Hebert Loureiro e Rodrigo Ambrósio assinam os lançamentos da “Campanha São João” para Tok&Stok

DO TEXTO:

Os artistas nascidos em Maceió homenageiam a festa junina com peças exclusivas para a marca 

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

A Tok&Stok, maior rede de móveis e acessórios do país, lança a Campanha São João em comemoração à Festa Junina com quatro linhas exclusivas assinadas pelo artista Herbert Loureiro com a coleção Forró Pipoco e pelo designer Rodrigo Ambrósio com as linhas Rafinha, Jão e Bandeirola. Ambos nascidos em Maceió. Inspirada na alegria contagiante da festa folclórica, a marca apresenta peças para receber e servir com charme todas as comidas e bebidas típicas da época, além de decorar a casa com estampas vivas e multicoloridas.

Coleção Forró Pipoco – Hebert Loureiro

Caneca Forró Pipoco

“Crescer em Maceió é ter o São João como celebração garantida no calendário. A primeira memória da época junina era quando as ruas se transformavam e ficavam tomadas por bandeirinhas coloridas”, ressalta o ilustrador e designer Loureiro ao falar de sua coleção alegre e colorida.

Batizadas com nome Forró Pipoco, as ilustrações retratam sua visão das festas juninas usando lembranças das comemorações, forró e diversão com cores alegres e harmoniosas que variam entre as peças, como: Prato de bolo, moringa, caneca, pano de prato, capa de almofada e outros itens que trazem estampas vivas, multicoloridas e com personagens típicos da festa nordestina.

Coleções Bandeirola, Jão e Rafinha – Rodrigo Ambrósio

Vaso Bandeirola

Para a campanha São João, o designer Rodrigo Ambrósio desenvolveu três coleções para a Tok&Stok: Bandeirola, Jão e Rafinha.

A linha Bandeirola assinada pelo designer é a materialização volumétrica das típicas bandeirinhas juninas. Segundo Ambrósio, é um encontro tridimensional de cores e transparências que caracterizam a alegria e a leveza das festas populares. As peças são produzidas artesanalmente em vidro reciclado. Já a coleção Jão, são peças cheias de memórias afetivas e propõe uma silenciosa ludicidade aos ambientes, confeccionada em chapa de alumínio cortada e dobrada. “Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo... e assim, a minimalista luminária Jão vem surgindo”, revela Ambrósio.

Já a linha Rafinha é composta por móveis de madeira que lembram as famosas bandeirinhas dos arraiais, no qual revela alegria e que celebra a fé, as pessoas e a natureza. O tom claro da madeira dialoga com a sustentabilidade e com a paleta de cores vibrantes nos detalhes. Todas as peças prazam pela leveza das formas com sutis inclinações. 

Herbert Loureiro

Começou aos 16 anos ilustrando o livro de poesia “Açouge” de Tainan Costa Canário, que na época era professora de redação na escola em que estudava. Desde então, começou a fazer estampas de camisetas para amigos e marcas locais. Em 2007, junto com mais dois amigos deu iniciou o estúdio na edição de recife do pixelshow, que acabou em 2012, no qual o artista voltou a trabalhar como ilustrador freelancer para o Cine Jóia, El Patio, Der Metropol e Sesc Alagoas. No mesmo ano realizou sua primeira exposição individual na pinacoteca do estado intitulada “Caravana”.

Em 2013, Loureiro realizou a capa do CD Daniela Mercury & Cabeça de Nós Todos.

Também, ilustrou os livros infantis da Coleção Coco de Roda: Upiara, Embolados, Lampião e a Baleia da Serra e Mateu Errante, Mateu Brincante.

Formado em comunicação social com habilitação em jornalismo pela UFAL (Universidade Federal de Alagoas) em 2014. Em 2015 se mudou para São Paulo, aonde mora atualmente e em 2016 criou o coletivo Lambada, que rapidamente se transformou em estúdio multidisciplinar, desenvolvendo projetos com clientes como Lush e Bed Head.

Rodrigo Ambrósio

O jovem designer nasceu em Maceió, graduou-se como arquiteto e urbanista na UFLA (Universidade Federal de Alagoas) e lecionou Design do Objeto na mesma instituição.

Ambrósio defende a função física e psicológica dos símbolos e artefactos que cria. E é com este pensamento que realiza suas pesquisas, imersões e reinterpretações da cultura brasileira, resgatando em seu trabalho suas raízes – costumes, mestres, matérias, processos e técnicas artesanais.

Na carreira, pu8blicações, prêmios e exposições em Milão, Rio de Janeiro, belo Horizonte e São Paulo marcam sua trajetória, destacada pela trendsetter Li Edelkoort.

EM meio à mistura e encontros, o designer já desenvolveu projetos especiais para marcas como Dpot, Baccarat e Artefacto, além de co-criações com Mestres Artesãos de Alagoas e com o renomado designer mineiro Domingos Tótora. Recentemente, teve peças exibidas no Museu da Casa Brasileira e no Centro de Referência do Artesanato Brasileiro, além de figurar no acervo permanente do Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Sobre a Tok&Stok

Em 1978 surgia a primeira Tok&Stok em São Paulo, com conceitos modernos e ideias inovadoras. A falta de móveis com design arrojado, com bom preço e serviço de entrega rápida era um excelente nicho de mercado. Assim, formou-se a proposta da empresa que, como o nome indica, oferece ótimo design percebido em suas coleções (Tok) e disponibilidade para a retirada imediata (Stok).  

A Tok&Stok tem lojas em São Paulo, Balneário Camboriú, Barueri, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Guarulhos, João Pessoa, Londrina, Maceió, Niterói, Piracicaba, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santo André, São Luís, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Teresina, Uberlândia, Vitória.

Linha Rafinha 

Linha Rafinha 

 Linha Rafinha

 Pano de Prato Forró Pipoco

Luminária Jão




POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários