História desconhecida de Portugal

DO TEXTO:

História desconhecida de Portugal:os franceses que colonizaram o Alentejo no século XII

Quando os mouros foram expulsos do Alentejo algumas localidades foram colonizadas por Franceses Nisa foi uma dessas localidades.

Em 1199 D. Sancho I doa a Herdade Açafa á ordem do Templo,este território era delimitado,de modo muito sumário a norte pelo rio Tejo e a sul detinha parte do território Dos actuais conselhos de Nisa,Castelo de Vide e parte do território espanhos junto á actual Fronteira.Estas doações tinham como objetivo fixar moradores em zonas ermas e despovoadas E consequentemente defender o território.


Os Templários edificaram uma fortaleza que os defendesse dos infiéis e sinalizava a posse desses territórios.Ao mesmo tempo o monarca anuncia a vinda dos colonos franceses,que Chegaram de forma faseada,sendo o último grupo destinado ao povoamento de Açafa.

Instalaram-se junto das fortalezas construídas pelos monges guerreiros e aí ergueram habitações,fundaram aglomerados populacionais a que deram o nome das suas terras de origem.É nesse sentido que surge possivelmente o de Nisa,ou seja sendo os primeiros habitantes oriundos de Nice,ergueram aqui a sua “Nova Nice” ou melhor dizendo,aNisa a Nova,que encontramos nos documentos,e quando surge o termo Nisa a Velha,este refere-se á sua antiga terra de origem,a Nice francesa. 


Assim terão nascido Arêz (de Arles),Montalvão (de Montauban),Tolosa (de Toulouse ),cidades do sul da França.O primeiro foral dado á Vila de Nisa entre1229 e 1232,pelo Mestre Dom Frei Estêvão de Belmonte.

Em 1512 D. Manuel I atribuiu novo Foral á Vila,aparecendo a palavra Nisa escrita com dois “ss”,ou seja Nissa,provavelmente sob a influência da palavra Nice.

Ao conselho de Nisa foram anexados os de Arêz e Montalvão por decreto de 6 de Novembro De 1836 e os de Alpalhão e Tolosa no decreto de 3 de Agosto de 1853,tendo sido desanexadas Em 1895 e novamente anexadas em 1898.

in-http://www.vortexmag.net
POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários