Vem aí a 2ª edição d​o​ Festival Um dia Nas Arábias no Tatuapé


 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash
 

Nos dias 22 e 23 de abril, sábado e domingo, das 11h às 20h, no Clube Ceret, no bairro do Tatuapé, zona Leste de São Paulo, recebe a 2ª edição do festival Um dia nas Arábias. “Ficamos extremamente satisfeitos com o resultado da primeira edição, conseguimos celebrar a cultura, mostrar o que ela tem de melhor na gastronomia e – o mais importante – contar a história de alguns refugiados, que acabam sendo similar a história de tantos outros que não têm como compartilhar”, comemora Said El Hajj, diretor do Studio Mock e idealizador do projeto. 



Na primeira edição, também realizada no Clube Ceret, quem passou pelo festival pôde apreciar pratos como arroz marroquino, arroz sírio, shawarma, saj, esfihas, kibs, falafel, lanche árabe, doces, tâmaras e tantas outras opções, além de, é claro, adquirir acessórios típicos, artesanatos, roupas, tatuagem em henna e maquiagens, ou viver experiências da cultura sabendo o futuro por meio da borra de café ou dançando o famoso dabke. “Todos nós da comunidade sentíamos falta de uma festa para celebrar a nossa cultura, então esse era um dos nossos desejos alcançados também”, relembra El Hajj.



Agora, nesta segunda edição, o evento – organizado pelo Studio Mock e com o apoio da​ Brasil Kirin e da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação (SEME) –, mantém como objetivos principais: apoio aos refugiados sírios no Brasil e a valorização da cultura árabe.  ​“Uma das novidades que trazemos ao evento é a participação de expositores de produtos de outras culturas. Já que o festival acontece aqui, e o Brasil é feito de todas as cores, sabores e amores, resolvemos abrir espaço aos que apoiam a causa e desejam contribuir”, conta o idealizador.



Desta forma, aproximadamente 10 participantes que oferecerão massagem, crepes, espetinhos variados, hambúrgueres, churros ou comida japonesa, doarão 5% do lucro obtido à entidade filantrópica, sem fins lucrativos, Bem-vindo Amigo Refugiado.  “Vale ressaltar que durante o evento, os visitantes poderão conhecer o trabalho da entidade que presta assistência aos refugiados sírios, e ainda poderão contribuir com a causa, doando alimentos não perecíveis, fraldas e utensílios de higiene básica”, explica El Hajj.​

Com entrada franca, o festival Um dia nas Arábias contará com aproximadamente 50 tendas no total. Além disso, os visitantes terão a oportunidade de saborear pratos, típicos da gastronomia árabe ou não, que custarão de R$ 5,00 a R$ 20,00 e poderão assistir apresentações como danças do ventre e folclórica ou levar as crianças para apreciarem brinquedos como cama elástica, parede de escalada, pula-pula e outros​.

SERVIÇO:
Festival Um dias nas Arábias
Data:  22  e 23 de abril, sábado e domingo, das 11h às 20h
Local: Parque Ceret – Rua Canuto de Abreu, s/nº - Tatuapé
Entrada Franca ou 1 Kg de alimento para a Bem-vindo Amigo Refugiado

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário