Morre a primeira fã de Roberto Carlos

DO TEXTO: Nos anos sessenta, as irmãs Gercy e Leonôr chegaram a viajar para o Rio de Janeiro para assistirem as apresentações de Roberto Carlos nas rádios e...
Fotos de Carlos Marley com as irmãs Volpato, na Casa de Cultura Roberto Carlos.

Dona Gercy foi autora da primeira carta enviada para o seu ídolo mirim



user-image


Na sexta-feira da paixão (29), morreu na cidade de Cachoeiro de Itapemirim, dona Gercy Volpato, aos 94 anos, considerada a primeira fã de Roberto Carlos
 
Dona Gercy Volpato nasceu em 22 de novembro de 1929, na localidade de Alto Canudal, interior de Cachoeiro de Itapemirim. Aos 13 anos a sua família mudou-se para Cobiça, distrito de Vargem Grande do Soturno, no município de Cachoeiro de Itapemirim. Foi desta localidade que a sua admiração por Roberto Carlos começou a se construir em 1950, quando ouviu o rei em um programa de calouro infantil na ZYL-9  ̶ Rádio Cachoeiro. À época, Roberto tinha apenas nove anos – com onze ou doze anos ganhou um programa na rádio, que apresentava duas vezes por semana.
 
Juntamente com a sua irmã Maria Leonôr (1937–2008) as irmãs Volpato  passaram a frequentar o auditório da Rádio Cachoeiro para ver Roberto Carlos. Nem a distância e a caminhada de duas horas as impedia para assistir o menino cantor ao vivo. Dona Gercy foi autora da primeira carta enviada para o seu ídolo mirim. 

Nos anos sessenta, as irmãs Gercy e Leonôr chegaram a viajar para o Rio de Janeiro para assistirem as apresentações de Roberto Carlos nas rádios e emissoras de tv. 

Durante tantos anos acompanhando e se encontrando com Roberto em programas de rádios e em shows, somente em 1963, quando Roberto Carlos se apresentou no programa do Chacrinha, na Rádio Globo, e as irmãs  Volpato foram prestigiá-lo no auditório e conseguiram pegar o primeiro autógrafo do cantor.

Já a primeira foto junta com Roberto foi tirada em 1966 no estúdio da Rádio Cachoeiro, após o show do cantor no Cine Teatro Broadway, em Cachoeiro de Itapemirim. 
  
Dona Gercy conta em uma reportagem uma experiência vivida em 1986, quando Roberto Carlos esteve em Cachoeiro de Itapemirim para gravar algumas imagens para o especial de fim de ano da Rede Globo. Nas filmagens Roberto Carlos aparece no trem que, inclusive, passava em Cobiça, região onde as irmãs Volpato moravam. 

Ela relata: “Era uma segunda-feira de manhã e estávamos varrendo o quintal. Aí escutamos um barulho de trem, e, nessa época, nem ligávamos, porque o trem passava toda hora. Quando olhei para a linha, o trem estava todo iluminado e quando me dei conta, começou a tocar uma música do Roberto Carlos e vi que era ele quem estava lá. Lôra e eu jogamos as vassouras longe e saímos correndo. Quando chegamos no meio do morro, o trem já ia passando, e, da janela, ele falou: ‘Estou gravando para vocês, meus amores!’. Aí nós enlouquecemos! O trem não podia parar e corremos para a estação. Aí o telegrafista disse que o trem passaria bem devagar, mas ele não tinha ordem de pará-lo. Aí quando o trem passa, vimos o pessoal da Globo e, enfim, gritamos: ‘Roberto, chega da janela!’. Ele chegou, pegou em nossa mão e não entendemos bem o que ele disse, pois estava um barulho muito forte. Só entendemos que ele falou que chegaria em Cachoeiro, daria uma entrevista e que voltaria daqui a um ano para um show na cidade”.

Foram muitas histórias vividas por Dona Gercy, e um grande número de pessoas de várias partes do Brasil visitaram o seu acervo, na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, para conhecerem o seu material e as suas histórias que dariam para escrever um livro da primeira fã de Roberto Carlos. 

Lembro com saudade o dia em que conheci as irmãs Volpato. Foi no ano de 2005, na Casa de Cultura Roberto Carlos, durante os festejos da Semana do Rei em Cachoeiro de Itapemirim. Veja foto abaixo.

Carlos Marley e as irmãs Volpato.

Carlos Marley na Casa de Cultura Roberto Carlos

Essa é uma pequena homenagem a pessoa que tem mais tempo como fã do Roberto Carlos do que o artista de carreira. 

Assista ao vídeo clipe "Aquela Casa Simples" gravado em Cachoeiro de Itapemirim.




*Carlos Marley, nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários