Christina Vantzou & John Also Bennet no Salão Brazil em Junho

DO TEXTO: No concerto que o Salão Brazil irá receber será possível percepcionar o trabalho individual de Christina Vantzou e John Also Bennett assim como o...
Cartaz alusivo ao espectáculo de CV & JAB e imagens do Salão Brasil.




CV & JAB compõem auras musicais ambientais que reconfiguram a tridimensionalidade que nos rodeia



No próximo dia 6 de Junho, às 21h30, o Salão Brazil recebe, pela primeira vez, a colaboração entre Christina Vantzou e John Also Bennett.

O primeiro álbum do duo, Thoughts of a Dot as it Travels a Surface (Shelter Press, 2018), foi a banda sonora de um desenho panorâmico de parede de Zin Taylor, e mapeou musicalmente, de forma serena e inventiva, um trabalho visual site-specific. O segundo álbum, Landscape Architecture (Editions Basilic, 2020), colocou os músicos a funcionar em perfeita compreensão e complementaridade em vários cenários visuais e espaciais, permitindo que a sua música pintasse cores ou linhas na atmosfera, ou preenchesse vazios e produzisse estruturas de uma intensa psicofisicalidade. Utilizando instrumentação acústica e uma extensa genealogia sonora, CV & JAB compõem auras musicais ambientais que reconfiguram a tridimensionalidade que nos rodeia, criando conforto para nos ligar emocionalmente.

No concerto que o Salão Brazil irá receber será possível percepcionar o trabalho individual de Christina Vantzou e John Also Bennett assim como o seu trabalho em conjunto. 

Para além da data no Salão Brazil, a dupla irá actuar no dia 3 de Junho às 22h, na Escola do Largo, em Lisboa, tendo na primeira parte o artista Nuno Morão, numa produção da Nariz Entupido. No dia 4 de Junho, às 18h, será a vez do Porto receber a dupla, na loja Matéria Prima. 

Imagem de player de música para clicar e ouvir.

Christina Vantzou é uma compositora baseada em Bruxelas que lida com a expansão do tempo, atmosferas e harmonias através da electrónica e de instrumentos acústicos. Os seus lançamentos incluem cinco álbuns a solo numerados de música clássica-ambiente na editora americana Kranky, o LP Multi-Natural de 2020; uma incursão na electrónica abstracta e gravação de campo lançada pela editora belga Edições CN, dois álbuns com John Also Bennett como CV & JAB, e muitos outros trabalhos a solo e em colaboração. No seu último trabalho, Vantzou concentra-se na criação de espaços cerimoniais e afectivos onde a voz, os sintetizadores, o piano e a electrónica se estendem vaporosamente das profundezas, brilham no sonho e emergem à luz do dia.

John Also Bennett é um compositor e multi-instrumentista americano, proveniente de Brooklyn-Nova Iorque, que cria música que pode ser descrita como atmosférica, avant-garde ou minimalista. O álbum de estreia a solo Erg Herbe, onde utilizou flautas, síntese microtonal e gravações de campo, foi lançado pela Shelter Press em 2019. O seu mais recente trabalho a solo, Out there in the middle of nowhere, adiciona uma guitarra lap steel afinada à medida e é o resultado de um ano de viagem, usando ingredientes simples para se envolver com espaços vazios, tempo e ressonância numa escala glacial para iluminar uma complexidade e magia inerentes ao nada aparente. Colaborou com inúmeros músicos, artistas e compositores, incluindo Jon Gibson, Christina Vantzou, Jefre-Cantu Ledesma, Pauline Anna Strom, Zin Taylor, Peter Burr e FORMA, entre muitos outros.
Actuou em festivais como - Big Ears, Moogfest, Ambient Church (Nova Iorque), MODE (Londres), Meakusma (Bélgica), Jue (China), The World Minimal Music Festival (Amsterdão) e Summer Nostos (Grécia). Desenvolve o seu trabalho como compositor para filme e filmes de animação, tendo sido apresentados em festivais com o Sundance Film Festival, International Film Festival Rotterdam, 25FPS International Experimental Film/Video Festival, London International Animation Festival, assim como na televisão no Cartoon Network e ESPTV.

NOTA
O bilhete custa 10 euros.
O bilhete está à venda na bilheteira online BOL e nas lojas: A Camponeza; Coolaboola Colab; Gang of Four e Lucky Lux, situadas na Baixa de Coimbra.


SALÃO AZUL na web

POSTS RELACIONADOS:
Enviar um comentário

Comentários