21 sites de imagens grátis e de alta qualidade

DO TEXTO: Os melhores sites de entre os melhores, com elevada qualidade de imagem de temática diversa e livres de direitos autorais.
Lista de 30 sites de imagens grátis, sendo que alguns, para além das imagens, também disponibilizam vídeos.

Procuramos selecionar os que consideramos os melhores sites de entre os melhores, com elevada qualidade de imagem e de temática diversa


Última Atualização: 14-02-2024


Por: Armindo Guimarães

São muitos os leitores do Portal Splish Splash que, face a imagens de qualidade que colocamos nos textos que diariamente publicamos, nos perguntam se temos algum colaborador que cria tais imagens.

Sendo o Portal Splish Splash um site sem fins lucrativos que existe devido à paixão de jornalistas e não-jornalistas que compõem a nossa equipa de redação e que têm por paixão a escrita e divulgação de notícias de âmbito generalista (confira aqui quem são os redatores do Portal Splish Splash), na falta de colaboradores em áreas de suporte técnico, somos obrigados a fazer o melhor que podemos e sabemos, como é o caso da composição de fotos que elaboramos quando algum texto requeira foto específica, como o caso deste. Caso contrário, quando as notas de imprensa que nos são enviadas a todo o momento, não anexam imagem de suporte ao tema, recorremos a vários sites de imagens que gratuitamente disponibilizam imagens de alta qualidade que podem ser utilizadas para fins comerciais, lúdicos ou artísticos, e sem ser necessário indicar a fonte, a não ser que o queiramos fazer por uma questão de justa retribuição.

Por isso, entre muitos sites da especialidade, deixamos aos nossos estimados leitores uma lista de 21 sites de imagens grátis, sendo que alguns, para além das imagens, também disponibilizam vídeos. 

Procuramos selecionar os que consideramos os melhores sites de entre os melhores, com elevada qualidade de imagem e de temática diversa, bem como os que não requerem registo no site, há exceção de três que exigem tal condicionante, mas que aqui se incluem pelo facto de valer a pena tão pequena contrapartida para o muito que se pode obter.

Quer as imagens, quer os vídeos, podem ser guardados diretamente através de “Guardar/Salvar como…” ou no botão “Download”. Tais sites, enquadram-se nos parâmetros acima referidos, porém, aconselhamos que antes de guardar qualquer imagem ou vídeo, verifique se existe alguma condicionante.

Com efeito, o que aqui aconselhamos são sites que disponibilizem uma área gratuita dos seus serviços, mas compreendemos que as empresas pretendam que o utilizador opte depois pela modalidade paga que lhe permite granjear um vasto leque de ferramentas até então indisponíveis. Acontece que algumas empresas optam, mais tarde, por deixar de incluir nos seus sites a modalidade gratuita, muitas vezes substituindo-a por uma gratuidade condicionada a um pequeno número de acessos, findos os quais o utilizador terá que optar pelo plano pago, pelo que, nestes casos, não só não incluímos tais empresas neste artigo, como as retiraremos no caso de nele constarem, agradecendo aos estimados leitores o favor de nos avisarem se se depararem com situações análogas.

Do site: "O 'Brasil com S' celebra o que temos de melhor no Brasil: o brasileiro. Um banco de imagens reais para pessoas iguais, cada uma do seu jeito".

O autor deste site sui generis criou guias de viagem e roteiros de mochila para diversos países, além de compartilhar recursos fotográficos e muito mais.

3 - Burst
Este site convida ao registo mas não o exige. Possui excelentes imagens de alta resolução, de temática diversa e isentas de direitos autorais e, como tal, podendo ser usadas livremente para fins comerciais e/ou campanhas de marketing, pese embora seja apreciado o gesto de quem mencionar o autor e o site. 

4 - Canva
Um site de referência muito utilizado por designers, desenvolvedores, blogueiros e empreendedores. Possui uma infinidade de imagens, desde catálogos, eventos, currículos, cartões de visita, programas, convites, redes sociais, etc., todas editáveis.

Pesquise milhões de fotos, vídeos, imagens e vetores de alta qualidade e isentos de royalties numa interface conveniente. Imagens, vídeos, gisfs, ilustrações, vectores, de vários sites, tais como o Pixabay, Pexels, Unsplash e outros, incluindo o OpenAI.

Site do fotógrafo  Jonas Wimmerström, com fotos de alta resolução. Diz ele: "Todas as fotos aqui foram tiradas por mim e estão licenciadas sob a licença Creative Commons CC0. Isso significa que você é livre para copiar, modificar, distribuir e executar o trabalho, mesmo para fins comerciais, tudo sem custos e sem pedir permissão. Porém, você é mais do que bem-vindo para colocar um link de volta aqui para o Cupcake se você colocar algo na web. Aproveite!".

O EDIT.org dispõe de milhares de promoções, ofertas e recursos visuais a todos os títulos louvável.
Tudo é feito a pensar no utilizador, abrangendo uma infinidade de temas que por certo irá ao encontro de quem pretende um design por excelência para o seu espaço físico e/ou digital em áreas como Tecnologia, Lingerie, Artigos para bebés e crianças, Moda, Livrarias e outros, seja um clube desportivo, um restaurante, um hotel...
O design está feito e o utilizador só tem que, aqui e ali, com a maior das facilidades, proceder às alterações que entender convenientes, tais como, nomes e títulos. Tudo feito em três tempos e com uma qualidade digna de nota.

Site criado com o objetivo de fornecer gratuitamente e livres de crédito, fotos de qualidade para uso comercial e não comercial. O utente profissional ou amador de fotografia também pode contribuir para o site através do envio de fotos da sua autoria, desde que possuam qualidade.

Fundada em 2011 por Ryan McGuire, um artista autodidata, designer, fotógrafo e codificador, a Gratisography é um site de stock de fotos gratuito que oferece as fotos bastante peculiares, estranhas e engraçadas, que podem ser usadas livremente em projetos comerciais ou não. Diz Ryan que o seu lema não é a quantidade mas sim a apresentação de imagens e fotos que se destaquem pela abordagem única que encerram.

Imagens temáticas, fundos, texturas e vídeos, são disponibilizados gratuitamente neste site e que podem ser usadas livremente para projetos pessoais e comerciais.

O designer visual e de produto, Jay Mantri, cuja arte está espalhada por vários bancos de dados, disponibiliza no seu site uma série de imagens e vídeos que podem ser utilizados gratuitamente. Em quê? Diz Jay no seu site: "Faça qualquer coisa. Faça magia."

Criado por Karolina, que diz ser viciada em café, passando o tempo a criar imagens digitais, diz também que pretende ajudar o utente a visualizar o seu mundo, o seu negócio e as suas ideias para a vida. Fotos do Kaboompics aparecem em sites como BBC, CNN, Forbes, Cosmopolitan, Yahoo e muitos outros, sendo uma das fontes mais populares de imagens gratuitas para estilo de vida, design de interiores e blogueiros especializados no mundo. Particularidade: Além da imagem, o utente pode ainda guardar a paleta de cores da própria imagem, facto que pode interessar para projetos que haja interesse em jogar com as cores das imagens.

13 - Needpix
Mais de 2 milhões de imagens de domínio público isentas de licenças para todas as suas necessidades.
Escreva na pesquisa, de preferência em inglês, o tema da imagem que pretende.

Site de imagens criado em 2013 pelo fotógrafo checo Viktor Hanacek, empresário e designer. Diz ele: "Tivemos que mudar o botão de 'Download' para 'Download GRATUITO'. As pessoas simplesmente não acreditaram que as fotos são REALMENTE GRATUITAS.

Site de imagens gratuitas de excelente qualidade, que se podem usar livremente, modificar, distribuir e executar projetos, mesmo para fins comerciais. Particularidade: Depois de clicar na imagem pretendida, à direita da mesma existem 2 botões: um para o Free Download e outro de Edição de Imagem. Caso pretenda, antes de fazer o download da imagem, pode editá-la utilizando filtros, redimensionando, cortando, acrescentando fundos, textos e outros. Muito Completo!

Site de imagens e fundos virtuais gratuitos. Temática variada.

Biblioteca impressionante com mais de 1 milhão de imagens e vídeos.
Livre de royalties e seguro para uso comercial, sem necessidade de atribuição.

18 - Pixabay
Site de Fotos, Ilustrações, Vetores, Vídeos, Música, Efeitos sonoros. Tudo de alta qualidade para uso livre e gratuito.

19 - Pixnio
Fotos vintage, imagens grátis. Alta qualidade de fotos de copyright gratuito. Não há direitos reservados nem qualquer restrição.

Site de excelentes imagens gratuitas e livres de modificar, distribuir e usar para fins pessoais ou comerciais.

Fonte de fotos gratuitas de elevada qualidade, livres de direitos autorais. Nenhuma atribuição necessária. 

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários