Acessibilidade no mercado cultural será tema de debate online

DO TEXTO:

Felipe Mianes, consultor em audiodescrição, participa de um bate-papo no site do projeto Diversidade na Rua da Mercur


Alba Bittencourt
Portal Splish Splash

No Brasil e no mundo ainda existe muito desconhecimento sobre as pessoas com deficiência e seus direitos. Muitos consideram que a inserção da  Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da audiodescrição como um custo a mais para os projetos culturais, quando, na verdade, se trata da contemplação de direitos adquiridos pelas pessoas com deficiência.

Diante disso, na próxima terça-feira, dia 14 de março, às 18h, o site do projeto Diversidade na Rua (http://www.diversidadenarua.cc/)  da empresa Mercur, realizará um debate online aberto ao público sobre os diversos desafios e possibilidades do mercado cultural e acessibilidade desses espaços.

A mediação do debate, que terá como tema o “Mercado cultural e acessibilidade: desafios e possibilidades”, será com o consultor em audiodescrição e vice-presidente da Associação Gaúcha de Audiodescritores (Agade), Felipe Mianes, que tem baixa visão desde a infância e enfrentou graves problemas de acessibilidade arquitetônica e atitudinal em sua formação e inclusão no mercado de trabalho.

“Geralmente, as pessoas pensam que quem tem uma necessidade específica é que deve ou não se adequar a um ambiente, mas o problema está no local ser ou não acessível – e não nas pessoas que o frequentam. E entender isso é fundamental. Os desafios ainda são maiores do que as conquistas que temos obtido nos últimos anos. Precisamos conscientizar as pessoas para que entendam a acessibilidade como um direito e não como uma forma de caridade. Afinal, precisamos de mais libras, audiodescrição, legendas, ambientes acessíveis do que meramente uma cota de gratuidade de ingressos por espetáculos, por exemplo”, comenta Mianes.

Por ser aberto ao público, qualquer pessoa que tenha interesse no tema pode participar do debate, basta acessar o site www.diversidadenarua.cc/debate.
O formato é como o de um fórum: as questões são lançadas pelos participantes e todas as respostas podem ser replicadas. Para interagir é preciso fazer um cadastro rápido e simples.

SERVIÇO

Debate aberto Diversidade na Rua
Tema: Mercado cultural e acessibilidade: desafios e possibilidades
Data: 14 de março de 2017
Horário: 18h
Para participar acesse: http://www.diversidadenarua.cc/debate


Sobre Felipe Mianes: é graduado em história pela PUCRS, mestre e doutor em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorado sanduíche na Universidad Autônoma de Barcelona. Atualmente, ele realiza Pós-Doutorado na Universidade Luterana do Brasil, na qual realiza pesquisas sobre o processo de formação de professores para o uso da audiodescrição como ferramenta pedagógica. Pesquisador nas áreas de deficiência visual, inclusão escolar, formação de professores, Estudos Sobre Deficiências, estudos Culturais em Educação e narrativas autobiográficas de pessoas com deficiência e audiodescrição, é consultor em audiodescrição e ativista na área e Vice-Presidente da AGADE (Associação Gaúcha de Audiodescritores)

Sobre a Mercur:

A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade.
A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis. Nessa caminhada, a empresa tem descoberto novas maneiras de construir soluções com as pessoas, a partir das necessidades delas.  Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação, saúde, como: borrachas de apagar, bolsas térmicas, muletas e produtos voltados a pessoa com deficiência. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.

Mercur na Web:

Site da Mercur: www.mercur.com.br
Mercur no Facebook: Mercur Oficial
Mercur no Twitter: @mercuroficial
Mercur no Youtube: Mercur S/A
Mercur no Google Plus: https://plus.google.com/+mercuroficial/posts
Nas redes sociais, utilize a hashtag:#bompratodomundo


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários