Entenda as causas do ciúme excessivo e aprenda a controlá-lo para melhorar seus relacionamentos

DO TEXTO: O ciúme deixa de ser apenas um sentimento esporádico para se tornar uma obsessão constante.
Casal namorando e outro homem chegando.


O ciúme é um sentimento próprio do ser humano, mas...



user-image


Atitudes como o sentimento de posse e o excesso de ciúmes, são decorrentes de uma insegurança profunda, normalmente originada nos relacionamentos familiares durante a infância.

O ciúme é um sentimento próprio do ser humano, mas passa a ser um problema a partir do momento em que deixa de ser apenas um sentimento esporádico para se tornar uma obsessão constante.

A insegurança, por sua vez, gera a desconfiança: a pessoa passa a suspeitar de traição e a enxergar fatos corriqueiros da relação como grandes problemas. Mas o que fazer para lidar com esses sentimentos?
 
Cuide da autoestima

Você precisa aprender a se amar para depois ser amada por outras pessoas. Elabore uma lista com as suas principais qualidades e cole em algum lugar visível – pode ser o espelho ou a parede em frente ao computador, a ideia é vê-la muitas vezes ao dia para se lembrar do que é muito bom em você.
Todo mundo tem defeitos, mesmo pessoas de sucesso, lindas e simpáticas. O truque é aprender a conviver com eles, tentando melhorá-los quando possível. Nada supera o bom-humor – e seus efeitos em longo prazo são maravilhosos para a autoestima.
 
Releve

É preciso deixar claro: seres humanos olham para o que chama a atenção. Não há nada de extraordinário em admirar o que é obviamente bonito. Esteja mais interessada no respeito propriamente dito. Não estamos dizendo que você deve ou não deve perdoar traições concretas, porque isso é uma questão pessoal. Mas não faça um escândalo do nada. Saiba diferenciar o que é falta de respeito e o que é simplesmente uma condição humana do olhar.
 
Controle

Se acontecer – vai acontecer – de notar que uma situação x não se tratou de falta de respeito, mas, ainda assim, sentir vontade de iniciar uma discussão, conte até mil – ou dez mil. Cante uma música mentalmente, lixe as unhas, leia um livro, qualquer coisa. Exercite o autocontrole. É difícil, mas com o tempo você vai notar que está se tornando uma pessoa mais tranquila e menos ansiosa, o que é benéfico, principalmente, para sua própria saúde.
 
Ajuda profissional

Mesmo depois de tentar os passos anteriores, você perceber que não conseguiu avançar, sempre é válido buscar a ajuda de um bom terapeuta. Alguns traumas e carências estão tão estigmatizados na mente que fica difícil livrar-se deles sozinha. Um psicólogo ou psicoterapeuta pode te ajudar a enxergar melhor as causas da sua insegurança e a encontrar a melhor forma de lidar com ela.

Roberto Carlos - Ciúme de Você (Áudio Oficial)


*Samantha di Khal, Psicóloga, radialista e empresária, é gaúcha, mas reside em São Paulo. Mais de 18 anos de experiência em grandes rádios e TV brasileiras. Atualmente é colunista do portal Band.com. Leia Mais sobre a autora...

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários