
“Além da Velocidade” no dia 14 de novembro de 1973 (Elis Regina e Wilson Simonal subiram ao palco e cantaram com Roberto Carlos no último dia da temporada);
“Roberto Carlos” no dia 25 de novembro de 1975;
“Roberto Carlos” (conhecido como o “Show do “Palhaço)” no dia 29 de
novembro de 1978 (estreia de Eduardo Lages como maestro do rei);
“Emoções” no dia 11 de dezembro de 1981;
“Detalhes” no dia 21de janeiro 1987;
“Coração” no dia 22 de fevereiro de 1991.
Em junho de 2007, o Canecão completava 40 anos de fundação e Roberto Carlos voltava a seu palco para uma nova temporada, após um longo hiato. A estreia ocorreu no Dia dos Namorados (12). Foi o primeiro show depois da polêmica provocada pela biografia não-autorizada “Roberto Carlos em Detalhes”.
Durante o show do dia 22 de junho, Roberto Carlos fala da importância do Canecão na sua vida. No início da sua fala ele se engana ao citar o mês do show como sendo agosto, provocando risos da plateia. Bem humorado faz a correção e comenta, fazendo uma insinuação a polêmica da censura à biografia não-autorizada: “No dia que eu escrever meu livro”. Com sorrisos do público ele continua: “No dia que eu escrever a minha biografia, isso se eu autorizar”. Depois de novas risadas observa: “Só uma brincadeira, não poderia perder essa bola quicando. Certamente, vou dedicar algumas páginas ao Canecão, pela importância que o Canecão tem na minha vida. Foi aqui que Miéle e Bôscoli produziram quase todos, quase todos não, todos os shows que eu fiz aqui e com certeza foi aqui que eu via a primeira oportunidade de fazer um show com uma grande produção, com uma grande orquestra que ainda não tinha feito”, declarou.
O palco do Canecão também serviu de cenário para capa do LP/CD “Roberto Carlos” lançado em 1970. Este primeiro registro fotográfico do Canecão na discografia do rei foi feito pela fotógrafa baiana Thereza Eugênia. Foi a sua estreia no mundo musical e quase deu errado, pois ela só tinha trabalhos amadores quando foi chamada para registrar o show de Roberto Carlos no Canecão. Não tinha uma câmera profissional. Pediu uma máquina emprestada ao gerente do Canecão. “As imagens ficaram escuras, mas o Roberto adorou e escolheu uma delas para ser usada na capa de seu disco de 1970”. Disse Thereza Eugênia.
1 – “Canecão apresenta Maysa” –Show da temporada de 1969. Neste álbum Maysa interpreta “Se você pensa” da dupla Roberto Carlos e Erasmo Carlos;
2 – “Amália no Canecão (Rio de Janeiro)” – Gravado em 1972. Entre as canções do álbum estão três do repertório de Roberto Carlos: “Nem as paredes confesso”, “Coimbra” e “Canzone per te”;
3 – “Tom * Vinicius * Toquinho * Miúcha” - Gravado em 1977, durante um memorável show. Sobre a temporada deste show Toquinho comentou na sua página: “Houve momentos de “canjas” antológicas. Uma noite, sem que ninguém soubesse, Roberto Carlos entrou cantando “Lygia”, desde a coxia, e foi cantá-la junto com oTom”;
4 – “Martinho da Vila – 3.0 Turbinado” – Gravado em 1998. Neste álbum Martinho canta “Cama e mesa” de Roberto e Erasmo Carlos em ritmo de samba.
Outro momento de Roberto Carlos no Canecão foi no VII Baile Oficial da Cidade, que abriu o carnaval de 1982. O rei fantasiado com uma vestimenta árabe caiu na folia acompanhado da então mulher Myrian Rios.
Alguem sabe porque o Canecão foi fechado?
ResponderEliminarCaro Janderson, como disse o amigo Marley no maravilhoso texto, "Depois de uma grande batalha judicial o Canecão fechou as suas portas no dia 16 de outubro de 2010."
EliminarE o motivo foi uma guerra de liminares, envolvendo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, proprietária do terreno, e o antigo inquilino, o empresário Mário Priolli. A batalha na Justiça teve fim, a UFRJ saiu vitoriosa e retomou a posse da propriedade.
Uma matéria sensacional amigo Marley!
ResponderEliminarParabéns!
Excelente artigo. Parabéns, amigo Marley. Abraço Robertocarlistico!
ResponderEliminarEspetacular o texto Parabéns
ResponderEliminarNobres colegas Janderson, Alba,Armindo e Fabiano deixo aqui os meus agradecimentos por deixarem os seus comentários.
ResponderEliminarObrigado pela sensacional matéria sobre a origem do Canecão e a importância dele no cenário nacional, agradeço também por ter usado um dos videos postados do meu Canal AAT pra complementar essa reportagem.
ResponderEliminarNobre colega Sassan, agradeço o seu comentário. O vídeo foi uma sugestão do administrador do portal e abrilhantou o texto.
ResponderEliminar