O que é o transtorno de ansiedade de separação?


Livro, publicado pela Boa Nova Editora e escrito pela terapeuta Daniele Vanzan, traz história de Chico, um garoto que não conseguia se desgrudar dos pais

                                                                                                                                                
Alda Jesus
Portal Splish Splash

Na obra Não Consigo Desgrudar da Mamãe, escrita pela terapeuta Daniele Vanzan com participação de Milton Menezes, Chico é um menino doce que apresenta uma grande dificuldade: afastar-se dos pais para realizar suas atividades diárias, como ir para a escola ou dormir na casa dos primos. Quando a mãe o deixa na escola, por exemplo, sofre muito, pois tem medo que ela não volte para buscá-lo. Assim, deixa de se divertir com os amigos ou de se distrair.

Então, os pais de Chico procuram uma terapeuta, que começa a ajudar o pequeno a descobrir e superar o problema, chamado Transtorno de Ansiedade de Separação.

Nesse dia, todos puderam falar sobre o que vinha acontecendo com Chico quando precisava se afastar da sua mãe: ele não conseguia desgrudar da mamãe! E começaram a pensar nas coisas que Chico perdia enquanto estava preso à mãe: o cinema com os amigos, férias na casa do primo que ele amava, dormir na casa do amigo ou da vovó... Puxa, quantos momentos divertidos ele deixava para trás!

Através de brincadeiras e atividades interativas no consultório, Chico começa a controlar as sensações ruins e a se sentir mais seguro quando distante da mãe.

Na obra, além da história ilustrada, a autora explica melhor o conceito de Transtorno de Ansiedade de Separação, de acordo com as suas experiências como terapeuta em consultório. Com isso, ela pretende fazer as pessoas entenderem melhor o que é o problema, em vez de tratarem a situação como birra, manha ou tentativa de chamar a atenção dos adultos.

Quais os motivos de sofrimento das crianças? Quais cuidados precisam ser tomados com elas? E quando não se percebe nada que justifique o sofrimento da criança? Como fazer com que elas superem o medo da separação? Essas são algumas das perguntas respondidas pela terapeuta com o objetivo de auxiliar os pais a lidarem com o transtorno.

Neste livro, Daniele traz possíveis explicações que podem ocasionar o problema, além de deixar claro que às vezes até mesmo experiências de vidas passadas podem influenciar no comportamento e nas reações emocionais das crianças.

Ficha técnica:
I.S.B.N: 978-85-8353-052-7
Tamanho: 27x27
Páginas: 36
Preço: R$ 10,90

Sobre a autora: Daniele Vanzan formou-se em Psicologia na Universidade Gama Filho em 2001 e se especializou em Psicologia Jurídica. Em 2004, fez a formação como Terapeuta de Vida Passada no Instituto Vita Continua com Milton Menezes e logo foi convidada para atuar como Monitora das Turmas seguintes de Formação em TVP. Realizou com Milton Menezes também a Formação em TTC, o Curso Avançado em TVP, o Curso de Competências Essenciais e o de Constelação Sistêmica. Em TVP, participou dos cursos do Hans Ten Dam e Roger Hoolger trazidos ao Brasil pelo IVC, do 3º Congresso Mundial de TVP em 2008, do Curso de TVP com Crianças ministrado pela Alice Cabral, do Summer School em Kleve-Alemanha em 2009 e do treinamento com Morris Netherton em Portugal no ano de 2011. Vem desenvolvendo técnicas e recursos para trabalhar com crianças usando terapia regressiva, constelação sistêmica, personificação e trabalho energético. É Terapeuta de Vida Passada com Crianças. É Supervisora de Casos em TVP e TVP com Crianças. Atualmente, é vice-Presidente do Instituto Vita Contínua e está à frente da Administração do mesmo.
Alda Jesus

Sobre a autora

Alda Jesus - Doutorada em Robertologia Aplica e Ciências Afins. Redatora do Portal Splish Splash e do site oficial da Confraria Cultural Brasil-Portugal. Leia Mais sobre a autora...

Compartilhar Google Plus
    Deixe o seu comentário

0 comentários :

Enviar um comentário