Eclipse solar com "anel de fogo" poderá ser visto no Brasil neste domingo

DO TEXTO:

O domingo de Carnaval, 26 de fevereiro, terá um encanto a mais para os brasileiros: um eclipse solar raro, que deixará uma espécie de anel de fogo ao redor do sol. A data marcará o primeiro eclipse anular do ano.

Este fenômeno acontece quando Terra, Lua e Sol se alinham, mas o diferencial é que, neste caso, a Lua não cobrirá completamente o Sol, pois estará longe demais para isso. O que sobra é um grande círculo de luz ao redor da sombra escura.

No Brasil, o eclipse poderá ser visto em algum momento entre as 09h00 e 12h00 em todas as capitais, exceto Rio Branco, Macapá, Manaus, São Luís, Belém, Porto Velho e Boa Vista. Quem estiver em São Paulo poderá acompanhar o fenômenos a partir das 10h02, enquanto os cariocas devem ficar de olho no céu a partir das 10h10.

Quando o sol estiver quase completamente coberto, será possível notar uma queda na temperatura e na luminosidade. Lembrando que não é seguro olhar diretamente para o Sol. O ideal é usar óculos especiais ou procurar por eventos organizados em observatórios espaciais.

In
canaltech
https://canaltech.com.br/noicia/geek/eclipse-solar-com-anel-de-fogo-podera-ser-visto-no-brasil-neste-domingo-89850/

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários