Campanha da Fraternidade 2017: editora lança material gratuito para escolas


Edições SM fornece material gratuito para professores trabalharem a Campanha da Fraternidade 2017 em sala de aula

                                                                                                                                  
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Material tem o objetivo de incentivar educadores e educandos a viver em sintonia com cada bioma que compõe o Brasil e a respeitar seus respectivos povos

Nesta semana, começa a Campanha da Fraternidade de 2017, com o tema "Fraternidade: Biomas brasileiros e diversidade da vida" e o lema "cultivar e guardar a criação”, e a SM preparou um material especial para os professores trabalharem nas escolas durante o ano letivo.

Disponibilizado para download, o material traz planos de aula baseados no tema da Campanha da Fraternidade que auxiliarão o professor a trabalhar o assunto em sala de aula. Trata-se de um caderno de atividades com sequência didática para os anos iniciais (1º ao 5º ano), finais (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. O professor poderá escolher e adaptar conforme os diferentes contextos e as realidades escolares, bem como inovar a partir da sua experiência e do conhecimento dos seus educandos.

As atividades visam contemplar os objetivos de aprendizagem do Ensino Religioso assinalados pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC), tendo em vista favorecer a integração do conhecimento em diálogo com o contexto sociocultural do país. Neste sentido, as atividades sugeridas possuem potencial interdisciplinar, o que permite um diálogo com outras áreas de conhecimento, no planejamento de projetos de ensino que venham a fortalecer uma aprendizagem cooperativa e significativa dos educandos.

“O material não será comercializado. Trata-se de uma ferramenta disponibilizada de forma gratuita para as escolas, o que reforça o compromisso da SM com as instituições de ensino brasileiras.” afirma Janaína Paim, Gerente do Núcleo de Escolas Católicas do grupo no Brasil.

Confira os materiais aqui:

Ensino Fundamental I: https://goo.gl/yImvqt
Ensino Fundamental II: https://goo.gl/wWAaLH
Ensino Médio: https://goo.gl/fbGE8Y

Sobre a Campanha da Fraternidade: É realizada todos os anos pela CNBB –Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Trata-se de uma campanha que envolve a comunidade com diversas ações pastorais em todas as regiões do Brasil. É marcada pelo empenho de todos em favor da solidariedade e fraternidade, sempre abordando temas atuais, que a cada ano propõem uma transformação social e comunitária, seja ela em desafios sociais, econômicos, culturais e até mesmo religiosos.

Sobre o grupo: A SM nasceu formalmente em 1937, com o trabalho docente de religiosos da ordem Marianista, na Espanha. A, SM defende uma educação integral, que considera o indivíduo em suas múltiplas dimensões e se preocupa com os valores e princípios cristãos para a formação do cidadão e da sociedade. Com 80 anos de existência, o Grupo SM permanece fiel a seu espírito de origem e ao compromisso de contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos países onde atua. Essa inciativa é materializada em forma de um projeto cultural e educativo com duas áreas de atuação plenamente integradas: (1) por meio das editoras do Grupo, a elaboração e oferta de conteúdos e serviços educativos de prima excelência, sobretudo didáticos, literatura infantil e juvenil, informativos, dicionários e livros para o Ensino Religioso e de idiomas, e (2) no trabalho social realizado pela Fundação SM, que destina os recursos provenientes da atividade comercial da SM para melhorar a qualidade da Educação e levar docência e cultura aos setores menos favorecidos da sociedade. Focada no âmbito ibero-americano, a SM está presente em dez países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários dedicados a esse projeto. No Brasil, atua desde 2004.

Licenciada em Robertologia Aplicada e Ciências Afins. Redatora militante do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal.

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário