Dicas de Ferramentas Úteis do Mundo da Internet

DO TEXTO: Ferramentas de acesso online, mas outras poderão ser aplicações ou programas para instalar no computador ou em dispositivos móveis
Nuvem de palavras baseadas nas dicas do tutorial.



Músicas, Vídeos, Filmes, Imagens, Fotomontagens, IA, Conversores, Aplicações, Programas, Editores, Caricaturas, Testes, Ferramentas web

 
 

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: 24-06-2023
15 - Editor de Vídeos
47 - Compressores Online



Por: Armindo Guimarães


Quem diariamente utiliza um blogue, sabe dos imensos recursos que são necessários para o manter sempre atual, prático e interativo. Daí que num blogue sem fins lucrativos e como tal não obtendo nenhuma receita monetária ou de qualquer outra espécie, nele participando pessoas que por pura carolice tentam divulgar diariamente notícias de âmbito generalista, em especial as de âmbito cultural e lúdico, é natural que como nada ganhamos, também tudo façamos para que nada gastemos, valendo-nos dos anos de experiência na blogosfera com o recurso a ferramentas gratuitas que nos permitam acompanhar as constantes transformações tecnológicas a fim de fazermos mais e melhor pelo blogue, que o mesmo é dizer por quem nos lê.

Assim sendo, são essas ferramentas que vamos recolhendo, que decidimos partilhar com os nossos estimados leitores, na esperança que, pelo menos umas quantas, possam ser de alguma utilidade.

A maior parte são ferramentas de acesso online, mas outras poderão ser aplicações ou programas para instalar no computador ou em dispositivos móveis, porém, todas na modalidade gratuita, podendo algumas requerer o registo através de nome e endereço de e-mail. Neste caso, aconselhamos o uso de e-mail secundário ou temporário de que damos dicas neste artigo.

Entretanto, devido às constantes alterações operadas na web, é possível que algumas dicas aqui referidas vejam modificadas a qualquer momento as suas normas de acesso ou até as suas cessações definitivas. Em compensação, outras novas surgem que sempre que possível anunciaremos.

Como já referimos, todas as nossas dicas são de modalidade grátis. Por isso sem qualquer condição a não ser, em alguns casos, o registo no site. Por isso, se algum caso referir a condição "Grátis" e depois se verificar que o acesso só pode ser feito mediante a aceitação do pagamento de determinada quantia, agradecemos que o estimado leitor nos informe a fim de, neste artigo, darmos baixa do site ou procedermos à respetiva atualização.

Uma sugestão: Nunca se sabe se você, a qualquer momento irá precisar de utilizar umas destas dicas. Por isso, uma boa ideia é colocar o link deste artigo nos seus Favoritos. Depois não diga que não avisamos!


Dicas de A a Z





💢💢💢


E-Mail Temporário Descartável

 
O uso de um e-mail temporário ou descartável, que se autodestrói após um certo tempo, é bastante útil quando visitamos um site que nos pede um endereço de e-mail para onde nos possa enviar uma mensagem de confirmação e não queremos fornecer o nosso para evitarmos preocupações com spam, propagandas no e-mail, hackers e outros. Deste modo, fornecemos o nosso e-mail descartável, ao qual nos dirigimos para confirmar o e-mail recebido e assunto arrumado. 
 
- Email Fake
- Mailnesia
- Temp Mail
- Invertexto
- Mohmal

Remover Fundos E Objetos De Imagens

Imagine uma foto de férias em que você até tem ares de artista de cinema, mas o fundo da foto deixa muito a desejar. Problema resolvido. Coloque a foto num dos sites aqui indicados e como num passe de magia o fundo é automaticamente retirado e em substituição pode colocar o fundo que quiser. Mais ainda: alguns daqueles sites permitem ainda que você, de uma penada, elimine qualquer objeto ou pessoa da foto, sem ficar marca alguma. Divirta-se!
- Remove Image
- Baseline
- Hedbeg
- Clipping Magic

Músicas Isentas De Direitos Autorais

Já ninguém tem necessidade de recorrer indevidamente a músicas com direitos autorais para as criações, por exemplo, de vídeos, que requerem músicas de fundo. Apresentamos aqui algumas soluções:
- Unminus
Todas as músicas publicadas no Unminus podem ser usadas gratuitamente para fins comerciais e não comerciais, sem necessidade de pedir permissão ao criador ou ao Unminus. O crédito não é obrigatório, mas é apreciado pois permite que os artistas ganhem exposição. Basta tentar criar algo novo e incorporar a música no seu próprio trabalho como Vídeos, Podcasts, Apps, Intros, Backgroundmusic, Soundtracks... Apenas não é permitido vender as músicas ou criar outro “Unminus” com tais músicas.
- Youtube Music
Onde o difícil é não encontrar a música que queremos!
- Youtube Studio
Músicas para todos os gostos! Expanda o menu clicando nos 3 traços horizontais que se encontram no topo, no lado esquerdo e junto ao logótipo do Youtube.
2 - Com o menu expandido, utilize o botão de rolagem para encontrar o item "Biblioteca de áudio".
3 - Uma vez na Biblioteca de áudio, poderá ver uma série de músicas distribuídas por Título da faixa, Género, Estado de espírito, Artista, Duração, Tipo de licença e data em que a música deu entrada na biblioteca.
4 - Isso significa que podemos escolher a música por tais elementos. Para tal, só temos que, clicar nos 3 traços ao lado de "Pesquise ou filtre a biblioteca".
5 - Na janela pop-up que aparece, constam as opções acima referidas, bem como a opção "Pesquisa".
6 - A título de exemplo, imaginando que apenas queremos ouvir músicas rock, com atribuição não obrigatória, ou seja, músicas que não é necessário indicarmos a fonte, clicamos em Género, selecionamos "Rock" e depois clicamos em Aplicar. De seguida, clicamos em "Atribuição não obrigatória".
7 - Podemos agora verificar que o painel das músicas só tem selecionadas músicas rock de atribuição não obrigatória, sendo que para além daquelas 2 opções ainda podemos selecionar outras.
8 - Após clicarmos no player para ouvirmos a música, automaticamente surge no fim da linha a palavra TRANSFERIR que clicamos no caso de querermos guardar a música em mp3.

Escrever À Maquina Numa De Dactilógrafo

Alguma vez utilizou uma máquina de escrever? Se sim, que tal matar saudades, dactilografando como antigamente, ouvindo o som característico do bater das teclas e do tabulador ao carregar no Enter? Se nunca experimentou escrever à máquina, tem agora uma grande oportunidade! Se já experimentou ao vivo e tem saudades, aproveite e relembre. Ouça o som das teclas à medida que vai dactilografando. Se você escrever muito e o papel chegar ao fim saindo da máquina, volte a colocá-lo no carreto, desta vez utilizando o verso da folha pois não podemos desperdiçar papel, assim, sem mais nem menos.
- Typewrite Something

Máquina De Colagem De Fotos

Coloque várias fotos numa só, com planos de fundo, textos, adesivos, rabiscos e muito mais!
- Photo Joiner

Programa Para Filmes - Selecione, Analise, Apresente E Arquive Os Seus Filmes

Com este programa gratuito, é possível, não só capturar esta ou aquela imagem de um vídeo, mas também, inseri-las numa única imagem. Além disso, as definições do programa permitem que personalizemos a qualidade das fotos e outros detalhes.
- Movie Print

Transformar Imagens E Fotos Em Obras De Arte

Lápis de desenho, Estruturalismo, Desenho animado, Abstracionismo, Arte a tinta, Impressionismo, Picasso, Esboço, Aquarela, Pastel e dezenas de outros estilos podem ser aplicados a imagens e fotos que em breves segundos se transformarão eu autênticas obras de arte.
- Goart Fotor

Canções De Baleias

Pattern Radio
Use IA para explorar milhares de horas de canções de baleias jubarte e fazer as suas próprias descobertas.

Editor De Imagens

- Iloveimg
Todas as ferramentas necessárias para editar imagens em lote. O site promete que será grátis para sempre e ainda bem pois é espetacular! Simples e fácil de utilizar. 
- Photo Filters
Filtros de fotos on-line gratuitos e editor de efeitos de imagem. Aplique filtros e efeitos bonitos às suas próprias fotos e imagens. 
1 - Entre no site. 
2 - No topo, clique em "Arquivo" e depois em "Abrir", adicionando uma imagem do seu computador. 
3 - No topo, clique em Básico, Filtros, Efeitos e Distorções e verifique que em todos eles dispõe de uma panóplia de efeitos bem fixes/legais que pode aplicar à sua foto ou imagem, sendo que pode sempre voltar atrás clicando no ícone curvo que se encontra no topo, do lado direito, e recomeçar.
4 - Para Guardar a imagem vá novamente a "Arquivo" e clique em "Guardar como...".
-  AVS Photo Editor
Dê mais estilo às suas fotos com o Free AVS Photo Editor, Melhore o brilho, remova olhos vermelhos. Gire, corte fotos sem perda de qualidade. Brinque com cores, sombras e matizes para mudar completamente o estilo da imagem. Aplique modelos pré-fabricados para fazer com que suas fotos pareçam fotografias antigas e desbotadas.
- Icecream Photo Editor
Editor de imagens gratuito e gerenciador de fotos para Windows. Edite as suas fotos como um profissional: adicione texto e imagens, corte e redimensione, adicione filtros, crie colagens e muito mais com facilidade.
- PIXLR - Aplicação para PC
O conhecido Pixlr tem agora o Pixlr Suite, uma aplicação para computador com as necessidades e recursos avançados de design gráfico de edição de fotos mais comuns. Tudo, desde remover fundos com AI integrada, até retocar fotos, criar designs, conteúdo animado e colagens. O Pixlr vem com uma biblioteca grande e sempre atualizada de modelos pré-fabricados profissionalmente. Importante para posts de mídia social, designs de logótipo, anúncios e miniaturas do YouTube e muito mais.
- OIE 
Trata-se de um editor de imagens simples, mas bastante prático e eficaz. É, também, de grande utilidade quando rapidamente pretendemos remover apenas uma parte do fundo de uma foto, pormenor que é raro, raríssimo, encontrar. Só por isso é digno de constar nos Favoritos de qualquer browser.
- Editor Photo Demon 9.0
Trata-se de um programa gratuito que não requer instalação e é compatível com o Photoshop no que se refere aos ficheiros de imagens e plugins que podem ser usados neste programa. Apenas temos que extrair o conteúdo do ficheiro e executar o "PhotoDaemon", sendo que no menu "Effects" existe a opção de usar e adicionar plugins do Photoshop que podemos encontrar em alguns sites, como por exemplo, este: https://fixthephoto.com/free-photoshop-plugins.html Muito bom!
- Edição online gratuita do Photoshop
O FreePhotoTool.com é a melhor alternativa online gratuita ao Photoshop. Você pode abrir e editar PSD, XCP, Sketch (Photoshop, GIMP e Sketch) ou qualquer outro arquivo de imagem e experimentar a melhor ferramenta de edição de fotos gratuitamente. Muito fixe/legal.

Imagens Ampliar Online

A Inteligência Artificial para aumentar e aperfeiçoar imagens sem perda de qualidade, melhorando as cores e a resolução. Excelente!
- Photo Enlarger
- Image Resizer
- Image Enlarger
- Sticker Mule/Upscale
- Waifu2x

Imagens Cortar Online

Corte e modifique qualquer imagem no tamanho que desejar, com muita facilidade e rapidez. Muito bom!
- Iloveimg

Imagens Melhorar Resolução

Imagens desfocadas ou com pouca resolução, ficam nítidas em segundos.
- Pic Wish
Cutou.pro

Banco De Dados De Filmes

Um útil programa gratuito que permite guardar todos os nossos filmes ou séries, organizando-os como desejarmos e sabermos, por exemplo, que filmes já vimos ou que nos falta ver, sendo que podemos importar imagens e links para os respetivos vídeos de apresentação. Muito completo!
- Eric's Movie DataBase

Regressar Ao Passado

O Internet Archive é uma biblioteca on-line sem fins lucrativos com milhões de livros, filmes, software, músicas, sites gratuitos e muito mais. Imagine que gostava de rever páginas de um site que há muito foi removido, é bem possível que o Internet Archive tenha ficado com algumas páginas de tal site, podendo revê-las como se o site tivesse renascido. O mesmo se diga relativamente a outras situações, como Livros, Música, Arte, Televisão, Rádio, Cinema, Magazines, Videogames, CD, Discos de Vinil e muito, muito mais. Tanto que quem visita o Internet Archive visitando o passado, arrisca-se a ficar por lá o tempo todo esquecido de voltar ao presente. Depois não diga que não avisamos!
- Internet Archive

Cante Em Dueto Com Freddie Mercury

Neste site é possível acompanharmos o malogrado Freeddie Mercury, nestes 4 conhecidos sucessos: Don’t Stop Me Now, We Are The Champions, Bohemian Rhapsody, Somebody To Love.
Para tal, apenas é necessário escolher a música e usar o microfone do computador, após o que terá à sua disposição a letra do tema escolhido, podendo, assim, acompanhar o saudoso Freddie.
Os seus vocais permanecem privados, a menos que você opte por os partilhar.
- Freddie Meter

Editor Gráfico

 - DrawPad Graphic Design Software
DrawPad é um programa de composição e manipulação de imagens fácil de usar e uma ferramenta essencial para todos os tipos de projetos de design gráfico. Faça esboços e pinturas no seu computador. Crie logótipos, banners ou outdoors. Desenhe diagramas, ícones e outros gráficos da web. E muito mais! Existem 2 versões do programa. A versão paga e a versão grátis que é bastante completa.

Remover A Voz Das Músicas Ou Vice-Versa

Agora pode, finalmente, extrair a voz daquela música, substituindo-a pela sua num karaoke perfeito. Submeta a música e remova a voz deixando apenas a melodia que pode guardar nos formatos mp3 ou Wav. O efeito contrário, extrair o fundo musical deixando apenas a voz, também é possível. Bons karaokes!
- Acapella
- La.La.Ai
- Vocali.se
- Stem Roller

O Mundo Visto Através De Janelas Espalhadas Pelo Mundo

Webcams espalhadas elo mundo e estrategicamente colocadas no interior de casas, sempre junto a uma janela, proporcionam, em tempo real, a visão de excelentes lugares e paisagens. Interessante passar de janela em janela apreciando panoramas diferentes, sempre em tempo real, como se nós próprios estivéssemos à janela.
- Window Swap

Imagens Colorir E Retocar 

Graças ao avanço da IA (Inteligência Artificial), aquelas antigas fotos a preto-e-branco já podem ver as cores do dia. Por outro lado, as coloridas mas desbotadas, ficam como novas. Maravilha!
- Hugging Face
- Colourise
- VertexShare
- My Heritage

Zombie - Já Se Imaginou Na Pele De Um?

Coloque a sua foto no Make me a Zombie e em segundos será transformado num zombie.
- Make me a Zombie

Imagens Criar Perspetiva

Torne mais profissional a sua imagem, foto ou captura de tela, girando, adicionando sombra e muito mais. Muito bom!
- Limus

Crie Toques Para Dispositivos Móveis E Recorte Músicas Online

Neste cortador de MP3 online gratuito, você pode cortar, misturar e dividir os seus arquivos de áudio diretamente no navegador, além de outros efeitos úteis. Não há necessidade de instalar outro software ou fazer upload de arquivos de áudio para o servidor.
- Bear Audio

Misturar Música Como Um Dj Profissional

Utilizando músicas suas ou as muitas disponíveis nos sites que neste artigo partilhamos, qualquer um pode bancar uma de DJ. Divirta-se!
- Youtube DJ
- You DJ

Dê Vida Ao Rosto Das Suas Fotos

Coloque uma foto com o rosto em destaque e em segundos o rosto terá vida. Surpreendente!
- My Heritage

Pesquisar Em Qualquer Site

Já lhe aconteceu visitar um site e querer pesquisar algo e não poder pelo facto do site não ter a janela de pesquisa? Pois bem, quando tal lhe acontecer, um simples clique na tecla "Ctrl" +  "F", resolve o problema pois aparece uma janela na qual só precisa de escrever o termo que procura, dando enter.

Leia Melhor O Texto De Qualquer Site

Pesquisas efetuadas permitiram apurar que 83,9% das homepages em todo o mundo possuem texto de baixo contraste, o que significa que não é difícil depararmos com sites cujos textos gostaríamos de ler, mas que somos obrigados a desistir pelos motivos acima referidos. Para ultrapassarmos o problema, podemos carregar gratuitamente a extensão FixA11y, disponível para todos (ou quase todos) os navegadores, após o que podemos ajustar o contraste de qualquer site visitado. App disponível para vários navegadores.
- Fix Contrast

PDF Danificado - O Que Fazer?

Se você receber as mensagens de erro "arquivo danificado" ou "este é um PDF corrompido" ao abrir um arquivo PDF com o programa leitor de PDF, isso significa que esse arquivo PDF está corrompido e não pode ser aberto. O Corrupt PDF Viewer é um pequeno utilitário que permite aos usuários abrir e visualizar arquivos PDF danificados no Windows instantaneamente. Aceda ao site acima e carregue a ferramenta gratuitamente. Útil!
- PDF Fixer

Biblioteca Digital Mundial - Livros Gratuitos

Quer seja para ler, quer seja para simples consulta, a Biblioteca Digital Mundial possui livros de todo o mundo e em todas as línguas. Podemos pesquisar por títulos, por autor, por idioma, por país e carregar gratuitamente os livros em PDF.
- Livrary of Congress

Relatório De Transparência De Sites

Muitas vezes ficamos na dúvida se podemos ou não entrar em determinado site, sem risco de vírus. Através do Google Relatório de Transparência de Sites, ao colocarmos o URL do site em dúvida, logo recebemos a informação se o mesmo é ou não seguro. Muito útil!
- Google Relatório de Transparência

Imagens Grátis De Qualidade Que Normalmente Seriam Vendidas

O FreeImages possui milhões de fotos, ilustrações, gráficos vetoriais, clipart, ícones e arquivos do Photoshop que você pode baixar gratuitamente. Trata-se de uma comunidade de criadores que compartilham as suas fotografias para pessoas de todo o mundo usarem e darem vida. Encontre e carregue recursos gráficos gratuitamente, para uso pessoal ou comercial, sem necessidade de atribuição. 5 estrelas!
- Free Images

Conversores Disto E Daquilo

Se é para converter, está no sítio certo. Os conversores são tantos que nem dá para os nomear. Incrível!
- XConvert

Google Docs - Modelos Profissionais Gratuitos E Personalizáveis

Uma infinidade de modelos editáveis está à nossa disposição em dezenas de temas, tais como, jornais. boletins informativos. Menus de restaurante. Brochuras, Agendas, Certificados de premiação, Livretos, Livros, Orçamentos, Cartões de negócios, Planos de negócios, Propostas comerciais, Calendários, Catálogo, Certificados, Currículos, Folhetos, Desenhos Google, Apostilas, Cabeçalhos, Convites, Faturas, Itinerário, Diários, Etiquetas, Papel timbrado, Listas, Álbuns de fotografias, Portfólio, Postais, Comunicados de imprensa, Receitas e muito, muito mais. Maravilha!
Goo Docs

Vídeos Gratuitos Livres De Direitos Autorais E De Atribuição

Dronestock é o recurso online para imagens de vídeo gratuitas capturadas por um drone (ou UAV, como costumam ser chamados). Se está à procura de imagens gratuitas de drones, está no lugar certo. Neste site pode pesquisar e carregar vídeos gratuitos de drones instantaneamente, online, 24 horas por dia. Navegue pelos milhares de videoclipes e carregue quantos quiser, absolutamente grátis para usar nos seus projetos pessoais e/ou comerciais, através da licença CC0 https://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/deed.pt que o mesmo é dizer, livres de direitos autorais e de atribuição.
NOTA: A escolha de um vídeo faz-se através dos botões temáticos que existem na página inicial do site e na base da lateral onde se lê "Descubra vídeos". Outras opções, como a janela de pesquisa no topo do site, levam a imagens e vídeos de outra empresa cujas condições são diferentes. Muito bom!
- Drone Stock

Editor De Vídeos

A Internet está sempre em constante evolução. De tal forma que o que antes só podíamos executar através de um programa, agora é bem possível que o possamos executar online com a mesma eficácia e qualidade. Tal como vem acontecendo com as imagens, também com os vídeos podemos obter online ferramentas de edição, desde a remoção ou adição de áudio, recorte, conversão e outros. É o caso destes sites:

- Video Candy
Combine vídeos e fotos, adicione transições, apare e recorte vídeos e muito mais.
- Veed.io
Poderoso Editor de Vídeo Online - Conjunto Profissional Tudo-em-Um. Edição de vídeo rápida e poderosa - adicione legendas, transcreva áudio e muito mais!

Conversor Online De Vídeos

Site com várias ferramentas que permitem a conversão gratuita de todos os formatos de vídeo. Muito bom!
- Safe Video Converter

Logos Para Camisetes, Convites, Programas E Muito Mais

O site comercializa impressões, mas se apenas pretendermos usar o site para criar e editar uma série de possibilidades, podemos fazê-lo gratuitamente. Muito bom!
- Stocker Mule

Editor De Som

- Audacity
Tratase do famoso Audacity, um aplicativo gratuito da Microsoft Store, para o Windows 10 e superiores. Cuidado com as imitações! Use um dos dois links acima. 5 estrelas!
- AudioAlter
Uma coleção de ferramentas da Web fáceis de usar para todos os seus arquivos de áudio. Um autêntico canivete suíço muito completo e prático!

Transformar Texto Em Arte

É mesmo como diz o título desta dica. Escreva um texto e logo a seguir a IA cria 4 espetaculares fotos artísticas baseadas no texto. Por exemplo, escreva o nome da sua cidade ou do seu país e veja o resultado. O futuro aqui tão perto!
- Lexica
- OpenAI-Dall.E2

Efeitos Sonoros A Dar C'um Pau

Nestes sites é possível obtermos gratuitamente uma infinidade de sons, desde impactos, golpes, tiros, ruídos, sons metálicos e muito, muito mais.
- Free Sound
- Fifty Sounds
- Pixabay Sound Effects
- Media College
- Get Sounds

Em Inglês Como Pronunciar Esta Ou Aquela Palavra

Mesmo para quem domina o inglês falado, por vezes tem dúvida sobre como se pronuncia esta ou aquela palavra. No dicionário de áudio on-line gratuito de pronúncia, definição e tradução em inglês, só temos que escrever a palavra em dúvida e logo podemos ouvir num áudio a palavra pronunciada em inglês.
- Howjsay

Ferramentas Da Web

Este site possui diversas ferramentas de Vídeo, de Áudio, de PDF, além de Conversores e Extrator de Arquivos. O acesso é online e está disponível também em extensão para Firefox e Chrome. Muito completo
- 123APPS

Fotos Artísticas Para Perfil - Criador

É só colocar a sua foto e logo ela se transforma em fantásticas e artísticas fotos de perfil. O difícil vai ser escolher a melhor.
- Newprofilepic

Converter Páginas De Sites Em PDF

Gratuito, online e sem limites! Coloque o URL da página ou do post e em segundos a conversão para PDF aparece.
- PDF24 Tools

Blogue, Site Ou Página Da Web - Obter Informações

Na pesquisa de qualquer browser, escreva Site: seguido do nome do blogue, site ou página.
Por exemplo: site:seguido do URL do site.

Desempenho De Um Site - Verificar

Realização de vários testes e análise de uma página web para verificar o seu desempenho, apontando todos os fatores que a ameaçam e fazem com que a página demore mais tempo a carregar pelo navegador.
- GTmetrix

Blogues do Blogger - Ajuda

Se você gostava de ter um blogue pessoal totalmente gratuito sobre qualquer tema, mas não sabe como começar; Se você já tem um blogue, sabe que não raro surgem certos problemas ou dúvidas sobre isto e aquilo. Pois bem, sabendo de tudo isso, o Google dispõe da Comunidade de Ajuda do Blogger constituídas por uma equipa de especialistas que a qualquer momento estão sempre prontos a ajudá-lo a ultrapassar as suas dúvidas, os seus problemas.
Ajuda do Blogger - Google Support

Compressores Online

- Gif Compressor
Compacte e otimize GIFs para suas campanhas de mídia social

- Mp4 Compressor
Reduza o tamanho do arquivo do seu vídeo sem perder a qualidade. Compressor de MP4 on-line.

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários