Ornella Vanoni, uma das principais vozes da música italiana, morreu na noite de sexta-feira, 21 de novembro, em Milão, Itália. A cantora milanesa (91) nasceu no dia 22 de setembro de 1934. Com quase sete décadas de carreira, é considerada uma referência da cultura italiana. A sua discografia inclui algumas relíquias do cancioneiro brasileiro.
Um de seus sucessos é “Senza Fine”, lançada pela primeira vez em 1961, que Roberto Carlos cantou na live do dia das mães no dia 10/05/2020. Essa merecia ser gravada e também ser incluída no Especial de Fim de Ano, como uma homenagem póstuma a Vanoni.
Entre as canções brasileiras gravadas por Vanoni, iremos destacar as relacionadas ao cantor e compositor Roberto Carlos, a quem ela sempre demonstrou um grande apreço.
Seu maior sucesso comercial foi “L’appuntamento”, a versão italiana da música brasileira “Sentado à Beira do Caminho”, de Erasmo e Roberto Carlos. Lançada no álbum “Appuntamento Con Ornella Vanoni”, 1970. Em 2004, a música ressurge quando foi incluída na trilha sonora do filme “Doze Homens e Outro Segredo” de Steven Soderbergh, levando a música na linda interpretação de Ornella para muito além das fronteiras da Itália.
Outras canções gravadas da discografia do Roberto incluem: “Dettagli”, B. Lauzi (“Detalhes”, Roberto e Erasmo Carlos, 1971), “Più Grande Del Mio Amor”, D. Pace (“Maior Que O Meu Amor”, Renato Barros, 1970) e “Nell’estate Del Miei Anni”, B. Lauzi (“Se Eu Partir”, Fred Jorge, 1971) do álbum “Ornella Vanoni – Dettagli” (1973); “Se Non è Per Amore”, G. Calabrese (“Por Amor”, RC/EC, 1972) do álbum “E Altre Storie” (1973); “Canzone Per Te”, Sergio Endrigo/ Sergio Bardoti, com Ornella Vanoni/Eliane Elias e Randy Brecker, do álbum “Ornella &... Duetti, Trii, Quartetti” (1986), RC compacto simples (1968); “Se Fosse Vero” A. Lamberti (“Você Não Sabe” (RC/EC, 1983) e “Naufragio”, A. Lamberti (Seu Corpo, RC/EC, 1975) do álbum “Argilla” (1997). A coletânea “Brasiliana” (1977) traz 10 canções brasileiras, incluindo outros autores.
Esta é uma pequena homenagem a Ornella Vanoni, que inspirou várias gerações de artistas.
Concluo com a frase que Ornella Vanoni escreveu em suas memórias: “Desesperada e feliz, sozinha e celebrada,furiosa e delicada”.
Selecione um vídeo
▶
Ornella Venoni - L'appuntamento (YouTube)
▶
Ornella Venoni – Dettagli (YouTube)
▶
Roberto Carlos – Senza Fine (YouTube)
*Carlos Marley,
nasceu na cidade de Fortaleza, capital do estado do Ceará – Brasil, onde reside. Formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Auditoria. Auditor Fiscal aposentado da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará. Leia Mais sobre o autor...
Obter link
Facebook
X
Pinterest
Email
Outras aplicações
Enviar um comentário
Comentários
DIGITE PELO MENOS 3 CARACTERES
Close
🍪 Este site usa cookies para melhorar a sua experiência.
✖
Tem curiosidade sobre um tema, um nome? Encontre aqui.
A música italiana perde uma de suas vozes mais icônicas
Redatora do luso-brasileiro Portal Splish Splash. VER PERFIL
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis