Países de Língua Portuguesa se reúnem em Salvador (BA)

Durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP

O encontro tem o objetivo de aprofundar a cooperação cultural entre os membros dos países lusófonos
   
Portal Brasil

Entre os dias 4 e 5 de maio acontece a X Reunião de Ministros da Cultura da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador (BA). Além da participação do Ministério da Cultura do Brasil, o encontro contará com a presença dos ministros de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de representantes de Guiné Equatorial e Timor-Leste.

"Vamos trabalhar para que estes encontros não sejam apenas de confraternização, mas de intercâmbios efetivos entre os países, um espaço para afirmação da cultura de cada um", afirma o ministro da Cultura brasileiro, Roberto Freire.

Na ocasião, os ministros terão a oportunidade de debater temas como audiovisual – programa de maior êxito no âmbito da CPLP –, patrimônio cultural, língua portuguesa e a revisão do Plano Estratégico de Cooperação Cultural Multilateral da CPLP.

Encontro

O encontro será precedido por uma reunião preparatória, a 5° Reunião de Pontos Focais de Cultura, realizada ao longo da quinta-feira (4), quando paralelamente também ocorrerão reuniões bilaterais entre ministros para negociação de acordos.

A reunião dos ministros da Cultura da CPLP ocorre a cada dois anos e é organizada pelo país que detém a presidência do Bloco, desde que haja quórum mínimo de seis países para sua realização.

Durante o encontro, Salvador ganhará o título de Capital da Cultura da CPLP. A cidade foi escolhida, pelo Ministério da Cultura, por ter sido a primeira capital do Brasil, além de ser importante ponto de confluência de culturas europeias, africanas e ameríndias e um centro de difusão da língua portuguesa nas mais variadas manifestações culturais.

CPLP

Criada em 1996, a CPLP é uma organização internacional multilateral de países lusófonos, cujo fundamento é a Língua Portuguesa, bem como o vínculo histórico comum entre as nove nações localizadas em um espaço geograficamente descontínuo.

A CPLP constitui, em consonância com as diretrizes da política externa brasileira, foro prioritário de atuação do Ministério da Cultura (MinC) em sua área de competência.

Desde 1º de novembro de 2016, na ocasião da XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, realizada em Brasília, o Brasil assumiu a presidência rotativa do bloco pelo biênio 2016-2018. Anteriormente, a presidência estava com o Timor-Leste. 

Fonte: Portal Brasil, com informações do MinC

http://www.brasil.gov.br/cultura/2017/05/paises-de-lingua-portuguesa-se-reunem-em-salvador-ba

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Comentários

5 comentários :

  1. Bom dia Alba! Vou recebê-los aqui no Memorial Casa do Rio Vermelho ( casa de Jorge Amado e Zélia Gattai), no sábado dia 06/04. Fiquei mais interada no assunto com sua postagem aqui no Splash. Obrigada e um beijo! Maristela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá amiga Maristela!
      Gostei em saber que a matéria te foi proveitosa.
      Que legal que irás receber os ministros da Cultura da CPLP na Casa do Rio Vermelho, se puderes faz um relato com fotos desta visita e nos envia para que possamos publicar no Portal Splish. Beijos Alba

      Eliminar
    2. Se for possível farei sim, com prazer. Beijos!!

      Eliminar
  2. Menina Maristela, embora a notícia não faça referência à visita ao Memorial Casa do Rio Vermelho, pensei para os meus botões que devia/podia acontecer. Agora, sabendo que sim, ficamos aqui a torcer por um relato da menina Maristela. Depois o patrãozinho do Portal, que diga-se de passagem, é um mãos largas, dá um docinho pra menina, tá legal? :) Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Armindo! Tudo bem contigo? Como relatei a pouco, eles estarão aqui no sábado. Não sei qual o tempo dessa visita, pois geralmente pela agenda cheia de compromissos é rápida. Se tiver disponibilidade de tempo para observar um pouco da visita te relato sim. Quanto ao doce quero o meu predileto que é um quindim. Maristela

      Eliminar