Heloísa Prieto reconta aventuras de pirata irlandesa do século XVI


Apoiando-se em fatos e lendas, livro narra episódios importantes da vida de Grace O’Malley, mulher valente e respeitada em seu tempo



Alba Bittencourt
Portal Splish Splash


Na Irlanda do século XVI, viveu Grace O’Malley, pirata que contrariou todos os costumes para levar uma vida de aventuras em alto-mar. Exímia navegante e estrategista, lutou bravamente contra seus inimigos, desafiando a soberania inglesa. Seus feitos foram cantados em prosa e verso, e, graças a sua ousadia, ganhou respeito de seus pares e adversários — como da rainha Elizabeth I.
 

Misturando fatos verídicos à narrativa de aventura, o livro relata acontecimentos marcantes da história da Irlanda e da vida de Grace — infância, amores, viagens e combates —enfatizando o empoderamento feminino, questão atual e de grande importância. Além disso, a obra contém linha do tempo e anexo informativo com poemas e hinos inspirados na protagonista, acompanhados de notas explicativas.
 

As ilustrações expressivas de Angelo Abu, em laranja e preto, complementam a história, dando vida às cenas e aos personagens com originalidade e ampliando a percepção estética do leitor.

FICHA TÉCNICA
ISBN: 978-85-418-1633-5
Formato: 15,5 x 23 cm
Páginas: 64
Preço: R$ 43,00

Sobre os autores:

Heloisa Prieto nasceu em São Paulo, em 1954, onde vive. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), é mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) e doutora em Literatura Francesa também pela USP. Considerada um dos grandes nomes da literatura infantojuvenil brasileira, com mais de cinquenta títulos publicados, recebeu prêmios importantes, como o da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) e o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro.

Victor Scatolin, também conhecido como Walter Vetor, é poeta, performer e tradutor. Publicou poemas em revistas independentes e traduziu textos de Ezra Pound, E. E. Cummings, James Joyce, Friedrich Hölderlin, entre outros. Como performer, desenvolve trabalhos ligados a poesia, cinema e música com o grupo Riverão, do qual é um dos fundadores. Rua Tenente Lycurgo Lopes da Cruz, 55 Água Branca 05036-120 São Paulo SP Tel. 11 2111-7400 edicoessm@grupo-sm.com www.edicoessm.com.br

Sobre o ilustrador: Angelo Abunasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1974. Graduado em Cinema de Animação pela Escola de Belas Artes da UFMG, assina mais de setenta obras como ilustrador. Em 2000, foi finalista do prêmio Jabuti na categoria Melhor Ilustração com Pena-Quebrada (o indiozinho).

Sobre a editora: Fundada em 1937, a SM não se intitula uma empresa mas, sim, um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: em primeiro lugar, na elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos e de literatura infanto-juvenil, e, em segundo, no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina todos os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da educação e levar a docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. No Brasil, atua desde 2004.

Sobre a coleção: Concebidos por autores e ilustradores de renome no cenário nacional e estrangeiro, os sofisticados álbuns da coleção Rodopio ampliam a percepção estética pela relação interdependente e dinâmica estabelecida entre texto e imagem — característica típica desse gênero inovador. Ilustrações expressivas convidam à participação criativa, deixando espaço para o enigmático ou irrepresentável, preenchendo lacunas propositadamente abertas do enredo e ampliando sentidos da leitura. Os álbuns aqui reunidos favorecem o desenvolvimento da competência visual e provocam o pensamento e a imaginação.
Alba Maria Fraga Bittencourt

Sobre a autora

Alba Bittencourt - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e Administradora/Redatora do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário