Março: mês de conscientização contra o câncer colorretal

DO TEXTO:

A doença é um dos cinco tipos de tumores mais comuns no Brasil e tem como fatores de risco o sedentarismo e a má alimentação

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

As campanhas de conscientização contra os mais diferentes tipos de câncer são importantes, pois oferecem à população informações relevantes para o combate e prevenção da doença. Em março, uma ação global chama a atenção para o combate ao câncer colorretal, um dos cinco tipos de tumores mais comuns no Brasil, sendo o terceiro de maior incidência entre homens e o segundo entre as mulheres.

Caracterizado pela formação de tumores no intestino grosso (o cólon) e no reto, o câncer colorretal tem como fatores de risco a má alimentação, histórico familiar, baixo consumo de cálcio, doenças inflamatórias no intestino, obesidade e sedentarismo.  Normalmente ele se inicia a partir de pólipos, que são lesões benignas na parte interna do intestino grosso, e na maioria das vezes é curável, ao ser detectado precocemente.

   Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o número de casos da doença em 2016 foi de mais de 34 mil, atingindo 16.660 homens e 17.620 mulheres. “Esses tumores podem ser detectados facilmente com os exames de sangue oculto nas fezes e colonoscopia. Para pessoas com mais de 50 anos, ou que já tem algum histórico da doença na família, é recomendado fazer os exames preventivos anualmente”, explica o oncologista da Oncomed BH, Dr. Amândio Soares.

Entre os sintomas do câncer colorretal estão: mudança do hábito intestinal sem associação com o alimento ingerido, anemia, fraqueza, cólica abdominal, emagrecimento, sangramento pelo reto e sensação de evacuação incompleta. “O tratamento depende da localização do tumor, da sua extensão para outros órgãos e do quadro de saúde do paciente”, ressalta o médico. A prevenção compreende uma dieta rica em vegetais e laticínios, e pobre em gordura, além da prática regular de atividade física.

Sobre a Oncomed 

A Oncomed-BH, clínica especializada na prevenção e no tratamento das doenças neoplásicas, foi fundada em 1994, em Belo Horizonte. Desde então, realiza um trabalho que envolve cuidados diferenciados e tratamento humanizado a todos os pacientes. São especialistas em oncologia, hematologia, nutrição, clínica da dor, psicologia e cardiologia, além de uma equipe de suporte que realiza um acompanhamento efetivo na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças.


Serviço

Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Funcionamento: segunda à sexta-feira, de 8h às 20h
Telefone: 31 3299 1300
Rua Bernardo Guimarães, 3106 – Barro Preto
Belo Horizonte – MG
www.oncomedbh.com.br
 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários