Pesquisa revela que perdoar faz bem à saúde

DO TEXTO:


                                                                                                                                 
Alda jesus
Portal splish Splash


O perdão é o ato consciente de esquecer o ressentimento contra alguém ou deixar de lado o desejo de vingança contra algo que, de alguma maneira, causou algum mal. Pelo menos é dessa maneira que o perdão é definido pela Greater Good Science Center da Universidade de Berkeley, na Califórnia.


Segundo matéria publicada pelo Huffpost, um número cada vez maior de estudos indica que o perdão proporciona uma série de benefícios à saúde. Conheça abaixo alguns eles:

1 – Perdoar incondicionalmente pode significar ter uma vida longa.


As pessoas que praticam o perdão condicional, ou seja, aquelas pessoas que só perdoam quando os outros pedem desculpas primeiro, ou prometem não repetir as ofensas, têm probabilidade maior de morrer mais cedo, em comparação com a pessoas que perdoam incondicionalmente. Isso é o que mostra um estudo de 2011 do Jounal of Behavioral Medicine.

2 – Perdoar deixa as pessoas menos nervosas


Estar cronicamente nervoso acarreta efeitos na pressão arterial e no batimento cardíaco, mas perdoar de verdade pode levar à redução do stress e conter o nervosismo. Segundo comunicado da Drª Karen Swartz, diretora da Clínica de Consultas de Transtornos de Humor para Adultos do Hospital Johns Hopkins: “existe um enorme fardo físico em estar magoado ou desapontado”. Segundo estudo de 2001 do jornal Psychological Science, persistir no ressentimento, além de aumentar a irritação, também provoca a tristeza e sentimentos de perda de controle.

3 – Melhora uma série de medidas de saúde (até mesmo o sono)


Estudo do Journal of Behevioral Medicine de 2005, mostra que o perdão está ligado a uma série de medidas de saúde, incluindo medicações tomadas, qualidade de sono e fadiga. Isso porque “o perdão promove uma “limpeza” de emoções negativas e ajuda a manter o bem-estar”, afirmam pesquisadores da Universidade do Tennessee.

4 – Fazer as pazes ajuda a perdoar a si mesmo


Quando você comete algo errado, ser perdoado pela pessoa que você magoou, ajuda a perdoar a si mesmo, como mostram pesquisadores da Universidade de Baylor. Uma pesquisa publicada no Journal of Positive Psychology, mostra que quem pede perdão por um ato, tem mais chances de perdoar a si mesmo. “Uma barreira que as pessoas enfrentam para perdoarem a si próprias é que elas pensam que merecem se sentir mal. Nosso estudo descobriu que fazer as pazes nos dá permissão para deixar as coisas passarem”, disse Thomas Carpenter, um dos autores da pesquisa.

5 – Seu coração vai agradecer


O ato de perdoar se mostrou capaz de diminuir a pressão arterial em diversas pesquisas. Como no estudo, de 2011, feito pelo Jornal Personal Relationship, que mostrou que quando uma pessoa perdoa outra, ambas apresentaram redução na pressão arterial. E quanto mais conciliador for o comportamento da vítima, maior será a queda na pressão da pessoa que pediu desculpas.

6 – O perdão pode trazer benefícios ao sistema imunológico


Pessoas portadoras do vírus HIV que perdoaram alguém de verdade apresentaram um maior nível de cédulas CD4, que são consideradas positivas para o sistema imunológico. É o que mostrou uma pesquisa apresentada em um encontro da Sociedade de Medicina Comportamental, realizada em 2011.

7 – Pode fortalecer o relacionamento após uma traição


Perdoar verdadeiramente seu parceiro ou parceira após um caso de traição pode ser a chave para salvar, e até mesmo reforçar, o relacionamento. É o que diz um estudo da Universidade de Missouri-Kansas City. Os pesquisadores mostram que o perdão superou o tempo, a satisfação do relacionamento e o compromisso de superar a dos da infidelidade.

8 – Quem perdoa pode se proteger do stress a longo prazo


Um estudo recente do Jounal of Health Psychology, conduzido por pesquisadores do Luther College, da Universidade da Califórnia, aponta que perdoar antevê uma saúde positiva tanto mental quanto física. Além disso, os pesquisadores descobriram que o perdão protege as pessoas contra os efeitos negativos do stress sobre a saúde mental.


Na obra Perdão Total no Casamento, o escritor, editor, jornalista e teólogo, Maurício Zágari apresenta aos leitores dicas para perdoar e ser perdoado em um relacionamento. Dividido em quatro capítulos, o livro ensina como prevenir problemas conjugais e reconstruir relacionamentos em crise, tipos de erros (ações, omissões e inversões) e características do amor verdadeiro e sua importância para a manutenção do casamento, além de perguntas para reflexão.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários