Recital de poesia e trova “Ngonguita Diogo e convidados”, em Luanda - Angola

DO TEXTO:

Escritora Ngonguita Diogo “aquece” recital de poesia

O Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) realiza na terça-feira, 30/08, pelas 18h00, no seu auditório, no bairro dos Coqueiros, em Luanda,  o recital de poesia e trova denominado “Ngonguita Diogo e convidados”.

No recital de poesia, a escritora Ngonguita Diogo leva ao palco poemas de Agostinho Neto, Mário Arsénio, António Gonçalves, Luís Rosa Lopes, Nguimba Ngola e da sua autoria, dividindo o espaço com os declamadores Ângelo Reis (Poeta dos Pés Descalços), Amélia da Lomba, John Bella e Kiocamba Cassua, ao som do pianista Jaime Chacale e dos trovadores Júlio Gil e Círios.

Na ocasião, vai ser, igualmente, exibida uma peça de teatro inspirada na obra de Ngonguita Diogo intitulada “Acudam Maria do Rangel”.

A organização da iniciativa espera recolher doações espontâneas de produtos não perecíveis, de higiene e de limpeza para uma instituição de caridade em Luanda.

Ngonguita Diogo - Escritora

A iniciativa está enquadrada numa parceria de intercâmbio cultural entre o CCBA e a escritora Ngonguita Diogo, enquanto representante da Academia de Letras do Brasil e escritora angolana.

Ngonguita Diogo, pseudónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, nasceu no dia 4 de Maio de 1963, em Cazengo (Ndalatando), província do Cuanza Norte. 

Foi descoberta no mundo literário em 2004, pelo escritor e amigo John Bella. A sua estreia aconteceu em 2010, por sinal, no ano em que completou 47 anos de idade.

Desde aquela data, a sua paixão pela literatura foi ganhando espaço e, de forma indelével, conquistando os leitores que, concomitantemente, a obrigaram a colocar, regularmente, mais obras no mercado como: “No Mbinda o ouro é sangue” (2010), reeditado no Brasil, “Weza a princesa” (2010), reeditado em Portugal, “Sinay” (2011), reeditado no Brasil, “A minha baratinha” (2011), “Acudam Maria do Rangel” (2013) e “Da alma ao corpo” (2014).



O seu percurso literário conta ainda com um CD de poemas intitulado “E assim virei Maria”, além de vários poemas no suplemento “Vida e Cultura” do Jornal de Angola, assim como nos semanários O Independente e Agora.

Ngonguita Diogo é membro do Movimento Lev’arte em Angola.

Escritora angolana Ngoguita Diogo (à direi.) graduada pela académia de letras do brasil

A escritora angolana é membro da Academia de Letras do Brasil de São José do Rio Preto, ocupando a cadeira nº 01 em Luanda.

In
jornaldeangola

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários