Eventos celebram o Dia da Consciência Negra no Brasil

DO TEXTO:
Data é comemorada no domingo (20)-Reprodução/ABr

Confira a programação cultural para celebrar o Dia da Consciência Negra

Fundação Palmares apoia atrações de cultura afro em Alagoas, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Pernambuco 

Portal Brasil

Para celebrar o dia Dia da Consciência Negra, comemorado neste domingo (20), a Fundação Cultural Palmares oferece uma programação voltada para a valorização da cultura negra.

Na cidade União dos Palmares (AL), onde viveu Zumbi, as atividades começam às 7h e seguem até às 17h no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga. Na Praça Brasiliano Sarmento, estão previstos shows de reggae, rock, samba e MPB, das 18h às 22h20.

Já em Maceió, na Casa de Jorge de Lima, às 20h, haverá uma apresentação do espetáculo Projeção Mapeada - Narrativas em Movimento. No Teatro Linda Mascarenhas estará aberta, das 8h30 às 17h, a exposição "Lelia Gonzalez: o feminismo negro no palco da história". O Parque Shopping Maceió recebe as exposições fotográficas "Raízes", "História da Enfermagem Brasileira: A Contribuição Afrodescendente" e "Pretas, a beleza na cor", além de apresentar os vídeos da campanha "Filhos do Brasil", do governo federal.

Outros estados


A Fundação Palmares também apoia a realização do Circuito Cultural de Dança Afro-Brasileira, que leva apresentações de danças, aulas e workshops gratuitos ao Plano Piloto de Brasília e a 14 regiões administrativas do Distrito Federal. A ideia do circuito é dar ao público a oportunidade de ter contato com a diversidade cultural da cidade e promover o resgate histórico das danças de matriz africana.

Em Petrópois, no Rio de Janeiro, na segunda-feira (21) vão ocorrer apresentações de dança das 17h às 21h30 na Casa de Cláudio de Souza.

Em Florianópolis (SC), foi inagurada a exposição "Vozes que pulsam – Memória e cultura afro-brasileira em Santa Catarina", também disponível ao público.

O Museu da Abolição (MAB/Ibram), em Recife (PE), também preparou atividades para celebrar a data: ações de formação, lançamento de livro, campanha virtual, encontros com representantes de terreiros e coletivos afro-brasileiros, música, oficinas, poesia e a abertura de exposição. Mais informações na rede social do museu - http://museudaabolicao.museus.gov.br/

 In brasil

http://www.brasil.gov.br/cultura/2016/11/confira-a-programacao-cultural-para-celebrar-o-dia-da-consciencia-negra 



POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários