"EM PESSOA”: O espetáculo que dá voz à imaginação e à superação das pessoas que sofrem com Afasia

DO TEXTO: Este espetáculo, onde a palavra se mistura com a música, tomando deixas de Fernando Pessoa, será o culminar de três meses de um trabalho semanal...
Imagens alusivas ao espetáculo "EM PESSOA", na Casa da Música, Porto.

Imaginemos que Fernando Pessoa sofria de afasia...


Evento promovido pelo Instituto Português da Afasia e pelo Serviço Educativo da Casa da Música, acontece a 27 de março, pelas 19h00, na Sala 2 da Casa da Música

No próximo dia 27 de março, a Casa da Música acolherá a apresentação final do Projeto “Em Pessoa”, integrada no Festival "Ao Alcance de todos". O Projeto promovido pelo Instituto Português da Afasia (IPA) e pelo Serviço Educativo da Casa da Música, que se uniram em 2024, terá lugar na Sala 2 da Casa da Música, pelas 19 horas. Os bilhetes já estão à venda e podem ser adquiridos aqui.
https://casadamusica.com/event/em-pessoa/?selected_session=7392

O Projeto “Em Pessoa”, com conceção artística de Sofia Teixeira, teve o seguinte mote: "Imaginemos que Fernando Pessoa sofria de afasia, um distúrbio caraterizado pela perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a palavra falada e escrita. A linguagem estrutura-nos a todos, por isso, inspirados em Pessoa, vamos desbravar palavras e mensagens, num espetáculo que mostra a importância e a felicidade de recuperarmos a comunicação perdida".  

Este espetáculo, onde a palavra se mistura com a música, tomando deixas de Fernando Pessoa, será o culminar de três meses de um trabalho semanal, realizado com uma equipa de formadoras da Casa da Música do Porto - Inês Luzio e Sofia Teixeira - em conjunto com pessoas com afasia, cuidadores, profissionais e amigos IPA. 

Paula Valente, Diretora do Instituto Português da Afasia, salienta que «o projeto usa o poder terapêutico da música com os participantes como princípio de ação, tanto em termos de reabilitação neurológica (promoção da neuroplasticidade) e socioemocional (socialização, bem-estar, humor, redução de depressão) e psicomotora (recuperação e melhoria das funções cognitivas e motoras)». A Terapeuta da Fala especifica ainda algumas das virtudes deste projeto, referindo que o mesmo «valoriza e promove as qualidades dos indivíduos, trazendo o foco para o bem-estar, em vez das dificuldades inerentes à sua condição, ou seja, procura normalizar uma questão fundamental na afasia: enquanto o ato de pronunciar palavras após um AVC pode ser frustrante, cantar é, em vez disso, uma maneira poderosa para a pessoa continuar a expressar-se em palavras, sem dificuldades e com prazer. Acredito que motiva e energiza o participante para persistir com resistência aos desafios do dia a dia e da reabilitação». 

Jorge Prendas, Coordenador do Serviço Educativo da Casa da Música, destaca que «o palco é o verdadeiro espaço para inclusão, porque ali toda a gente é artista, independentemente de sua condição física, intelectual ou características sociais».  
 
E SE DEIXASSE DE CONSEGUIR FALAR? DE COMUNICAR COM OS OUTROS? 

AJUDE A DAR VOZ ÀS PESSOAS COM AFASIA! CONSIGNE 0,5% DO SEU IRS

O Instituto Português da Afasia, a única ONG em Portugal dedicada a ajudar a população com afasia, uma perturbação de comunicação que rouba as palavras a mais de 40 mil portugueses, lançou uma campanha especial que pretende convidar a comunidade a doar 0,5% do IRS, sem custos associados, e a apoiar os portugueses e famílias que são acompanhados pela Associação. 

Com o mote “Ao Consignar Vai Dar Que Falar”, a Associação fundada em 2016, para além de apelar à solidariedade da sociedade, pretende acima de tudo sensibilizar e consciencializar para a afasia, uma perturbação da comunicação que pode afetar qualquer um de nós, tal como o ator Bruce Willis, que recentemente veio dar “visibilidade” à condição, uma vez que o diagnóstico da afasia o levou a parar de atuar.  
 
A pessoa com afasia poderá ter dificuldade em expressar-se quando fala, em compreender o que outros dizem e/ou em ler e escrever. A afasia poderá ainda dificultar a capacidade da pessoa para compreender e/ou usar os gestos, mímica e/ou desenho. Contudo, a afasia não afeta a inteligência. A afasia mascara as competências de quem a apresenta, e afeta o seu funcionamento em todos os relacionamentos, papéis e atividades da vida, influenciando assim a sua inclusão e conexão social, o acesso a informações e serviços, a igualdade de direitos e o seu bem-estar na família, na comunidade e na cultura. A principal causa da afasia é o AVC sendo que 20% a 40% dos AVCs resultam em afasia aguda. No entanto, outras causas possíveis são: tumores cerebrais, traumatismos crânioencefálicos (TCE), infeções ou outras lesões cerebrais. Nos casos em que a afasia surge devido a uma doença degenerativa estamos perante outro tipo de afasia, a Afasia Progressiva Primária (APP). A APP é uma perturbação da linguagem que provém de patologias neurológicas que apresentam uma degeneração maioritariamente focada nos sistemas cerebrais que controlam a linguagem. Com a evolução (tempo) e a progressão das áreas afetadas (degeneração), são afetadas outras áreas cognitivas para além da linguagem. Nesse momento, estamos perante um processo demencial. 

A afasia é uma perturbação que tem um impacto brutal na vida social das pessoas, afetando a participação e a qualidade de vida da pessoa com afasia e a qualidade das suas relações com familiares e amigos, sendo que esta condição poderá levar ao isolamento social, solidão e perda da autonomia. 


Este ano os cidadãos já podem consignar 0,5% do seu IRS ao Instituto Português da Afasia, de forma completamente gratuita, e ajudar o IPA na sua missão: melhorar a qualidade de vida das pessoas com afasia e devolver a esperança. As receitas angariadas anualmente com a consignação do IRS permitem ao IPA disponibilizar bolsas e apoio a quem mais precisa. 

Ao preencher a declaração de IRS, o contribuinte terá de introduzir o NIF da 513 862 072, no quadro 11, do Modelo 3 e assinalar a opção “Instituições Particulares de Solidariedade Social”. A entrega das declarações de IRS decorre até dia 30 de junho, mas os contribuintes poderão fazê-lo antecipadamente. 

A consignação antecipada deverá ser realizada até ao dia 31 de março, antes do início da entrega da declaração de rendimentos (Modelo 3) ou do IRS Automático. Assim, quando chegar a época declarativa, o contribuinte apenas tem de confirmar a sua opção. Basta iniciar sessão no Portal das Finanças, aceder a “Comunicar entidade a consignar IRS/IVA” e na secção “Dados da Entidade”, clicar na lupa para escolher a entidade à qual pretende consignar o seu IRS: Associação IPAFASIA (NIF 513 862 072). 

A consignação do IRS permite doar ao Instituto, uma parte do imposto que iria reverter a favor do Estado, não tendo qualquer custo para o contribuinte. Através da consignação do IRS, poderá atribuir 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado, depois de descontadas as deduções) ao Instituto Português da Afasia. Assim, em vez do IRS ser entregue na totalidade ao Estado, uma parte é encaminhada pelo próprio Estado para a causa que o contribuinte selecionar.  

INSTITUTO PORTUGUÊS DA AFASIA

O Instituto Português da Afasia (IPA) é uma organização sem fins lucrativos fundada em 2016, que desenvolve soluções de integração social para pessoas que adquirem afasia. Tem como missão a melhoria da qualidade de vida das pessoas com afasia e dos seus familiares, e para tal intervém junto de três públicos-alvo: pessoa com afasia; familiares e amigos; sociedade. 

O IPA trouxe para Portugal abordagens terapêuticas inovadoras que permitem minimizar o impacto psicossocial da afasia, trazendo a pessoa com afasia para o centro da tomada de decisões e na construção das soluções.  

Tem desenvolvido diferentes tipos de respostas terapêuticas e sociais de forma a abranger todo o território nacional e conseguir apoiar, inclusivamente, pessoas que estão fora do país e que procuram ajuda. Além da intervenção presencial, realizada nas suas instalações, em Matosinhos, é realizada teleterapia, organizado um “Dia intensivo” (um dia inteiro de terapias em equipa preparado especificamente para uma pessoa com afasia e seus acompanhantes) e dispõe ainda de uma linha telefónica de apoio especializado, para todo o país.  

Consulte os serviços disponibilizados pelo IPA aqui.   

Instituto Português da Afasia


POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários