Bonecas de Timor à conquista de Portugal

DO TEXTO:

As bonecas de Ataúro que acabam de chegar a Portugal contam histórias felizes. São feitas em Timor, na ilha que lhes dá o nome, por mulheres que fintam, assim, a pobreza e o desemprego. “Estas figuras de pano, coloridas e irrepetíveis, á se tornaram num símbolo nacional”, disse mentora do projecto, a artista Suiça Piera Zurcher, em Coimbra, durante a apresentação. Só lhes falta correr mundo. Piera torce para que Portugal seja a porta de entrada, na Europa, destes artigos com tanto peso cultural e social. Por que vê na exportação a única forma de manter aqueles postos de trabalho.

Em Timor, as bonecas são um luxo para os locais. E compram-mas os estrangeiros, que têm partida anunciada. As bonecas, premiadas pela UNICEF e tidas como o primeiro produto certificado do jovem país, mudaram a vida de dezenas de pessoas da ilha de Ataúro. “Estão felizes a trabalhar. Agora, podem comprar um sabonete, um caderno, uma viagem a Díli…”, conta Piera. Sara Moreira representa a marca em Portugal.

CONTACTOS E PREÇOS
Enquanto não chegam às lojas, podem ser encomendadas pelo blog
www.bonecasdeatauro.blogspot.com
Custam entre 14 e 20 euros.

Carina Fonseca
In JN – 14-02-2009



NOTA SPLISH, SPLASH:
Para saber mais sobre as Bonecas de Ataúro, visite o Site Oficial
POSTS RELACIONADOS:
4 Comentários

Comentários

  1. Obrigada por passar a palavra!
    A Piera, mentora do projecto, voltou hoje a Timor... Agora é tempo de balanços e de alimentar a sustentabilidade do projecto!

    abraço,
    sara

    ResponderEliminar
  2. Oi Armindo!

    É emocionante e bonito esse projeto. Fui lá no site. Elas fazem coisas lndas.
    Deus ajude que elas consigam correr o mundo.

    Bonito também seu gesto de trazer o projeto ao Splish Splash, para o conhecimento de todos.

    Beijos,
    Carmen Augusta

    ResponderEliminar
  3. Armindo,

    Parabéns pela postagem, de divulgação e incentivo desse Projeto, e que realmente Portugal seja uma porta para que outros países europeus também colaborem divulgando esse trabalho magnífico feito por pessoas carentes e merecem todo o nosso aplauso.

    Essas bonecas de Timor, lembram a minha infância, em que eu não podia possuir uma boneca comprada na loja e bem especial, mas a minha mãe mãe e minha irmã que é freira, Ir. Eneide, faziam pra mim e eu adorava brincar.

    Um vez ela fez um casal de bonecos, e o o boneco eu pus o nome de Roberto Carlos e o da minha irmã ela colocou de Jerry Adriany. Essas coisas são tão especiais que lembrou a minha infância e que eu adorava as minhas bonecas de pano.

    Mais uma vez parabéns por sua sensibilidade de querer contribuir par que esse projeto vá em frente.

    Um beijo!

    Mazé Silva.

    ResponderEliminar
  4. Um curto video sobre a passagem das Bonecas de Ataúro por Coimbra, no Salão Brazil, Portugal (http://salaobrazil.blogspot.com).

    Voz a estas mulheres.

    Parabéns à Margarida por fazer as filmagens deste especial momento e as ter disponibilizado na net.

    Veja por aqui: http://www.youtube.com/watch?v=ZS2TUewg0NY

    Quem sabe se no Brasil também alguém com a garra de Sara Moreira não abrirá portas para que as Bonecas tenham espaço nesse imenso país irmão!?

    Por Timor-Leste Sempre!

    ResponderEliminar