Descoberta foto do séc. XVI alegadamente de Leonardo D’Avintes com Genoveva padeira Avintense

DO TEXTO: A conclusão que ora se torna pública, baseia-se numa exaustiva investigação dos nossos colaboradores espalhados pelos quatro cantos do mundo...
Imagem desbotada pelo tempo e pouco nítida, mas podendo vislusbrar-se dois vultos, um feminino e outro masculino.

Pensava-se que Leonardo D'Avintes teria conhecido Gioconda em Florença, mas...


Por: Armindo Guimarães
 

Na sequência da revelação feita em “Confirma-se: Leonardo de Avintes (1452-1519) era Português”, investigações recentes concluíram que, afinal, Mona Lisa ou Gioconda, a padeira que lhe levava o pão a casa logo pela manhã, era, também ela, natural de Avintes, uma vila do concelho de Vila Nova de Gaia, junto à cidade do Porto, Portugal, onde a mesma vendia a famosa broa de Avintes.

Numa primeira fase das investigações, pensava-se que Leonardo D'Avintes teria conhecido Gioconda em Florença, mas pesquisas recentes concluem tratar-se de Genoveva, uma das amantes do presidente da junta de freguesia da vila, um respeitável autarca que Leonardo de Avintes traiu ao apaixonar-se pela padeira, facto que não passou despercebido às gentes da terra e ao próprio presidente da junta que não teve tempo de se vingar de tamanha ousadia já que Leonardo e Genoveva conseguiram fugir a tempo para Itália, designadamente para o Vaticano onde, como já é sabido, o Leonardo foi contratado para ajudar o seu compatriota Miguel Ângelo na pintura da Capela Sistina, Miguel Ângelo que, recordamos, era natural de Freixo de Espada à Cinta, Portugal.

A conclusão que ora se torna pública, baseia-se numa exaustiva investigação dos nossos colaboradores espalhados pelos quatro cantos do mundo, no caso em apreço pelo erudito Giovanni Montalbom, um lusodescendente dos Montalvão, uma família nobre da cidade do Porto cujos naturais trocam o v pelo b e o ão pelo om, daí que quando chegaram a Itália e na Embaixada lhes foi perguntado pelo nome de família, em vez de Montalvão, pronunciaram Montalbom, apelido que ficou em Itália até aos nossos dias. À parte o aparte, o nosso colaborador assenta a sua teoria em pesquisas que efectuou nos arquivos da Paróquia de Avintes e numa foto que encontrou na Biblioteca de Turim que se crê seja da autoria do próprio Leonardo D’Avintes (Da Vinci, ou Da Vince para os Italianos).

A foto, que aqui reproduzimos, remonta ao ano de 1500 e naturalmente apresenta-se bastante deteriorada. Mesmo assim, um olhar mais minucioso poderá descobrir dois bustos, um feminino, o da esquerda, e outro masculino, o da direita, sobre um fundo que pensamos ser uma paisagem, sendo que o busto feminino faz lembrar o da Genoveva (Gioconda ou Mona Lisa) que está patente no Museu do Louvre e o masculino, não com tanta certeza, mas somos de opinião que só pode ser o Leonardo, dado que, ao que constava, os dois eram unha e carne.

Mesmo assim, assunto tão importante e delicado, não pode ser avaliado em suposições, pelo que aguardamos a todo o momento o resultado do estudo que mandamos efectuar à referida foto numa conceituada empresa norte americana, especialista em estudos e técnicas laboratoriais fotográficas, da qual é director Buck Jones dos Santos, trineto do famoso cowboy do faroeste, natural de São Miguel, nos Açores e que emigrou para os Estados Unidos no século XIX.

Aguardamos a todo o instante o resultado do estudo fotográfico a fim de, com a fiabilidade que é nosso apanágio, podermos informar os nossos estimados leitores sobre tão importante questão.

MATÉRIA ANTERIOR SOBRE O ASSUNTO
NOTA:
O texto que acabaram de ler é fictício.
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

A ficção revela verdades que a realidade omite.
Jassemin West

POSTS RELACIONADOS:
2 Comentários

Comentários

  1. Parabéns querido Armindo, um relato sensacional e fascinante, estou ansiosa para saber do resultado do estudo fotográfico,
    eheheheh, Tu és o Cara!

    Beijinhos
    Alba Maria

    ResponderEliminar
  2. Não é qualquer um que está habilitado a falar (e consequentemente escrever) sobre Leonardo de Avintes. Que venha a segunda parte deste interessante assunto. Parabéns. Um grande abraço.

    ResponderEliminar