FEIRA, 21 DE JUNHO - 21H

Ensemble Abstrai
Simone Leitão  l Giora Schmidt l Maja Bogdanovic

QUINTA-FEIRA, 22 DE JUNHO - 10H
 

Concerto didático
Simone Leitão e Camerata Curitiba

QUINTA-FEIRA, 22 DE JUNHO - 21H
 

Camerata Curitiba
Simone Leitão l Giora Schmidt l Fabio Presgrave l Maja Bogdanovic

SEXTA-FEIRA, 23 DE JUNHO - 10H
 

Concerto didático
Daniel Guedes l Cristian Budu l Winston Ramalho l Maja Bogdanovic l Alexandre Razera
Jovens Residentes do Festival

SEXTA-FEIRA, 23 DE JUNHO - 21H

Jovens residentes e Simone Leitão

SÁBADO, 24 DE JUNHO - 18H

Cristian Budu l Fábio Presgrave l Giora Schmidt l Philip Doyle

SÁBADO, 24 DE JUNHO - 20H
 

ABSTRAI Ensemble

DOMINGO, 25 DE JUNHO - 20H
 

Giora Schmidt l Daniel Guedes l Fabio Presgrave l Cristian Budu
Quarteto Jovem Residente




Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário