A Inquisição não acabou

DO TEXTO:


                                                                                                                                  
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Nova obra do professor e educador Samuel Lago é um manual explicativo e histórico de um dos períodos mais sangrentos que a humanidade já viveu

O que foi a Inquisição? Como ela era usada pela Igreja para reprimir e torturar os considerados hereges e pecadores? Qual foi a herança que este período sangrento da história da humanidade deixou e que permanece até hoje? A Inquisição Não Acabou, lançamento da Editora Nossa Cultura, é um convite a uma viagem histórica pelos períodos em que a repressão e a tortura eram usadas pela Igreja como forma de exercer poder e autoridade.

Na primeira parte, o livro traz uma construção ideológica do que foi a Inquisição, imposta como ferramenta de “proteção” da fé, praticada principalmente pela Igreja Católica, mas também por outras religiões que a usaram em nome de Deus. Em uma linguagem crítica que prende o leitor do início ao fim, o autor detalha as origens da Inquisição, como eram reconhecidos os hereges, o passo-a-passo do julgamento à sentença, aspectos do contexto histórico da Idade Média, os tipos de tortura utilizados na época, a caça às bruxas, entre outros assuntos.

O Tribunal de Lima (Peru) processou 1.477 pessoas entre 1569 e 1820. Metade foi queimada viva e outros tanto condenados ao garrote. Motivos? As vítimas eram acusadas e sentenciadas por serem protestantes, judeus bígamos, supersticiosos, blasfemos, falsos celebrantes, visionários, homossexuais ou religiosos casados. Estima-se que juntas, a Inquisição tenha feito mais de 370 mil vítimas apenas na Península Ibérica (Portugal + Espanha).

A segunda parte da obra revela um rico caderno de fotos, resultado de inúmeras visitas que o autor fez a museus de tortura espalhados pelo mundo, mostrando os mais cruéis e inimagináveis instrumentos usados para punir, ferir e matar. Já a última parte do livro é um retrato de como ainda é possível encontrar, nos dias de hoje, os resquícios de uma cultura opressora e inquisitorial, no que se refere a aspectos atuais como, por exemplo, a violência doméstica, a escravidão moderna, os grupos terroristas e os preconceitos raciais.

Com um olhar crítico, o autor provoca o leitor com reflexões pontuais, tornando a leitura estimulante e ativa. A obra chega às livrarias do Brasil a partir de abril.

Ficha técnica:
ISBN: 978858066153-8
Formato: 28,5x28,5 cm
Páginas: 248
Preço: R$ 79,00

Sobre o autor: Samuel Ramos Lago é professor, educador e biólogo, nasceu em 8 de maio de 1941, em Lins, Estado de São Paulo. Tem um histórico de vida que dispensa apresentações: quarenta anos consagrados ao ensino e à criação de obras didáticas que, pelo seu pioneirismo e concepção inovadora, abriram novas perspectivas pedagógicas não só no ensino de Ciências e Biologia como em outras áreas, Ama a educação. Milhares de alunos passaram por suas mãos provenientes do Ensino Fundamental, cursinhos pré-vestibulares e mesmo da Pontifícia Universidade Católica – PUC – onde lecionou por 10 anos. Cerca de 30 milhões de alunos estudaram nos livros que escreveu e/ou foram editados por ele, hoje mais de 50 livros.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários