Encontro nacional discute estratégias para desenvolvimento das cidades históricas

Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Mais de 300 prefeitos e secretários municipais de todo o país se reúnem em Brasília nessa terça e quarta-feira, dias 11 e 12 de abril, para planejar e consolidar ações para gestão das cidades históricas brasileiras.  A proposta do encontro nacional é alavancar o crescimento econômico e social desses municípios, aliando a preservação do patrimônio cultural e o desenvolvimento sustentável em ações transversais entre as diversas políticas públicas, como turismo, educação e geração de emprego e renda.

O 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial é uma parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) e a Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). Na programação do evento estão debates e palestras com representantes dessas e outras instituições, como a Unesco, para discutir temas como a governança das cidades históricas, diversidade cultural, a relação entre turismo e Patrimônio Mundial, o PAC Cidades Históricas e o Acórdão 3155/2016 do Tribunal de Contas da União (TCU), que tece recomendações para a gestão dessas cidades enquanto polos de turismo e investimentos.

Para a presidente do Iphan, Kátia Bogéa, a prioridade agora é estabelecer parcerias com os gestores das cidades históricas brasileiras, formando uma rede de cooperação entre governos, sociedade civil e iniciativa privada, para promover o Patrimônio Cultural e ampliar as potencialidades desses municípios. “Precisamos construir juntos os novos caminhos que trilharemos nos próximos anos, por meio de uma política nacional que priorize questões como a sinalização e a interpretação dos sítios, a adequação de infraestrutura e demais estratégias que impulsionem e adequem nossas cidades para receber cada vez melhor os turistas, de forma sustentável e que valorize a cultura como seu maior ativo”, afirma.

Programação
Realizado na sede da CNM, o 3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial também traz em sua programação o lançamento dos livros Museu de Congonhas (MG), da Unesco, e do Compêndio dos Editais do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial (PNPI), do Iphan. Além disso, o evento também conta com a abertura da exposição Patrimônios Culturais Brasileiros, produzida pelo BNDES e o Iphan.

SERVIÇO:
3º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial
Data: 11 e 12 de abril de 2017
Local: Sede da CNM - Brasília/DF - St. de Grandes Áreas Norte Quadra 601 Módulo N - Brasília, DF, 70830-010
Inscrições: http://www.cidadeshistoricas.cnm.org.br/ 

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e Administradora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário