Mais de 600 atletas à descoberta de Melgaço

DO TEXTO:

II Maratona BTT de Melgaço com grande adesão

 
Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

É a II edição, mas já conquistou os amantes do BTT: no próximo domingo, 19 de março, Melgaço será ‘invadido’ por mais de 600 atletas de BTT que participam na II Maratona BTT de Melgaço. As fantásticas paisagens ao longo de todos os percursos são a inspiração ideal.

O número de inscritos superou consideravelmente a I edição onde participaram cerca de 230 atletas: ‘É com enorme satisfação que vemos a elevada adesão a este evento. Esta é a II edição e o número de inscritos quase que triplicou: 406 atletas de competição e 231 de lazer. É ótimo para o nosso Município, rebemos neste fim de semana muitos turistas que também querem assistir às provas.’, realça um dos responsáveis da iniciativa, Jorge Domingues (Melsport), ressalvando que ‘para além de um evento de desporto, este é agora um evento de referência que contribui para a promoção da prática desportiva e que potencia a marca Melgaço e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, cultura, história, costumes, desporto de Natureza entre outros.’

A iniciativa é pontuável para a Taça Cyclin’ Portugal, que arranca em Melgaço, e para o Campeonato do Minho de BTT XCM – Raiz carisma, com a 3ª prova. A Melsport – Melgaço, Desporto e Lazer E.M., a Associação de Ciclismo do Minho e a Federação Portuguesa de Ciclismo do Minho, com o apoio de diversas entidades, são as entidades responsáveis pela organização do evento que acontece por trilhos e caminhos rurais de Melgaço, começando e terminando no Largo Hermenegildo Solheiro.



PROVAS DE COMPETIÇÃO E LAZER

A maratona vai juntar amadores e federados da modalidade em três etapas: Taça Cyclin’- Maratonas XCM 2017 (Maratona Elite - categorias Elite e Master 30/35/40/45) - 83 Km, Maratona Curta (todas as categorias femininas, Master 50/55 e Paraciclismo masculino) - ± 60,5 Km e a Meia Maratona - ± 41,5 Km. ‘Três etapas que permitirão aos participantes desfrutarem de algumas das paisagens mais deslumbrantes do concelho de Melgaço.’, realça Jorge Domingues (Melsport), revelando que ‘o percurso com um nível de dificuldade físico médio alto irá passar por alguns locais de rara beleza, nomeadamente Lobiô, Cavaleiro Alvo, Parque Eólico, Alcobaça, aldeia de Portelinha, Rodeiro, Castro laboreiro, Cousso, Capela de S. Tomé. Alvaredo, Peso e Centro Histórico de Melgaço.’ A partida está marcada para as 09h30.



Como Chegar:

Local de Partida / Chegada: Largo Hermenegildo Solheiro (Em frente à Câmara Municipal de Melgaço)
Coordenadas GPS: 42.113181, -8.259659


Ø  Vigo para Melgaço
 

PADOCK

O Padock será no Largo do Mercado Municipal de Melgaço. O secretariado estará localizado junto ao local de Partida/chegada, no Antigo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Melgaço para os atletas federados e de promoção. A entrega de prémios será no Largo Hermenegildo Solheiro e todos os outros serviços serão junto ao secretariado.
Os banhos e lavagem de bicicletas serão no Complexo de Piscinas da Vila de Melgaço, junto aos Bombeiros Voluntários de Melgaço e da Câmara Municipal de Melgaço, ou em alternativa no Centro de Estágios de Melgaço Comendador Rui Solheiro.

CONSTRANGIMENTOS DE TRÂNSITO

Do convento das Carvalhiças até à estátua Inês Negra vai ser criado um corredor para a prova. Deste local, até ao Largo Hermenegildo Solheiro, será fechado ao trânsito. Poderão ainda existir cortes pontuais.

ZONAS DE ASSISTÊNCIA

As Zonas de Assistência irão ficar junto das estradas Nacionais ou Regionais e estarão devidamente sinalizadas, para que todas as equipas cheguem mais facilmente aos locais.
A organização pede que todas as equipas de assistência circulem com precaução e respeitem as regras de trânsito: todas as ZA’s serão controladas por membros da organização devidamente identificados.

- ZA1 – Lugar de Gavião, Alcobaça, Lamas de Mouro – Km 19,8 da Prova

- ZA2 – Cruzamento Acesso ao Lugar de Alcobaça, Lamas de Mouro – Km 43,3 da Prova
Distância desde a ZA1: 800 Metros

ZA3 – Estrada de Acesso a Cousso, Pomares – Km 61,50 da Prova
Distância desde a ZA2: 12,20 km

Todas as informações estão em www.melsport.pt, como o regulamento e o Road Book.

A SABER…
O arranque da Taça Cyclin’ XCM é em Melgaço, tendo depois mais quatro etapas: Castelo de Vide/Marvão, Mêda, Seia e Açores. Por sua vez, o Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma é composto pelas seguintes provas: Roriz (Barcelos), Ponte de Lima, Melgaço, Paredes de Coura e Monção.


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários