Festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina

DO TEXTO:

Festival Latinidades 2016: acompanhe a cobertura

O Festival Latinidades, o maior festival de mulheres negras da América Latina,chega à sua nona edição com debates e atividades culturais relacionadas à promoção da igualdade racial. Neste ano, as discussões das formativas se dão e torno do tema comunicação e a importância do ativismo negro na veiculação de conteúdos que promovam empoderamento da população negra e também da conquista de espaços nas mídias tradicionais privadas, públicas e alternativas no combate e enfrentamento do racismo.

Os veículos da EBC estarão durante o decorrrer do evento (de 25 a 31 de julho) acompanhando tudo o que acontece por lá. Confira abaixo alguns destaques da nossa cobertura:

Abertura do Festival Latinidades


A TV Brasil esteve presente na abertura do Festival Latinidades. A apresentadora do Repórter Brasil, Luciana Barreto e o produtor cultural Dom Filó estiveram na mesa de abertura do evento, que debateu a questão da democratização da comunicação e a promoção da equidade racial. Confira a matéria:


 
 
O jornalista da TV Brasil Pedro Henrique Moreira também entrevista Bruna Pereira, uma das organizadoras do Latinidades. Ela fala sobre o surgimento do festival como uma forma de celebrar o Dia Internacional da Mulher Afro Latino-Americana e Caribenha, em 25 de julho, e de abrir espaço para debater questões ligadas ao enfrentamento do racismo e da busca por igualdade racial.

 
 
Rap como campo de resistência da mulher negra
 
A cantora, arte-educadora e rapper Thabata Lorena, conta ao Portal EBC um pouco da sua trajetória de vida na periferia do Distrito Federal e de como a música lhe trouxe o despertar de sua identidade negra.

 
 
Empoderamento via You Tube

A jornalista baiana Maíra Azevedo fala ao Portal EBC da Tia Má, a personagem que criou no You Tube para dar, de forma irreverente, conselhos sobre relacionamentos às mulheres negras.
 
 
 
Estética como estratégia política
 
A antropóloga Denise Costa (UnB) mostra ao Portal EBC como a questão do uso do cabelo natural e da estética afro têm crescido entre as mulheres negras como forma de aceitação de sua identidade e de se colocarem contra os padrões opressores racistas e sexistas.
 
 
 
Escrevendo pela visibilidade 
 
A baiana Larissa Santiago é publicitária e escreve para o portal Blogueiras Negras, que surgiu em 2013. "A gente tem construído essa nossa missão de continuar fazendo mídia negra para mulheres negras, visibilizando a escrita das mulheres negras e tentando atingir outros lugares", conta.

 
 
 In ebc
 


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários