Como escolher e instalar um template no Blogger com toda a segurança

DO TEXTO: Antes de optar por determinado template, teste se o seu carregamento é minimamente adequado, garantindo um bom desempenho.
O mundo da internet com blogs e sites


TUTORIAL PARA BLOGUERES


A opção pelos modelos (templates) gratuitos de terceiros, na nossa opinião só se justifica se o objetivo for apenas o de experimentar se as ferramentas de determinado modelo vão de encontro à nossa expectativa


Por: Armindo Guimarães

Existem no Blogger bons modelos (templates) gratuitos para blogues, sobre os quais nada temos a apontar de especial, a não ser o facto de todos eles, como não podia deixar de ser, reunirem todas as condições para o bom funcionamento de um blogue sobre todos os aspectos.

Entretanto, o facto de os modelos do Blogger não possuirem certas ferramentas que alguns blogueres pretendem, faz com que o recurso a modelos de terceiros seja uma opção bastante frequente, também na modalidade gratuita, bem como na modalidade paga.

A opção pelos modelos gratuitos de terceiros, na nossa opinião só se justifica se o objetivo for apenas o de experimentar se as ferramentas de determinado modelo vão de encontro à nossa expectativa, caso em que, se nos agradar, o melhor é optarmos pelo mesmo modelo, porém na modalidade paga, vulgarmente designada "Premium", isto porque o modelo gratuito, para além de não possuir todas as "perfomances" da modalidade paga, tem também o senão de possuir alguns "scripts" que, quanto a nós, prejudica grandemente o bom funcionamento do blogue, além de que a opção paga garante normalmente a reclamação do comprador face a determinado item que não funcione como o anunciado.

Existem modelos que se adaptam perfeitamente a todos os temas, mas há também os que são criados exclusivamente para conteúdos específicos, como culinária, vídeos, literatura, loja, saúde, desporto, magazine, entre outros. No geral, todos os modelos recentes foram criados tendo em atenção factores importantes para o bom funcionamento do blogue, tais como:

SEO (Search Engine Optimization)

- A importância do SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para motores de busca, em português, é um conjunto de técnicas para sites, blogues ou páginas da internet, com o objetivo de melhorar o posicionamento orgânico no Google. 

RESPONSIVO

- O sistema RESPONSIVO, permite aos sites, blogues ou páginas da internet estarem programados para apresentar diferentes configurações, adequando-se automaticamente ao formato do ecrã em que é exibido, caso dos computadores e dispositivos móveis.

VELOCIDADE

- A velocidade do site, blogue ou página, é um fator importante numa estratégia de SEO, pois impacta os resultados de pesquisa no Google, além de que da velocidade depende a visita ou não de utilizadores que normalmente nunca têm por lema "quem espera sempre alcança", pois segundo estatisticas a este respeito, 40% das pessoas abandonam um blogue ou site se os mesmos demorarem mais de 3 segundos para carregar, além de que uma boa velocidade permite aos robôs do Google indexarem as publicações mais rapidamente. 

Ainda sobre o factor "velocidade", há que referir que o uso excessivo de widgets, de anúncios publicitários, de imagens não renderizadas e de vídeos, é prejudicial para a velocidade do blogue, assim como o número de publicações visíveis na primeira página que em nossa opinião não devem ir além de 6 a 8, caso contrário o carregamernto do blogue será afetado em termos de velocidade.

TESTE DE VELOCIDADE

Uma dica: Antes de optar por determinado modelo, teste se o seu carregamento é minimamente adequado, garantindo um bom desempenho. Vá para o "PageSpeed Insights", introduza o endereço do modelo (URL), clique no botão "Analisar", aguarde uns segundos e saiba o desempenho do template no dispositivo móvel e em cima clique em "Computador" para saber o desempenho no desktop, descontando o facto de normalmente as empresas de venda de modelos colocarem na demonstração todas as ferramentas que o modelo possui para chamar mais a atenção do cliente que, obviamente, não irá fazer uso de todas.

CARREGAR UM MODELO DE TERCEIROS NO BLOGGER

1 - Exclua, um a um, todos os gadgets que constam no blogue, sendo que antes de os excluir poderá anotá-los num Bloco de Notas (e nunca no Word) com o título de cada gadget e o respetivo código para depois mais facilmente os voltar a colocar.
2 - Depois de fazer download do modelo escolhido, o mesmo será descarregado no seu computador numa pasta zip, a qual deve descompactar clicando na pasta com o botão do lado direito do rato (mouse) e depois em 7-Zip > Extract to...
3 - Surgirá outra pasta, desta vez aberta e com toda a documentação sobre o modelo, em especial a que lhe vai interessar para colocar o novo modelo no Blogger.
4 - O seu modelo de blogue, seja do Blogger, seja de terceiros, vai ter que ser apagado e depois recolocado, pelo que é conveniente ter à mão o novo modelo, caso seja de terceiros.
5 - Entre no Blogger e, no seu blogue, clique em TEMA.
6 - No botão laranja PERSONALIZAR, clique na setinha apontada para baixo.
7 - Abre-se uma janela, na qual clica em Editar HTML.
8 - Vai aparecer-lhe a parte mais importante do blogue que deve ser manuseada com o máximo cuidado, pois um simples ponto, ou outro sinal colocado a mais ou retirado sem querer, pode criar problemas nalguma parte do blogue e até mesmo em todo o blogue.
9 - Vai ser necessário selecionar todo o código do modelo. Para isso, numa parte em branco do código, por exemplo, na primeira linha a seguir ao último carácter, coloque o cursor do rato (mouse) e depois clique na tecla "Ctrl" e logo a seguir na tecla "a". O código irá ficar todo selecionado a azul.
10 - Agora, para copiar todo o código, clique na tecla "Ctrl" e logo a seguir na tecla "c".
11 - Mantenha o código HTML sempre em azul. Abra agora o Bloco de Notas e clique na tecla "Ctrl" e logo a seguir na tecla "v". Isso irá fazer com que todo o código que tinha copiado passe para o Bloco de Notas. No topo, clique em "Ficheiro" e depois em "Guardar Como...", dando um nome ao ficheiro, por exemplo, “Cópia do modelo do blogue”. Ficará como cópia de segurança para o caso de algo correr mal, o que dificilmente acontecerá se seguir à risca este tutorial.
12 - A seguir, volte ao código HTML que está em azul e clique na tecla “Delete”. O código irá ser todo eliminado e a janela ficará toda em branco.
13 - Agora, copie este código:


14 - Cole o código  no HTML em branco do blogue e clique em Guardar.
15 - No topo, clique na seta e saia do HTML.
16 - Agora, clique na seta ao lado de PERSONALIZAR e depois em "Restaurar". Na janela que aparece, clique em "CARREGAR". Surgirá uma mensagen a informar que o carregamento foi feito com êxito.
17 - Agora clique em "Ver blog" e veja o resultado.

CARREGAR UM MODELO DO PRÓPRIO BLOGGER

Se em vez de carregar um modelo de terceiros, pretende carregar um modelo do próprio Blogger, os passos a seguir serão os mesmos, exceto no que ao número 16 se refere, que neste caso passa a ser o seguinte:

16 - Agora, clique na seta ao lado de PERSONALIZAR e depois em "Mudar para o tema clássico de primeira geração", após o que escolhe um dos vários modelos que o Blogger possui à sua disposição.

Esperamos que este tutorial tenha ido ao encontro das expectativas dos nossos estimados leitores virados para a blogosfera, certos de que em caso de dúvidas sobre este ou aquele pormenor que não tenha ficado bem claro, sintam-se à vontade para comentarem expondo tais dúvidas que em devido tempo serão respondidas.

Mais dicas: 

1 - Uma boa ideia é a de ensaiar todo o processo num blogue de testes, criando um blogue só para experimentar qualquer coisa antes de a colocar diretamente no seu blogue principal. Deia um nome qualquer ao blogue, dando-lhe vida como se fosse o seu blogue principal, publicando meia-dúzia de artigos dando-lhes títulos e textos aleatórios, neles incluindo fotos e vídeos, além de criar etiquetas para cada um deles como faria num blogue normal.

2 - Sempre que em determinado momento lhe surgirem dúvidas sobre como fazer isto e aquilo ou sobre algo que não está a funcionar como deveria, não se esqueça que tem à sua disposição a Comunidade de Ajuda do Blogger que dispõe de especialistas sempre prontos a ajudá-lo no que puderem.

💢💢💢

OUTROS ASSUNTOS QUE TALVEZ LHE INTERESSEM:

- 31 sites de imagens grátis e de alta qualidade

- 15 sites de fotomontagens grátis

- Sites de imagens e vídeos grátis para utilizadores da web

- Calculadora de Caracteres | Contador online de caracteres e espaços 

- O que saber antes de criar um canal no Youtube

- Análise e Inspeção de sites - Comparação de textos e tudo sobre PDF

- Player - Galeria de Vídeos responsivos para posts e páginas do Blogger

- Melhores templates para blogues do Blogger e do Wordpress


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários