Poeta é destaque em evento gratuito com transmissão ao vivo da Biblioteca Nacional
Voz da poesia marginal brasileira ecoa no centro do Rio
O poeta carioca Bernardo Vilhena será o próximo convidado do programa “Memória da Poesia Brasileira”, da Fundação Biblioteca Nacional (FBN) – vinculada ao Ministério da Cultura (MinC). Vilhena será entrevistado na próxima quinta-feira (21/08), a partir das 15h, pelo também poeta e curador do projeto, Sergio Cohn. O evento será realizado no Auditório Machado de Assis, na sede da FBN, no Centro do Rio, com entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo canal da instituição no YouTube (@fundacaobibliotecanacional).
Sobre Bernardo Vilhena
Nascido em 1949 no Rio de Janeiro, Bernardo Vilhena começou a escrever poesias na década de 70. Seu primeiro texto, “Vida bandida”, foi posteriormente musicado pelo cantor e compositor Lobão, tornando-se um dos maiores sucessos da carreira do músico. Entre 1972 e o início dos anos 80, Vilhena integrou o coletivo Nuvem Cigana, composto por artistas de diferentes áreas profissionais. Inserido no contexto da “poesia marginal”, o coletivo agitou a cena cultural carioca e brasileira com a produção de publicações e eventos culturais que misturavam diversas expressões artísticas – incluindo intervenções em espaços públicos que desafiavam a repressão da ditadura militar.
Ao longo de sua trajetória, Bernardo Vilhena assinou mais de 430 canções, com parceiros como Lobão, Lulu Santos, Claudio Zoli, Cazuza e Ritchie, entre outros. Em 2015, lançou o livro “Vida bandida e outras vidas” (Azougue Editorial), no qual reuniu poemas já lançados e textos inéditos.
Memória da Poesia Brasileira
A iniciativa objetiva o registro e a divulgação gratuita da poesia brasileira contemporânea para o público em geral. A curadoria e a apresentação ficam por conta do poeta e editor Sergio Cohn – também responsável pela edição da revista Poesia Sempre, da FBN. Os eventos são divididos em duas partes: a partir das 13h, de forma privada, é realizada uma gravação do(a) poeta recitando seus textos, em registro audiovisual; às 15h, é realizado um depoimento público, com cerca de duas horas de duração, sobre a trajetória pessoal e poética do(a) autor(a).
Na primeira temporada, em 2024, o programa teve as participações de Guilherme Zarvos, Claudia Roquette-Pinto, Antônio Cícero, Salgado Maranhão, Manoel Ricardo de Lima, Afonso Henriques Neto e Viviane Mosé. A segunda temporada teve início no mês de julho de 2025, com Eucanaã Ferraz como convidado. Os vídeos estão disponíveis no canal do YouTube da FBN.
SERVIÇO:
Memória da Poesia Brasileira, com Bernardo Vilhena
Data: 21 de agosto (quinta-feira).
Horário: 15h às 17h.
Local: Auditório Machado de Assis, Biblioteca Nacional.
Endereço: Rua México, s/nº - Centro (entrada pelo jardim).
Poeta é destaque em evento gratuito com transmissão ao vivo da Biblioteca Nacional
Comentários
Enviar um comentário
🌟Copie um emoji e cole no comentário: Clique aqui para ver os emojis