Regresse ao passado visitando online o Portal Clube do Rei Roberto Carlos

DO TEXTO: Uma homenagem ao Portal Clube do Rei Roberto Carlos e àqueles que o criaram e frequentaram...
Não raro, sou abordado por fãs de Roberto Carlos que me questionam sobre o Portal Clube do Rei Roberto Carlos. Alguns, por não o conhecerem, mas dele terem ouvido falar, e outros, a maioria, sobre a razão da sua eliminação.  Por isso, decidi escrever este texto no intuito de poder ajudar, de alguma forma, esses fãs.

Uma homenagem ao Portal Clube do Rei Roberto Carlos e àqueles que o criaram e frequentaram


Por: Armindo Guimarães
https://www.portalsplishsplash.com/p/armindo-guimaraes.html

Não raro, sou abordado por fãs de Roberto Carlos que me questionam sobre o Portal Clube do Rei Roberto Carlos. Alguns, por não o conhecerem, mas dele terem ouvido falar, e outros, a maioria, sobre a razão da sua eliminação.  Por isso, decidi escrever este texto no intuito de poder ajudar, de alguma forma, esses fãs.

O Portal Clube do Rei, como era e ainda é normalmente designado, nasceu, salvo erro, em 8 de dezembro de 2002 com o objetivo de facultar aos fãs do artista Roberto Carlos, toda a informação necessária que contribuísse para o conhecimento da vida e obra do maior cantor do Mundo, conforme palavras em destaque que sempre apareciam na Primeira Página do site. 

No que me dizia respeito, aqui, do outro lado do Atlântico, as únicas coisas que me ligavam ao Rei eram as suas músicas e o livro “Saber Violão” da editora brasileira “Saber”, que continha todas, ou quase todas, as letras e músicas de Roberto Carlos. Quanto a fãs, só alguns amigos, um deles o Nelo, que morava na minha rua e era mais conhecido por “Tanques” por sempre usar sapatos maiores do que o número que tinha (veja aqui o Nelo e não os sapatos, é claro:  Ao Nelo com um abração!). E era o Nelo (Leonel Tavares), que mais me espicaçava acerca do Roberto, pois estava em todas no que ao Rei dizia respeito. Até que um dia estava na internet e lembrei-me de procurar no Google “Roberto Carlos” e, é claro, logo dei de caras com o Portal Clube do Rei, que tinha tudo: tinha o Roberto e tinha os fãs. Melhor, não podia haver, pensei. E registei-me no Portal com o login TEMPLÁRIO-PRT. Estávamos em outubro de 2004 e, na verdade, logo no mesmo dia em que entrei no Portal como membro, constatei que, de facto, era impossível haver site melhor.  Era um mundo! O único problema era ser um mundo com vários mundos, tantos eram os mares em que podíamos navegar.

TÓPICOS DO PORTAL CLUBE DO REI

Só para termos uma pequena ideia, eis os tópicos que constavam da Primeira Página do Portal Clube do Rei:

AGENDA - No portal nunca faltava a agenda de shows de RC.
ÁUDIO - Com uma infinidade de músicas do Rei, de cantores que o interpretavam, da Jovem Guarda, Raridades, etc.
DISCOGRAFIA -  Com os discos de Roberto Carlos (CD, EP, DVD) editados no mundo: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Austrália, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile… enfim, cerca de 31 países, entre os quais, Portugal, é claro, em segundo depois do Brasil no maior número de edições, seguido de perto pela Espanha, México e Argentina.
ENQUETES - Que sempre figuravam na Primeira Página do portal e que tinham um pormenor que eu achava curioso, que era o facto de antes de votarmos na resposta, podermos ver qual era a que tinha mais pontuação até àquele momento, o que, sempre pensei, poderia influenciar o participante na hora de votar. Era uma das coisas que me fazia sorrir pois eu próprio, ao votar, sentia que era difícil fugir à tentação de me juntar à maioria. 
FOTOGRAFIA - De Colecionadores, Desenhos e Caricaturas, Especiais de TV, Eventos, Filmes, Galeria de Fãs, Imagens do Fórum, e muitas, muitas mais fotos do Rei.
LINKS - Uma série de links direcionados para Fã Clubes, Jornais, Lojas de Discos, Música, Programas de Rádio, Programas de TV, Sites do Rei, Vídeos.
NOTÍCIAS - Sobre Roberto Carlos arquivadas por anos de publicações.
REPORTAGENS - Distribuídas por Artigos, Biografias, Críticas, Depoimentos, Entrevistas, Reportagens, dos fãs ou tendo como fonte outros sites ou publicações.
VÍDEOS - Distribuídos por pastas dos Anos 50, 60, 70, 80, 90 e atuais, Cantinho do Fã, Duetos, Emoções em Alto-Mar, Emoções em Jerusalém, Entrevista, Especiais da Globo, Filmes, Homenagem, Humor, Noticiário, Publicidade RC, Reportagens, Shows, Temático.
FÓRUM - Propositadamente, deixei para o fim este item, que, na verdade, era a sala de estar dos membros do Portal Clube do Rei. Uma sala que por sua vez se dividia em 6 salas, sendo que duas delas, a Sala Parei na Contramão e a Sala Agora Eu Sei, eram de ajuda aos frequentadores do portal e do fórum, em caso de dúvidas sobre isto e aquilo. Havia a Sala Amigos, Amigos, com vista a facilitar o relacionamento entre os fãs, possibilitando fazerem novos amigos e amigas; a Sala Papo de Esquina, com vista à abordagem da vida e obra do Rei; a Sala Cartas de amor, que servia para os fãs publicarem poemas, prosas, cartas de amor e até acrósticos dedicados ao Rei; a Sala Uma Palavra Amiga, que nas horas menos boas de um membro, servia para ele desabafar, sabendo que teria por perto amigos e amigas que, com certeza, lhe dariam todo o apoio e conforto, através de mensagens de fé e otimismo.

FÓRUM DO CLUBE DO REI ANTECIPA-SE AO FACEBOOK

Acontece que o Fórum era o que se poderia chamar o centro nevrálgico do Portal Clube do Rei, pois era lá que todos se movimentavam, saltando de sala para sala a fim de não perderem nada do que se estava a passar a cada momento, em especial à noite e até altas horas da madrugada, os fãs faziam do fórum do Portal a sua segunda casa e por isso não é de estranhar que muitos criassem em pouco tempo grandes amigos, e até família, como foi o meu caso que arranjei uma maninha brasuca, a GUTA (Carmen Augusta), que ainda hoje me acompanha no Portal Splish Splash, e a CON, também brasuca, que me tomou como padrinho, já para não falar de primos e sobrinhos que por lá tive. Recordo que a membro PSER, que era de Lisboa, fez do membro JAMESRC seu afilhado. O brasuca JAMESRC, que atualmente é médico (como o tempo passa!) e que era considerado a mascote do Portal por ser o mais jovem entre todos, ficou muito sensibilizado por ter a PSER como madrinha, mas acontece que a membro AZUL41, uma simpática espanhola residente em Lisboa, colocou na Sala Cartas de Amor, um inocente post, intitulado “Fuego que arde”,  e logo o JAMESRC comentou, pelos vistos de forma ardente, pois a sua madrinha PSER, leu e não gostou, advertindo imediatamente o afilhado que reagiu sentindo-se ofendido na sua honra e dignidade, resultando que madrinha e afilhado ficaram de relações cortadas, já para não falar de outros membros que se tinham metido no assunto, uns a favor da PSER, outros a favor da mascote do Portal, digo, do JAMESRC. Mas ao que parece, tudo foi fogo de pouca dura, pois logo no dia seguinte os temas abordados nas salas do fórum já eram outros e madrinha e afilhado fizeram as pazes.  Nessa altura eu ainda não tinha inventado o famoso Robertocalmex, que não tem contraindicações e faz bem ao ego robertocarlistico, senão daria jeito. Foi por causa do que aconteceu com o post “Fuego que arde”, que alguns membros se reuniram e formaram os “Bombeiros do Rei”, uma equipa que doravante estaria sempre pronta no fórum para apagar incêndios que deflagrassem nesta e naquela sala. Faziam parte da equipa, o membro DERBSONFROTA, o TEMPLÁRIO-PRT, que era eu, o JOÃO1951, o LUIZGETTY e mais um ou outro que não recordo. Constava-se até que alguns namoricos se faziam por lá, ou então eram as más línguas que diziam, por exemplo, que o LUIZGETTY andava apaixonado pela CLEINHA, ou vice-versa. LUIZ GUETTY que uma ocasião lembrou-se de fazer parelha comigo na criação do duo humorístico luso-brasileiro Tempy & Getty, para alegrar a malta, conforme mensagem/comunicado que foi publicada no portal. É claro que havia moderadores, no caso, o CARLYLE ZAMITH e o JOTAEFE, mas era raro eles terem que intervir pois normalmente a malta portava-se bem e, além disso, o Carlyle era muito liberal, enquanto o Jotaefe era mais conservador, facto que equilibrava a balança.


COMO ERA ENTRAR NO MUNDO DO PORTAL CLUBE DO REI

O uso de login era obrigatório para quem se registasse como membro do Portal, sendo que o login podia ser o nome próprio do usuário, mas raramente isso acontecia pois normalmente os membros usavam um nome fictício e apenas os membros podiam consultar o perfil de um membro que, aí sim, tinha o seu nome, cidade e país, e, ao mesmo tempo quem visitasse o perfil, podia comentar acerca do membro. Para além disso, dentro do próprio portal, os membros podiam enviar uns aos outros mensagens privadas que podiam ser lidas no momento ou, caso o membro não se estivesse online para as rececionar, recebê-las quando retornasse ao portal, já que, ao entrar, logo depararia com um aviso de mensagem recebida. 

De salientar que no Portal Clube do Rei participavam fãs de Roberto Carlos de toda a parte do mundo, desde o Brasil, Portugal, México, Perú, Argentina, Venezuela, Espanha, Bolívia, Estados Unidos, Canadá, etc. Recordo aqui alguns logins de membros, sem mencionar os nomes próprios: CMARLEY, EVEFRC, AZUL41, SÚDITO, DERBSONFROTA, LIPE, JSLUCIO, CLAUDIOPAZ, CARREIRINHO, JAMESRC, PSER, IATREVER, PILATTIS, LUIZGUETTY, ROBERTMOURA, LUPA, GHNCOSTA, CLEINHA, INACIORENATO, VMARIAHELENA, SEBASTIAO, TELELÊ, ROMANTICO, GRACIELA, AAPMOURA, CEZARLENE, GILSONINTERNET, SANDRORLS, RCDETALHES, FABIANO, MARLOSRIBEIRO, EDSINHO, CLAUDINHA, VAMPIRELA, AAPMOURA, CON, CLAUDIOPAZ, JOAO1951, GRACIELA, JUVEMPOLVORA, BAMPIRELA, FABIOLA, SOBRAL, FRIEND, OSMAN, LUJA, CIDOCARLOS, GLEY, KEVORK, CARNELUTTI, OTTITO, SENA, HELDER-DUARTE e tantos outros fãs que podem conferir nestes títulos: Quem é quem no Portal Clube do Rei (Parte I) e Quem é quem no Portal Clube do Rei (Parte II).

UM SITE MUITO À FRENTE PARA A ÉPOCA

Quem não fosse membro, podia aceder ao site, porém, com certas limitações, como era o caso do fórum no qual apenas os membros podiam participar. Um caso curioso, tinha a ver com as opções que o portal disponibilizava para os membros se considerarem entre si: AMIGO, AMIGO DE FÉ ou IRMÃO CAMARADA. Por exemplo, no meu perfil de membro, eu tinha comentários de 11 AMIGOS e de 36 IRMÃOS CAMARADAS, não tendo tido nenhum comentário de um AMIGO DE FÉ. 

O Portal Clube do Rei, era um site muito à frente para a época e, pode dizer-se, ainda hoje, passados todos estes anos, mesmo com as mesmas valências e o mesmo projeto gráfico (ou layout) não ficaria atrás dos melhores. Tudo, graças à competência e ao entusiasmo do Carlyle Zamith e do Jotaefe (João Francisco), o coração e a alma do Clube do Rei.

EM 2008 DÁ-SE A REVIRAVOLTA COM A SUSPENSÃO DO FÓRUM

Infelizmente, em 24-03-2008, todos fomos surpreendidos com o seguinte aviso: "Por motivos de força maior, o FÓRUM DO PORTAL CLUBE DO REI está fora do ar. A suspensão temporária de incluir novos tópicos se deve a um problema técnico que esperamos resolver no menor espaço de tempo. Pedimos desculpas a todos os membros e contamos com a sua compreensão. Atenciosamente. A Administração. Carlyle Zamith Oliveira".

Acontece que como já aqui foi referido, o Portal Clube do Rei nasceu em 08-12-2002, ou seja, 2 anos antes do Facebook que foi criado em 2004, mas que só em 2010 começou a ter popularidade, ou seja, o Portal Clube do Rei ao suspender o Fórum em 2008, abriu portas para o Facebook acolher no seu seio os fãs de Roberto Carlos que viram naquela rede social um substituto do fórum que antes frequentavam, porém, em moldes nada comparáveis aos do Portal Clube do Rei, já que, se no Clube do Rei os fãs estavam unidos num só elemento, interagindo nesta e naquela sala, no Facebook os fãs raramente se contactam e estão todos divididos em mais de 50 Páginas e Grupos dedicados ao Rei, mal se conhecendo uns aos outros e pouco discutindo sobre a vida e obra de Roberto Carlos, a não ser uns comentários fugidios neste e naquele post ou uns apressados Curtir ou Gosto.

DEPOIS DA SUSPENSÃO DO FÓRUM, VEIO A SUSPENSÃO DO PRÓPRIO PORTAL

A suspensão do Fórum, que era temporária, passou, com o tempo, a definitiva e no início de 2016, novo aviso chegou, desta vez sobre o próprio Portal Clube do Rei: "Estamos fora do ar para manutenção anual do nosso servidor dedicado e base de dados. Grato pela compreensão."

Passados que foram 3 anos, a manutenção do Portal, tal como tinha acontecido com a suspensão do Fórum, passou de temporária a definitiva e aos fãs que me perguntam o porquê, não sei responder e a admiração e consideração que nutro pelo coração e pela alma do site, nem sequer me permite fazer a pergunta a quem sabe, pois que se nada foi dito aos membros do Portal, nem aos colaboradores, é porque o melhor é a resposta ficar no segredo dos deuses.

Por isso, fica aqui a minha resposta aos fãs que me questionam, e ao mesmo tempo uma pequena, mas significativa, homenagem aos mentores do Portal Clube do Rei Roberto Carlos, Carlyle Zamith e Jotaefe (João Francisco), por durante tanto tempo terem contribuído para o engrandecimento da nossa cultura robertocarlistica e alegrado os nossos corações robertocarlisticos, deixando um espólio que, na minha opinião, não pode faltar no futuro museu do cantor/compositor Roberto Carlos Braga, caso contrário, tal museu jamais ficará completo.

SAUDOSISTAS E QUEM NÃO CHEGOU A CONHECER O PORTAL, PODEM AGORA REGRESSAR AO PASSADO E VISITÁ-LO ONLINE

Para os saudosistas do Portal Clube do Rei e para quem não teve a sorte de nele navegar, deixo aqui uma prenda: clique neste site e, na janela respetiva, escreva sem as aspas, “http://www.portalclubedorei.com.br”. Depois, é só clicar no ano que pretende, insistindo aqui e ali pois alguns links de determinado mês e ano podem não abrir. Depois de entrar no site do Portal, experimente clicar neste e naquele tema pois alguns links abrirão facilmente. Os saudosistas, podem aproveitar para ver os comentários aos seus perfis, para verem esta ou aquela enquete, para darem um saltinho às Salas do Fórum, recordarem este e aquele tema (apenas os títulos) que na altura estavam em discussão e que se calhar até neles participaram, clicar nos logins dos membros para darem uma olhada nos comentários, etc. Os que nunca conheceram o Portal, que aproveitem, já que o pouco que puderem ver será sempre uma valiosa amostra do que foi o grande Portal Clube do Rei. 

Se gostou, deixe aqui o seu comentário de apreço aos mentores do Portal Clube do Rei Roberto Carlos, Carlyle Zamith e Jotaefe (João Francisco).


POSTS RELACIONADOS:
45 Comentários

Comentários

  1. Me registrei no Portal em 2006 e era muito bom, ou melhor, era ótimo. Quem quisesse fazer uma pesquisa sobre Roberto Carlos, ali estava um biblioteca com vasto material sobre o Rei. Mas infelizmente acabou e ficou só a saudade.

    ResponderEliminar
  2. Queria que o Portal voltasse sim, pois mesmo hoje em dia sem termos tantas novidades acerca de RC, foi lá que conheci grandes amigos virtuais, dentre eles, você, grande Armindo!

    Um abraço a todos!

    Evefrc

    ResponderEliminar
  3. Parabéns querido Armindo!
    Teu texto está tão perfeito que me fizeste sentir um membro do Portal Clube do Rei e me levaste a navegar em todos os mares com muita emoção.
    Fico a imaginar a união dos membros, era uma grande Família Robertocarlística, e posso sentir qual tamanha foi a decepção e tristeza de todos quando tudo terminou.
    Nesta linda e emocionante homenagem, com este teu relato detalhado e com todas as lembranças citadas, irás emocionar a malta que participava deste, que foi o grandioso Portal Clube do Rei, e que deve ter deixado muitas saudades.
    Parabéns pela apresentação dos vídeos, onde nos dão a noção da grandiosidade deste Portal, que acompanhados das lindas músicas muito nos emocionam.
    Beijinhos. 😍 🤗 ❤️

    ResponderEliminar
  4. Sentimento de saudade. Me tornei membro do saudoso Portal Clube do Rei em 2005, e no ano seguinte “bati o recorde” de número de mensagens no fórum (mais de 1000). Não que eu fizesse porque queria “competir”, mas era pq adorava e toda aquela interação me fascinava.
    Passava várias horas online no portal, numa época em que não tínhamos uma internet tão segura e estabilizada como agora. Era muito bom conhecer novos membros e gratificante ver as mensagens que deixavam nos nossos perfis.
    Enfim, como diria o rei Roberto Carlos: velhos tempos, belos dias. A alegria, emoção e dedicação de quem vivenciou e curtiu o PCR é inesquecível.
    Obrigado, amigo Armindo, por nos presentear com essa volta ao passado.

    Eu voltei ao passado, e lembrei de você...

    ResponderEliminar
  5. Não se pode deixar de agradecer, obviamente, os amigos Carlyle e João Francisco, pela competência e compromisso ao longo de todos esses anos a frente do Portal. O nosso muito obrigado ainda é pouco! O Portal Clube do rei está e estará sempre em nossos corações. :-)

    ResponderEliminar
  6. Ôôôô saudade!Velhos tempos, belos dias! Ganhei meu primeiro computador em fins de 2002.Para mim um bicho de 7 cabeças, como é até hoje... A primeira coisa que fiz foi entrar no site de Roberto Carlos.Depois fuçando assuntos com respeito a ele, achei o Portal Clube do Rei Roberto Carlos. Com um certo medo me cadastrei como Guta.Não me arrependi, pois lá vivi momentos indescritíveis.Lá conheci amigos jamais pensados, amigos para toda vida, porque o Portal acabou , mas as amizades não.Lá ganhei meu maninho Armindo, o Templário-PRT, meu também irmão Everaldo, Evefrc, a Con de quem acabei sendo madrinha. amigo Tolo que me chama até hoje de Guta, aliás Lady Guta, o Derbson e tantos outros, mas tantos outros que aqui o espaço não daria. Claro que Carçyle e Jotaefe os chefões que sempre nos atendiam e davam atenção.Enfim lembro, amo e tenho saudades de todos. Ainda em contato com alguns como meu maninho Armindo (grudei e não desgrudei mais...),os que citei acima e os que não citei, mas estão bem guardados aqui na mente e no coração. Obrigada maninho por esse presente lindo, cheio de recordações. Um abraço com muito carinho para todos, da Guta

    ResponderEliminar
  7. Saudade deste portal que tanto contribuiu para a carreira do nosso rei, um portal feito por quem entendia do assunto e muito mais que isto feito por fans que fazia tudo por amor a obra do maior artista deste pais.
    Hoje so nos resta a saudade que por muito tempo vai ficar e a esperança que um dia o portal possa voltar!

    ResponderEliminar
  8. Boa Noite Armindo Amigo Querido Lendo Está Omenagem Magnífica Passo A Lhe Adimirar Ainda Mais já Mais Tive O Conhecimento do( portal Clube Do Rei Roberto Carlos) Obrigada Armindo Por Dividir Connosco Os Faz Do Amabilissimo ROBERTO CARLOS, Parabéns Por Ter Tamanha Habilidade �������������������������� Estou Encantada Que Deus Te Abençoe Para Comtinuar Há Encher Nossos Corações De Alegria Nós Os Faz Do Mundo

    Eu Maria Aparecida Arf Brazuca

    ResponderEliminar
  9. kkkkk Quisera eu, ter o poder mágico e ter uma varinha de condão e fazer voltar o "Portal Clube do Rei" onde tínhamos todo o conteúdo artístico do "Rei". Muito do que sei sobre o RC li, vi e ouvi. Guardo todos os conhecimentos dentro do meu coração como também guardo todos os membros e Administradores especialmente Armindo, Izabel Trevejo, Guta, Mazé, Paulinha, Con, Cléia Carvalho a qual considerava a Rainha do Portal e tantas e tantos outros. Beijos e beijos a todos.

    ResponderEliminar
  10. Amigo Jorge Lúcio, o que você disse, também eu disse ao Carlyle, ou seja, muito do que sei da obra do Rei, devo ao Portal Clube do Rei e a toda a malta que o frequentava. Havia momento para tudo: momentos para falarmos sobre isto e aquilo de RC e momentos para nos rirmos. Eu tenho algum "poder" mágico pois pertenço à Rainha das Artes (o Ilusionismo) e como tal tenho a respectiva varinha mágica, mas na verdade nem o melhor mágico do mundo consegue fazer voltar o Portal Clube do Rei. Grande abraço. 👍

    ResponderEliminar
  11. kkk Eu propositadamente mexi com você, sabendo dos seus dons Mágicos e exaltar você como um salvador da pátria e trazer de volta o Portal. As esperanças estão de pé, vai ver que de uma hora para outra floresça em você um super-poder. Os mágicos são capazes de fazerem coisas que até o "Capeta" duvida. kkk Um abraço RO-BER-TO-CA-LIS-TI-CO.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Amigo Jorge Lúcio, deste jeito, até parece que estamos a reviver o portal, na janela de bate-papo ou no fórum, quando nos riamos sobre um comentário deste ou daquele tema na Sala Amigos, Amigos ou na Sala Cartas de Amor. Às vezes lembro-me e perco-me a rir com aquela cena da mascote do Portal, o JAMESRC, que comentou o post "Fuego que arde" e a madrinha PSER (Paulinha) de Lisboa, não gostou e logo o repreendeu e ele ficou chateado com a madrinha e a partir daí todo mundo comentou, não acerca do assunto do post mas sobre a zanga da madrinha e afilhado. eheheheheh Houve muitas mais cenas caricatas mas esta foi a que me fez rir mais. Abraço. 😂

      Eliminar
    2. kkkkkk tive a mesma sensação de estarmos revivendo o Portal.

      Eliminar
    3. kkk Esse episódio de James e Paulinha fez com que a nossa PSER (Paulinha) abandonasse o Portal, e eu mandava tantas e tantas MP solicitando a sua volta. O Portal aparentemente foi extinto e a Paulinha não voltou. kkkkk Onde será que ela se encontra?

      Eliminar
    4. Alguns membros do Portal ainda podemos encontrar no Facebook mas alguns, como é o caso da Paulinha, nunca mais ouvimos falar deles. Por exemplo, o Luís Guetty, que houve quem dissesse que era um de nós com nome fictício, que é feito dele? Se bem que eu não goste de quem se faça passar por outro para não dar a cara, o que é certo é que o Guetty animava a malta e quando falava sobre o RC sabia o que falava. Abraço.

      Eliminar
  12. que saudade,o que é bom dura pouco.

    ResponderEliminar