De Roberto Carlos a Scorpions: ouça lista com 12 músicas sobre Aparecida

DO TEXTO:


Padroeira possui clássicos de vários artistas gravados em sua homenagem. Entre canções selecionadas estão Paula Fernandes e Andrea Bocelli


 A devoção por Nossa Senhora Aparecida é democrática. A mãe de Jesus foi homenageada por artistas de gêneros variados e em interpretações em muitos idiomas.


 Às vésperas do dia 12 de outubro, feriado da Padroeira, o G1 preparou uma lista com 12 músicas sobre a Santa. Confira os clássicos e aproveite para ouvir suas canções preferidas.

 1 - Nossa Senhora por Roberto Carlos


 A música composta por Roberto Carlos em conjunto com Erasmo Carlos, lançada 1993 é um dos principais clássicos relacionados à Nossa Senhora Aparecida. O cantor, líder da Jovem Guarda, sempre foi devoto. Por isso, durante sua carreira, o Rei passou a incorporar músicas religiosas ao seu repertório. Suas composições sobre Nossa Senhora Aparecida viraram referência e sucesso em todo país.

                 



2 - Ave Maria do Morro por Scorpions.


A música composta pelo brasileiro Herivelto Oliveira, em 1943, ganhou regravações de vários artistas e em diversos idiomas. Ganhou inclusive uma versão do grupo alemão Scorpions, registrada no CD ao vivo Live Bites, de 1995. O idioma escolhido pela banda na interpretação foi o espanhol. Por mais que a apresentação fosse em shows de rock'n'roll, a música, em ritmo de balada, fez sucesso entre os fãs que costumavam acender velas na hora da canção.

                   




3 - Romaria por Tânia Mara e Paula Fernandes.


 A música composta por Renato Teixeira foi gravada inicialmente por Elis Regina, em 1977. Com o passar do tempo, também ganhou interpretação de artistas renomados como Fagner, Daniel e Zé Ramalho. O refrão "Sou caipira, pira, pora, Nossa Senhora de Aparecida", é um dos hinos para os devotos da Santa. Nesta versão, Tânia Mara cantou ao vivo, com uma aparição surpresa ao público de Paula Fernandes.
                                              


4 - A Padroeira por Joana


 A música ficou conhecida por ser tema de abertura da novela "A Padroeira", veiculada pela TV Globo entre 2001 e 2002. A canção foi composta por Sérgio Saraceni e Ronaldo Monteiro de Souza, especialmente para a trama, que tinha como pano de fundo a luta dos pescadores da região do Vale do Paraíba pelo reconhecimento do culto a Nossa Senhora Aparecida, cuja imagem foi encontrada por eles no rio Paraíba do Sul.

               



5 - Ave Maria por Andrea Bocelli


 A canção composta por Franz Schubert no século 19 é conhecida por ter sido reproduzida por grandes nomes da música clássica. A versão escolhida pelo tenor italiano Andrea Bocelli, devoto de Nossa Senhora, é reproduzida em todos seus concertos. A canção foi gravada por ele em um de seus primeiros CDs: Viagggio Italiano, lançado em 1996. Antes disso, o artista já tinha feito sua própria versão de Ave Maria no Morro, em 1994.

              



6 - Quem é esta senhora? por Padre Antônio Maria


 A música composta pelo religioso foi gravada em 2003. A letra trata, em curtas estrofes, da vida de Nossa Senhora desde que concebeu Jesus até a crucificação. O padre de 70 anos tem outras músicas em homenagem à Santa como Minha Mãe Admirável e A Visita da Mãe Peregrina. O nome "Antônio Maria", inclusive, não é uma coincidência. Foi adotado por ele, já que seu nome de batismo é Antônio Jorge Moreira.

       




7 - Maria de Nazaré por Padre Zezinho Composta pelo próprio cantor, é um dos hinos relacionados à Nossa Senhora. Percursor entre os padres artistas, Padre Zezinho tem esta música como seu primeiro grande sucesso. Em seus 50 anos de carreira, o artista escreveu 90 livros e gravou 118 discos, com músicas traduzidas na Itália, Indonésia, Angola, África do Sul, Espanha e Ilhas Fiji. Padre Zezinho não faz mais shows para grandes públicos desde 2013, quando sofreu um AVC.

                





8 - Nossa Senhora Aparecida por Rick e Renner


 O cantor Rick compôs essa música como prova de devoção à Santa. A canção faz parte de um álbum ao vivo da dupla sertaneja de 2005. Rick é tão apegado à Nossa Senhora se casou na Basílica de Aparecida, em março de 2015, após 30 anos de união com Geralda Carvalho. A cerimônia foi conduzida pelo padre Fábio de Melo. A dupla sertanejase separou no início deste ano. Rick segue carreira solo.

               



9 - Mãezinha do Céu por Padre Marcelo


 Outro hino relacionado à Nossa Senhora. A música foi gravada pelo Padre Marcelo Rossi em um CD dedicado à Aparecida. O álbum "Maria mãe do filho de Deus" foi lançado em 2003. No entanto, antes mesmo de lançar o título, a canção já fazia parte das missas de Padre Marcelo Rossi. O tema é mais voltado para crianças e fala da fé mesmo para quem não sabe rezar. Até hoje, nas missas do padre, a canção é reproduzida.

                 



10 - Dai-nos a Benção por Anjos de Resgate

 Quem já assistiu a uma missa no Santuário Nacional, com certeza, conhece esta canção. Trata-se da música que encerra todas as missas na basílica. A interpretação fez parte de um CD lançado pelo Santuário em homenagem à visita do Papa Bento 16ao Brasil, em 2007. A diferença, no entanto, está no ritmo. A composição que encerra as missas é lenta, enquanto a versão do Anjos de Resgate tem
solos de guitarra.

               



11 - Nossa Senhora do Brasil por Bruno e Marrone.


 A dupla sertaneja fez sua homenagem à Nossa Senhora Aparecida na gravação do acústico em 2007. A música teve participação especial do Padre Marcelo Rossi, além de um coro infantil. A composição é do próprio Bruno, que inclusive, tem itens expostos na Sala das Promessas do santuário. As doações foram feitas pelo próprio cantor, que costuma visitar o templo para agradecer pela carreira.

                 




12 - Todas as Nossas Senhoras por Roberto Carlos

 Outra dobradinha entre Roberto Carlos e Erasmo Carlos em homenagem à Nossa Senhora. Nesta música, o Rei e o Tremendão falam sobre as diversas Marias que, apesar dos vários nomes, são uma só: Nossa Senhora. A canção foi composta para uma coletânea lançada em 1999. O álbum se chama "30 Grandes sucessos". Apesar de ser duplo, os dois CDs começam com Todas as Nossas Senhoras.
                     
                      


in-http_//g1.globo.com
POSTS RELACIONADOS:
1 Comentários

Comentários

  1. Videos maravilhosos que emocionam muito. Obrigada aos que postam tanto video lindo. Letty Maria IMpelizieri.

    ResponderEliminar